100 perguntas para se fazer ao criar uma buyer persona

Guilherme Faria

Uma das etapas inicias de uma estratégia de inbound marketing é a definição da buyer persona. Afinal, você precisa saber qual o aluno ideal para sua instituição de ensino e como se comunicar com os candidatos que têm as características que definem seu público.

Imagine que você foi convidado a um aniversário de um primo distante que você não vê há muito tempo. Você sabe a idade dele, com o que ele trabalha, mas não muito mais que isso.

Com apenas essas informações, como você vai comprar o presente ideal para essa pessoa?

Podemos fazer uma analogia dessa situação com a elaboração da estratégia de marketing para uma faculdade.

Ao criar sua campanha, se você só possui um conhecimento superficial dos candidatos que você quer alcançar, acabará produzindo materiais que vão atingir um público muito mais amplo.

Além de não ser interessante para sua IES, isso fará com que mais recursos sejam consumidos.

Mas se sua equipe separar um tempo para criar uma (ou mais) buyer persona, a campanha de marketing será realizada para o público específico, que tem intenção de se matricular em sua IES.

Assim, os resultados serão muito mais significativos!

Por isso, separamos 100 exemplos de perguntas que podem ser feitas quando você estiver realizando o processo de criação de uma buyer persona.

Dados básicos e históricos da sua buyer persona

Este conjunto de perguntas vai ajudar você entender a maturidade desta pessoa, sua experiência de vida e ainda vai conseguir identificar possíveis influenciadores no processo de tomada de decisão. Veja só:

01 – Qual o nome da sua buyer persona (cliente ideal)?

02 – Qual sua idade?

03 – Qual o sexo dela?

04 – Onde ela nasceu?

05 – Onde ela cresceu?

06 – Ela vive em área rural, subúrbio ou em área urbana?

07 – Em que tipo de residência ela viveu na infância?

08 – Qual o trabalho da sua mãe?

09 – E o trabalho do pai?

10 – Os pais dela ainda estão casados?

11 – Eles são pais mais liberais, mais autoritários ou o meio-termo?

12 – Ela possui irmãos ou irmãs?

13 – Ela é o filho mais velho, do meio ou o caçula?

14 – Qual é a cor de sua pele?

15 – Quais eram as atividades/brincadeiras favoritas dela quando criança?

16 – Quais são suas lembranças favoritas da infância?

Nível de instrução e inclinação profissional

As perguntas deste conjunto vão te dar informações valiosas sobre o grau de instrução do seu público e com quantos grupos sociais ele se relaciona. Você deve ser capaz de entender como isso pode interferir na sua decisão de compra.

17 – Qual tipo de escola ela frequentou? Pública ou privada?

18 – Qual era sua matéria favorita na escola?

19 – Suas notas na escola eram boas, médias ou ruins?

20 – Ela gosta de aprender coisas novas?

21 – Ela tinha muitos amigos, alguns amigos próximos, ou nem possuía amigos?

22 – Ela tinha problemas na escola?

23 – Qual seu nível de instrução? Fundamental, médio ou superior?

24 – Se ela fez faculdade, qual foi  o curso?

25 – Qual faculdade ela fez? Pública ou privada?

26 – Ela gostou do curso que escolheu?

27 – Se ela não fez faculdade, o que fez após o ensino médio?

Currículo e trajetória profissional

A trajetória profissional mostra preferências de estilo de vida e hábitos de consumo que podem auxiliar o ajuste da sua mensagem. Um candidato que já trabalha tem um perfil muito diferente de quem está saindo do ensino médio.

28 – Ela está trabalhando ou já trabalhou?

29 – Se sim, qual foi o seu primeiro emprego?

30 – Qual o seu emprego atual?

31 – Como ela chegou ao cargo atual?

32 – Quanto tempo em média ela permanece no mesmo emprego?

33 – Qual o salário atual?

34 – Ela acha que está sendo pago de forma justa?

35 – Ela gosta do chefe?

36 – Ela gosta de seus colegas de trabalho?

37 – Ela gosta do trabalho que faz?

38 – Quais os desafios que ela enfrenta no trabalho?

39 – Qual seu emprego dos sonhos?

40 – Como ela planeja conseguir esse trabalho?

Você deve conhecer os hábitos da sua buyer persona

Situação atual

Com as respostas às seguintes perguntas, você pode entender as prioridades da sua buyer persona.

41 – Qual a cidade em que ela vive?

42 – Qual o tipo de residência em ela  mora?

43 – Quem mora com ela?

44 – Ela está feliz com a situação atual de moradia?

45 – Ela mora perto da família?

46 – Ela possui algum animal de estimação?

47 – Ela é solteira, namora ou é casada?

48 – Ela está satisfeita com sua situação atual de relacionamento?

49 – Ela atualmente possui muitos amigos? Alguns amigos? Não possui?

50 – Ela gosta de viajar?

Finanças

Perguntas sobre situação financeira são muito importantes para entender o poder aquisitivo, seus hábitos de consumo e possibilidades de investimento. Outra questão crucial é se ela quem paga suas contas ou ainda é sustentada pelos pais.

51 – Ela se sustenta ou é bancada pelos pais?

52 – Ela possui dívidas? Se sim, quais tipos de dívidas?

53 – Ela costuma comprar coisas de maneira cuidadosa e analítica ou adquire bens e serviços de maneira impulsiva?

54 – Como ela se sente com seus hábitos de consumo atuais?

55 – Quais fatores a levam a comprar algum produto?

56 – Ela é uma tomadora de decisão financeira em seu trabalho atual?

Vida pessoal

As perguntas sobre a vida pessoal vão ajudar você ter mais cuidado com as palavras e linguagem da sua comunicação. Além disso, é muito importante associar as respostas com as escolhas de ícones e imagens da sua campanha.

57 – Qual sua orientação sexual?

58 – Ela é religiosa?

59 – Qual sua orientação política?

60 – Ela faz esforços para ser saudável e ficar em forma?

61 – Ela se preocupa com a aparência?

62 – Quais são seus hobbies?

63 – Qual o programa de tv favorito?

64 – E o filme favorito?

65 – Qual tipo de música ele escuta?

66 – Ele é uma pessoa diurna ou noturna?

67 – Qual a primeira coisa que faz ao acordar?

68 – Ela cozinha em casa ou come fora?

69 – Ela é bagunceira ou organizada?

70 – Como ela passa os fins de semana?

71 – Onde ela faz compras?

72 – Ela lê por diversão?

73 – Ela bebe?

74 – Ela fuma?

75 – Ela usa drogas?

76 – O que será que ela gostaria que mudasse na rotina semanal?

77 – Ela é uma pessoa tenológica?

78 – Quais mídias sociais ela utiliza?

Pensamentos, emoções e motivações

Preste bastante atenção para as questões sobre como -sua buyer persona se sente. Essas respostas vão ajudá-lo a identificar as melhores abordagens de marketing para seu candidato.

79 – Ela é introvertida ou extrovertida?

80 – Otimista ou pessimista?

81 – É uma pessoa mais lógica e analítica ou criativa e intuitiva?

82 – Ela é tranquila ou inquieta?

83 – É uma pessoa prática ou está sempre pensando?

84 – Ela prefere seguir as regras ou gosta de situações que sejam desafiadoras?

85 – Ela gosta de arriscar ou de tomar decisões seguras?

86 – Ele é inovadora ou é uma pessoa que tende a agir de acordo com a maioria?

87 – Costuma aceitar novas ideias ou é cabeça dura?

88 – É espontânea ou prefere planos pré-determinados?

89 – Ele é motivada pelos próprios esforços ou pelo que os outros pensam de seus esforços?

90 – O quão afetada emocionalmente ela é pelos julgamentos das outras pessoas?

91 – O que é necessário para que ela julgue que sua vida é um sucesso?

92 – O que a faria pensar que sua vida foi um fracasso?

Sobre sua instituição de ensino

Nesta sessão, você verá importantes objeções que podem ser encontradas no seu processo de vendas, que talvez você nunca tenha pensado.

93 – Quais objeções ela pode ter à sua instituição?

94 – Como você pode ajudá-la a superar seus desafios?

95 – Como sua IES poderia ajudá-la a se tornar a pessoa que ela considera ser ideal?

96 – Como  ela prefere se comunicar?

97 – Ela se sente confortável ao realizar pagamentos online?

98 – Ele se preocupa com a privacidade online?

99 – Como você pode satisfazer as necessidades dela por meio de integração?

100 – Quais fatores podem levá-la a escolher uma faculdade concorrente em vez da sua?

Ao definir uma buyer persona para sua IES, você deve pensar em vários aspectos

Na prática: como aplicar essas perguntas na criação de personas para sua instituição?

Ufa! Que baita interrogatório.

Se sua equipe conseguir responder essa perguntas-chave,  a mensagem das suas campanhas será incrivelmente potencializada e sua faculdade se conectará mais facilmente com os candidatos.

Lembrando que são apenas dicas de perguntas a serem feitas no seu processo de criação do cliente ideal.

Você não deve usar todas as perguntas em todos os casos. Respondendo às principais questões, você já terá um entendimento mais profundo sobre a sua persona e assim poderá criar uma estratégia de marketing mais efetiva.

Só para vocês terem uma ideia, aqui na 5seleto, nosso processo de criação de personas tem 20 perguntas fixas para qualquer mercado e 10 perguntas variáveis, de acordo com o segmento de mercado dos nossos clientes.

Se você quiser mais dicas para identificar qual é seu candidato ideal, não deixe de conferir nosso e-book gratuito, que mostra como criar buyer personas para instituições de ensino.

 

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