6 estratégias de marketing para captação de novos alunos

Carol Zanoti

O mercado educacional brasileiro está em constante transformação. Passou por profundas alterações nos últimos anos, principalmente diante das mudanças sofridas nos investimentos em programas de crédito e/ou financiamento estudantil governamentais.  

Paradoxalmente, o crescimento do número de matrículas nas instituições de ensino superior presencial e à distância tem sido positivo. Muitas faculdades estão se beneficiando da popularidade dos cursos EAD no país.

Diante deste forte cenário de concorrência, no qual as instituições de ensino disputam a mesma atenção de um candidato, é possível se destacar e captar novos alunos?

A resposta é sim! Mas para isso, você terá que se empenhar em mudar, se preciso, as estruturas tradicionais dentro das próprias instituições para mostrar os benefícios que os estudantes terão ao optarem pela sua IES.

As estratégias de marketing são excelentes aliadas para você que deseja atingir o topo da lista de desejos dos candidatos. A seguir listamos 6 estratégias de marketing para captação de novos alunos. Quer saber mais? Então continue a leitura!

1) Aposte em vídeos

Os vídeos marketing podem ser usados sob diferentes formatos e veiculados nos mais diversos canais. Os curtos e dinâmicos são sem dúvidas um prato cheio, uma vez que as pessoas dispõem cada vez mais de menos tempo.

Outra aposta interessante são os vídeos que se utilizam de storytelling, técnica de contar histórias que tem como objetivo desenvolver conexão emocional e transmitir uma mensagem ao espectador ou ainda os vídeos depoimentos contando as experiências positivas vividas por alunos e/ou ex-alunos na instituição.

Ao produzir o vídeo, garanta melhores resultados de visualização e conversão de interessados em ingressar na faculdade, levando em consideração as dicas a seguir:

  • produza conteúdo relevante;
  • faça experimentos antes de definir um resultado final;
  • utilize bons equipamentos;
  • distribua seus vídeos;
  • estude seus números de alcance.

Vale lembrar que a plataforma mais utilizada para assistir vídeos são os celulares, portanto eles devem ser otimizados para o uso mobile.

2) Construa canais eficientes com omnichannel

O consumo omnichannel é uma realidade que deve ser levada em conta. A equipe responsável pelo atendimento deve estar apta para atender o estudante e dar continuidade na conversa mesmo que ela flua por meios de comunicação diferentes.

Quando alinhados, cada canal fortalece a relação entre a IES e os alunos, afinal a marca por trás dos canais é a mesma e a experiência deixada por elas também será única. Um sistema de Business Intelligence pode ajudar ao integrar toda a base de dados da instituição.

3) Crie links patrocinados na captação de novos alunos

Os links patrocinados são os responsáveis por direcionar o usuário até a IES através de um simples clique. Trata-se de um meio de divulgação personalizado, pois permite a segmentação de anúncios de acordo com o perfil de pessoas que a escola está buscando.

Você pode planejar uma campanha por interesse de curso, criando, por exemplo, campanhas diferentes para cada um deles oferecido e/ou planejar uma campanha focada nas fases de decisão, como a importância de fazer um curso superior ou que curso escolher.

Mas atenção! Antes de investir em link patrocinado, considere os seguintes aspectos:

  • defina suas metas e objetivos;
  • escolha as palavras-chave adequadamente e redija um anúncio de qualidade;
  • procure acompanhar e mensurar seus resultados;
  • contrate pessoas especializadas no assunto, que saibam como captar mais alunos para sua instituição de ensino.

6 estratégias de marketing para captação de novos alunos

4) Invista em influenciadores digitais

Muitas vezes não é o conteúdo que foi dito o mais importante, e sim quem disse. Por exemplo, um aluno com grande poder de influência nas redes sociais pode ser mais efetivo para comunicar a marca que um ator em uma campanha publicitária.

Existem diversas maneiras de iniciar a parceria com um influenciar digital. Uma delas é naturalmente, apresentando a instituição para que o influencer possa conhecê-la e ver se existe a conexão entre eles e a outra é através de publieditoriais, ou seja, posts pagos nas redes sociais para citar a instituição.

5) Otimize atendimentos com chatbots

Os chatbots são ótimas ferramentas de comunicação para atrair novos alunos. Com a evolução da Inteligência Artificial, estes “robôs” estão se tornando cada vez mais sofisticados.

Eles complementam o trabalho de atendimento ao aluno, pois possibilitam que problemas mais complexos sejam resolvidos pela equipe responsável sem precisar suspender os atendimentos mais simples.

Os chatbots possuem muitos benefícios que podem contribuir com as IES, como:

  • reduzir custos;
  • otimizar as estratégias de comunicação;
  • possibilitar a realização de pesquisas de satisfação;
  • realizar entregas importantes por meio de redes sociais.

6) Promova experiências de valor

As experiências que vivemos são compartilhadas conforme o impacto que nos causaram. No mercado educacional não seria diferente, não é mesmo?

Sendo assim, permitir que os candidatos testem as qualidades da Instituição ou, por exemplo, a sua estrutura através de um tour virtual no site da IES, pode contribuir para aumentar a confiança e efetivar a matrícula.

As ações baseadas em experiências objetivam criar uma conexão única com a persona. Para isso, fique atento às dicas do que não pode faltar quando você incluir o marketing de experiência em sua instituição:

  • busque a inovação;
  • ofereça boas experiências dentro da escola;
  • se relacione com o público;
  • valorize sempre a sua IES.

Conclusão

As estratégias de marketing apresentadas neste artigo apontam mecanismos que podem ser usados para impactar positivamente os resultados das instituições.

Através delas é possível consolidar dados, reduzir custos, ganhar tempo, veracidade das informações, mensurar investimentos e realizar a gestão das IES na identificação de riscos e oportunidades.

Com as dicas sugeridas, as instituições de ensino têm um potencial enorme para prospectar, atrair e converter alunos, mas lembre-se, os cursos oferecidos devem ser relevantes, contar com material de qualidade, corpo docente qualificado e infraestrutura adequada, pois de nada adianta atrair o aluno se a instituição não é capaz de retê-lo.

E agora, mais familiarizado com as estratégias de marketing para captação de novos alunos? Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto? Aproveite para conferir neste link as tendências do marketing digital educacional.

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