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  • Postado por Equipe 5seleto 24 set

Adeus Palavras-Chave, bem-vindo (not provided) #sóquenão

Hoje o Google mudou todas as pesquisas feitas para sua busca privada, não fornecendo mais, nenhum dado de palavras-chave pesquisada. Isso impacta e muito o trabalho de SEO, Web Analytics e muitos outros. Para ficar mais claro o quanto isso impacta nos trabalhos de Inbound Marketing, vamos voltar um pouco no tempo.

O surgimento do (not provided)

Em Junho de 2010, o Google lançou a busca segura, de forma beta, para todos os usuários logados em suas contas Google. A mudança para os usuários era quase imperceptível, quando um usuário logado entrava no Google para realizar uma pesquisa, ele podia escolher se queria pesquisar de forma segura, assim ele iria para o endereço iniciado com “https”, tornando assim a busca encriptada e não passando nenhuma informação sobre esse usuário. Todas as buscas feitas no Google de forma segura, que originam visitas para o seu site é identificado como tráfego orgânico mas não passa a informação de qual a palavra-chave que o usuário digitou para encontrar o seu site.

Em Outubro de 2011, o Google foi mais agressivo, ao invés de permitir que os usuários escolhessem pesquisar ou não de forma segura, ele passou a redirecionar automaticamente todos os usuários logados em algum dos serviços do Google(Gmail, Google Plus, YouTube e etc) para a busca segura. Isso mesmo, agora era automático, o mercado de SEO ficou abalado.

Lembro como se fosse hoje, vários artigos começaram a surgir anunciando o fim do SEO. Já mataram o SEO tantas vezes e ele continua ai, firme e forte. Nesse dia, todos os profissinais de Marketing Digital começaram a se preocupar, iriam perder uma parte considerável das informações do tráfego de palavras-chave que davam origem ao seus sites.

A importância das palavras-chave no Marketing Digital

Um dos maiores benefícios do Marketing Digital é o poder de mensuração que ele permite. As palavras-chave são dados muito importante para o nosso mercado. Utilizamos elas para várias análises e estratégias que planejamos.

Com a mudança, parte dessas informações não está mais disponível e isso muda muitas das táticas usadas e será necessário vários truques para tentar identificar o máximo possível desses dados. Vários sites ao longo desses 2 anos, começaram a sentir o impacto que isso representou. Recentemente, o Fábio Ricotta da Agência Mestre (que irá palestrar no FiveCON) publicou uma imagem mostrando que a % de (not provided) na Mestre representa 60% do tráfego orgânico.

 

Mas o pior estaria por vir, e ele chegou…

O Fim das palavras-chave no Google Analytics

Hoje o Google mudou TODAS as pesquisas feitas para a Busca Segura, vejam como está o termômetro do site Not Provided Count. De acordo com os dados analisados, no dia 05 de Dezembro de 2013, o (not provided) corresponderá a 100% do tráfego orgânico dos sites analisados.

Vários SEO’s ao redor do mundo começaram a postar no Facebook e no Twitter sobre isso. Não há um anuncio oficial do Google sobre isso mas em todos os sites, o % de (not provided) subiu drasticamente de ontem pra hoje. Qualquer busca feita sem estar logado, privado ou qualquer outra forma, está sendo redirecionado para a Busca Segura(https://www.google.com.br), mesmo você inserindo a URL normal (http://www.google.com.br) você é redirecionado.

Agora, nós profissionais de SEO, teremos uma visão mais cega do trabalho realizado. Mesmo o Google Webmasters Tools fornecendo os dados das palavras para as quais o site aparece, não é possível cruzar os dados de forma precisa, agiremos em cima de tendências.

O que você acha dessa mudança? Gostaria de ouvir a sua opinião sobre o assunto. Vai mudar a maneira com que planeja suas ações ou não vai impactar em nada a maneira com que você trabalha atualmente?

CTA-5-funil

  • Saulo Medeiros, até alguns dias atrás eu podia ver as outras palavras chaves no analitico do google. É claro que o temido ot prodt era fatal, mas pelos menos eu tinha acesso as outras palavras-chaves mais usadas. Agora, desde ontem eu não consigo ver mais nenhuma palavras-chaves. Quando eu clico no resultado google organic sómostra a quantidade de busca, mas as palavras não são mais mostradas.

  • Nairut Sil

    Excelente artigo. magmatranslation.com

  • antonio carroc

    Porque esses caras do Google só pensam em uma coisa: DINHEIRO
    Para eles é tudo o que interessa!
    Gastar mais e mais em Adwords. Quem me garante que os resultados do ADwords são reais?
    Eu mesmo tenho um site aqui no Canadá e tenho tido MUITA dificuldade em posicioná-lo. É o http://www.personalizedcoffeemugs.ca – Já investi um caminhão de dinheiro no link patrocinado.
    Centenas de clicks todos os dias. Não mostram palavra chave. Tá fo*&^%$#@#$%^&*(&^%$#
    E agora com a divisão do Index para celular e desktop, o bicho vai pegar. O SEO ficou cada vez mais local.