Análise SWOT de uma instituição de ensino: descubra suas fraquezas e oportunidades

Rodrigo Neiva

A análise SWOT tem como objetivo trazer uma visão abrangente dos fatores que influenciam nos resultados e ações envolvendo marketing e vendas.

Ela é extremamente útil para que um dos maiores desafios da equipe de marketing seja cumprido: olhar para si própria e reconhecer seus erros e acertos.

Além disso, no caso das instituições de ensino, há algo ainda mais importante: compreender o impacto de vários tipos de ação na captação de alunos.

O departamento de marketing, sendo o maior responsável pela imagem da IES no mercado, tem um papel importante a desempenhar.

Portanto, este é um setor que deve permanecer atento aos resultados; o marketing tanto realiza ações e estratégias, quanto as modifica.

É notória nas IES a preocupação do gestor em fazer uma boa administração e, para tal, é preciso estudar o ambiente de negócio em que está inserido.

Neste texto sobre planejamento estratégico digital, aconselhamos que se faça uma análise SWOT com sua equipe. Essa é uma solução eficaz para conhecer o contexto e o universo da IES.

O presente conteúdo tratará de abordar mais detidamente o conceito desta análise e como ela pode ser feita em sua IES.

Preparado? Então vamos começar!

O conceito da análise SWOT

A análise SWOT (ou FOFA, em português) é uma matriz formada por quatro itens:

  • Strengths (Forças);
  • Weaknesses (Fraquezas);
  • Opportunities (Oportunidades);
  • Threats (Ameaças).

Sua função básica é entender a influência que fatores mercadológicos externos e internos exercem sobre as atividades da instituição.

Por meio da matriz, todos esses fatores são sistematicamente levantados e estudados.

Logo, ao fazer a análise SWOT, a sua IES terá plena ciência dos pontos fortes e das oportunidades que eles trazem.

Da mesma maneira, ela ajuda a identificar as fraquezas e as ameaças geradas pela fragilidade.

Qual o resultado disso?

É trazido à luz um completo panorama da “saúde” de sua IES, como em um verdadeiro diagnóstico.

Quando se deve fazer a análise SWOT?

Consideramos que a análise é válida sempre que a instituição pretende de alguma forma se renovar. Por exemplo:

Isso significa que a análise SWOT não consiste num ato único, ela deve ser feita de acordo com as necessidades da IES.

Conhecendo melhor os elementos SWOT

Anteriormente, nós aprendemos que a matriz da análise SWOT é constituída de 4 elementos, certo?

Entender do que se tratam esses elementos é importante para se colocar a mão na massa.

Isso porque eles são, basicamente, as peças essenciais para mapearmos todos os aspectos que serão analisados. Veja a seguir um breve resumo sobre eles.

Os 4 elementos da análise de SWOT

analise swot forças

Iniciaremos pelos dois pontos que servem de base para os demais: as forças e fraquezas atreladas à sua IES.

    • forçassão os pontos fortes internos da sua instituição. Eles estão sob o seu controle e ajudam sua IES a alcançar seus objetivos e metas. Pode ser uma equipe de marketing qualificada ou um ambiente confortável, enfim, todos os recursos reconhecidos e responsáveis por gerar bons resultados.
    • fraquezas: são os pontos fracos internos que também estão sob o seu controle. Nesse caso, são fatores que atrapalham o crescimento da instituição. Pode ser a falta de um estacionamento ou a qualidade do seu corpo docente.

As forças e fraquezas variam de pessoa para pessoa, assim como de uma instituição para outra.

Por exemplo, a agilidade no atendimento, ponto forte de uma determinada IES, pode ser o principal ponto fraco da concorrente.

Vejamos agora o que significam os outros dois elementos, ou seja, as ameaças e oportunidades trazidas pelas forças e fraquezas.

    • ameaçassão fatores externos prejudiciais para a instituição. A entrada de um novo concorrente ou problemas com a segurança no entorno da escola, são algumas possíveis ameaças ao negócio.
    • oportunidadessão fatores externos sobre os quais você pouco exerce influência, mas que favorecem os objetivos da instituição. Exemplos:
      • o crescimento econômico da cidade em que a IES está sediada;
      • uma nova tecnologia disponível a baixo custo;
      • o surgimento de indústrias que podem empregar os alunos formados, etc.

Diferentemente das forças e fraquezas, os fatores externos podem ser comuns entre instituições. Exemplo: regulamentações do governo.

Os impactos gerados variam para cada estabelecimento, isto é, as IES bem preparadas costumam adquirir vantagens significativas.

É justamente isso que faz da análise SWOT algo tão importante para uma gestão de sucesso.

Uma IES que não conhece suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças não compreende o próprio status da instituição, portanto, não tem como se planejar.

Como fazer uma análise SWOT em sua IES?

Agora que já temos boa noção do que é a análise SWOT, sua importância e as vantagens que ela oferece, que tal aprender como colocá-la em prática?

Siga as nossas 6 dicas abaixo para realizar a análise com êxito.

1. Tenha uma questão para ser resolvida

analise swot objetivo

Quando sua equipe de marketing for aplicar a matriz, tenha sempre em mente um objetivo bem claro.

A análise passa a ter muito mais sentido se houver uma questão a ser resolvida e um objetivo a ser alcançado com as soluções descobertas.

Por exemplo: a instituição X pretende abrir cursos durante as férias e, para obter um bom retorno financeiro, quer garantir pelo menos 75% de ocupação nas vagas disponíveis.

A pesquisa, portanto, deve levantar as informações focadas nesse projeto.

2.Colete os dados para fazer sua analise SWOT

analise swot equipe instituição de ensino

O próximo passo é buscar e reunir as informações necessárias. Veja algumas dicas de como isso pode ser feito:

  • entrevista com o público em geral, como alunos, pais de alunos e funcionários;
  • pesquisa nos registros internos;
  • análise da concorrência;
  • internet, imprensa e instituições públicas.

Depois vem uma parte fundamental: a curadoria das informações coletadas pela IES.

3.Organize as informações na sua analise SWOT

A matriz tem um formato bem conhecido e que facilita sua visão e análise.

É muito importante que se tenha em mãos todas as informações coletadas até o momento.

Que tal fazermos juntos? Basta seguir o nosso pequeno passo a passo.

Primeiro: divida uma folha de papel em quatro quadrantes. Cada quadrante corresponde a um dos elementos SWOT.

Portanto, ao final desta etapa teremos os quadrantes preenchidos pelos seguintes nomes:

  • Forças;
  • Fraquezas;
  • Oportunidades;
  • Ameaças.

Dessa maneira:

analise swot matriz

Em seguida, é preciso separar, filtrar e distribuir os resultados entre forças e fraquezas para os fatores internos, e entre oportunidades e ameaças para fatores externos.

Assim que finalizar essa parte, você pode digitalizar e documentar o levantamento de forma que tenham acesso sempre que precisarem.

4. Entenda a qualidade do corpo acadêmico

A qualidade do corpo docente é determinante para a obtenção de resultados e construção de reputação da sua IES.

No processo de análise SWOT, esse quesito pode ser tratado tanto como uma força, quanto uma fraqueza.

Se a sua IES dispõe de professores altamente capacitados e motivados, é certo que este será um ponto forte e gerador de oportunidades.

Por outro lado, o déficit de qualidade implica em fortes ameaças que podem gerar danos permanentes — ou que demandem muito tempo para desaparecer.

Um exemplo clássico são as instituições que ficam marcadas negativamente na opinião do público.

Elas ficam conhecidas por contratar professores despreparados e, com isso, carregam rótulos que comprometem a marca.

Portanto, não hesite em conhecer profundamente o corpo acadêmico para constatar se ele é uma força ou fraqueza da sua IES.

5. Agende reuniões de brainstorming

É muito importante que todos os envolvidos se reúnam para debater sobre os fatos e propor soluções.

Sessões de brainstorming são ideais em situações que envolvem soluções abrangentes.

Para isso é necessário que todos os objetivos e informações sejam compartilhados, do contrário não há como dar início à reunião.

Salientando que os dados devem ser apresentados livres de filtros e comentários, evitando quaisquer parcialidades ou inferências pessoais.

Recomendamos que as sessões sejam bem organizadas, de preferência intermediadas por uma figura neutra, que será capaz de manter o foco no que é importante — os quatro elementos da análise SWOT.

6.Crie um plano de ação

analise swot plano de ação

Esse será o momento de produzir as soluções para os problemas identificados na análise SWOT.

Na prática, trata-se de concluir o planejamento estratégico – lembra que falamos que a análise SWOT é só o primeiro passo?

Com as informações em mãos, você pode:

  • reavaliar seus objetivos e metas;
  • elaborar o corpo do seu projeto: formato, canais de divulgação e relacionamento, professores e o que for importante para proporcionar um serviço mais qualificado aos alunos;
  • determinar as métricas e KPIs.

Note que todo o plano de ação reflete todo o conhecimento extraído da sua pesquisa.

Entre tantos significados que isso nos traz, destacamos que a profundidade e complexidade da pesquisa tende a influenciar na eficácia dos planos de ação.

É importante que você note que todo o seu plano de ação , reflete todo o conhecimento extraído da sua pesquisa, percebe?

A analise SWOT, quando bem elaborada, traz um diagnóstico importante para o gestor tomar decisões estratégicas e construir seu planejamento de forma mais segura.

É um estudo que aponta os caminhos que uma Instituição de Ensino precisa seguir para aproveitar suas oportunidades e forças, assim como minimizar ou eliminar as ameaças e fraquezas.

Desse modo, se torna um método fundamental, desde que reproduzido continuamente, para que sua IES tenha melhores condições de conquistar mais alunos, não é?

Extraia o máximo dos benefícios da análise SWOT

A análise SWOT, quando bem elaborada, traz um diagnóstico importante para o gestor tomar decisões estratégicas e construir seu planejamento de forma mais segura.

É um estudo que aponta os caminhos que uma Instituição de Ensino precisa seguir para aproveitar suas oportunidades e forças, assim como minimizar ou eliminar as ameaças e fraquezas.

Desse modo, se torna um método fundamental, desde que reproduzido continuamente, para que sua IES tenha melhores condições de conquistar mais alunos.

Com esse texto você já conseguiu ter uma boa ideia sobre uma análise SWOT, tanto na teoria quanto na prática.

Porém, a análise SWOT é apenas o começo de uma grande estratégia de marketing e vendas para atrair e captar mais alunos.

Isso porque, gerir a marca da IES é também de extrema importância para atingir tais objetivos. Quer saber mais? Confira o conteúdo especial sobre gestão de marca!

 

 

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