Branding para IES: qual a importância e como uma agência pode ajudar?

Guilherme Faria

A alta concorrência no mercado educacional traz a necessidade da aplicação de diferentes estratégias para conquistar e reter mais alunos. Além do marketing, o branding para IES tem se destacado como uma ferramenta poderosa de diferenciação.

Hoje, mais do que oferecer um ensino de qualidade, é necessário construir a imagem de sua instituição, de forma que ela desperte a emoção, ofereça uma experiência positiva e seja sempre lembrada pelos alunos e potenciais estudantes. É por meio de práticas de branding que conseguimos fazer esse trabalho.

Quer saber como essa ferramenta pode contribuir para o sucesso de sua IES, transformando os seus alunos em fãs e promotores? Continue lendo o nosso post para saber como essas práticas são importantes e aprender a aplicá-las!

Por que aplicar ações de branding para IES?

Os resultados de um trabalho de branding para IES bem desenvolvido devem ser esperados a longo prazo. Isso porque leva tempo para construir a personalidade de uma marca e transmitir todos os seus atributos aos consumidores.

É um projeto que envolve ações de design, comunicação e marketing. Quando bem feito, gera benefícios que podem permanecer por toda a existência da IES.

A seguir, discutiremos os 4 principais motivos pelos quais você deve investir em branding. Acompanhe!

1. Construir credibilidade

O estudo é um dos campos mais valorizados pelas pessoas, já que ele funciona como uma porta de entrada para o mercado de trabalho e pode contribuir para o crescimento profissional.

Por isso, os alunos procuram por instituições que possam oferecer um ensino de qualidade e que tenham credibilidade no mercado, com a certeza de que o investimento valerá a pena.

Ter uma imagem bem construída e posicionada é fundamental para agregar valor a sua IES, construindo boa reputação e credibilidade. É por meio das ações de branding que você consegue passar essa visão e aumentar a percepção positiva de sua instituição para os estudantes.

2. Atrair e fidelizar o público certo

A escolha de uma instituição de ensino é criteriosa. Os estudantes não avaliam apenas a qualidade do corpo docente, mas também o que a instituição pode proporcionar para o seu desenvolvimento profissional, ou seja, qual a sua oferta de valor.

É por meio do branding que você consegue construir a sua imagem, transmitindo os seus propósitos para os alunos por meio de campanhas de marketing e gerando identificação.

Assim, você consegue atrair o público certo para a sua IES, já que ele se identificará com os seus valores. Com isso, ele será composto de alunos mais engajados, os quais poderão se tornar fiéis promotores de sua instituição.

3. Criar vínculos

Nós já falamos sobre a importância do branding para criar vínculos com os alunos, tornando-os leais e promotores de sua instituição de ensino.

No entanto, ao desenvolver um trabalho de branding para IES correto, de modo que você consiga transmitir os valores de sua instituição, você também consegue criar vínculos com outros públicos que estão envolvidos direta ou indiretamente com a faculdade.

Isso vale para o corpo docente, que também é fundamental na construção de sua imagem e pode se tornar grande promotor da instituição. Além disso, esses vínculos podem ser criados com familiares de alunos e fornecedores, agregando valor e gerando impacto positivo a sua IES.

4. Ter vantagem competitiva

O branding é uma das ferramentas mais importantes para que a sua IES obtenha vantagem competitiva no mercado educacional, visto que hoje existe uma grande oferta do serviço para todos os níveis de escolaridade.

Essa prática auxilia na análise dos pontos fortes da IES, os quais podem ser explorados a seu favor e servir como um diferencial em relação às outras instituições.

Além disso, o branding contribui para a definição dos valores e objetivos, alinhando-os de acordo com o seu público-alvo, o que é fundamental para que as suas ações sejam consistentes e cheguem até os seus potenciais alunos de forma clara, facilitando a comunicação e a valorização da IES.

Branding para IES - fidelizar

Como uma agência pode ajudar no branding para IES?

Como vimos até aqui, as vantagens oferecidas pelas ações de branding são amplas e influenciam do capital humano — atuando no desenvolvimento do relacionamento com alunos e corpo discente — ao mercadológico, ao auxiliar na construção de credibilidade e na obtenção de vantagem competitiva.

Para garantir a efetividade dessas ações, a instituição pode contar com o auxílio de especialistas. A seguir, confira como uma agência pode ajudar no branding para IES!

1. Na construção de uma identidade visual

Ter uma identidade visual é fundamental para gerar identificação com os seus alunos, já que a sua IES será lembrada com mais rapidez no momento de consideração dos estudantes.

Uma agência poderá ajudar na construção correta dessa identidade visual bem alinhada com os seus propósitos, para que o logotipo, a imagem, as fontes e as cores consigam transmitir os valores de sua IES de forma clara e rápida.

2. Na definição da “voz” da instituição

De nada adianta ter uma identidade visual e uma imagem bem construídas se a voz de sua instituição não for adequada. A voz nada mais é que a linguagem por meio da qual você se comunica.

Isso envolve a escolha de uma linguagem — se é formal ou informal —, o perfil — se é mais jovem ou mais adulto —, entre outros fatores que influenciam na transmissão da sua mensagem e na forma como ela é recebida pelos potenciais alunos.

Não adianta, por exemplo, se comunicar com uma linguagem mais séria e adulta, se grande parte dos alunos que procuram a sua instituição são mais jovens.

Nesse processo, uma agência de marketing consegue definir a voz ideal para a sua IES, com o auxílio da pesquisa de público-alvo ideal para a instituição, de forma que ela facilite a comunicação com os seus alunos e fortaleça a sua marca.

3. Na produção de conteúdos relevantes

Não é fácil produzir um conteúdo que engaje e o faça conseguir mais matrículas e inscrições. E por isso é essencial ter uma agência especializada na produção de materiais que serão divulgados em seus canais de comunicação.

É por meio dos conteúdos que você consegue atrair, demonstrar conhecimento, construir autoridade e apresentar os diferenciais de sua instituição. Por isso, eles devem ser desenvolvidos com muito cuidado e ligados aos seus valores e objetivos, contribuindo para o branding de sua IES.

Por esses motivos, é muito importante contar com profissionais especializados na gestão de branding da sua IES, construindo uma imagem adequada para atrair e fidelizar cada vez mais alunos.

Por meio dessas ações é possível construir credibilidade, mostrar a qualidade de seu ensino e conquistar a confiança no mercado educacional, um setor que está cada dia mais competitivo. Você só terá vantagem se conseguir gerar uma percepção positiva de sua instituição.

Nós, da 5Seleto, somos uma agência especializada em inbound marketing para instituições de ensino. Podemos desenvolver estratégias consistentes que façam com que você consiga atrair e reter mais alunos.

Entre em contato conosco para saber o que podemos fazer pela IES!

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