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Call to Action: como fazer seu site gerar mais leads

Agora que você já sabe o conceito de Call to Action, vamos entender as melhores formas de utilização dessa forte ferramenta do Inbound Marketing para captura de leads. Se você ainda tem dúvidas, dê uma olhada no nosso post: O que é Call to Action?

Call to Action: Por onde começar

O primeiro passo que você precisa realizar para tornar seus CTAs mais eficientes é definir com clareza qual é a ação que você gostaria que o seu visitante executasse. Se a sua página contém informações sobre o seu produto ou serviço, por exemplo, é interessante que você insira um CTA para aqueles que querem saber mais sobre eles. Afinal, o objetivo dessa página é atrair o interesse do seu usuário e fazer com que ele entre em contato para saber mais sobre o que você está oferecendo, correto? Neste caso, seria ideal utilizar textos do tipo “Quero saber mais” ou “Solicite uma degustação”.

Depois do Call to Action: Entregue o que foi prometido

Na sua estratégia de Inbound Marketing, é muito importante conquistar a confiança dos seus prospects, então se você prometeu um e-book, uma consultoria ou até mesmo uma degustação, é preciso que você entregue exatamente isso. Caso contrário o seu visitante irá se frustar e abandonar o seu site imediatamente. Não adianta, por exemplo, oferecer ao seu visitante uma degustação e direcioná-lo para a página de contato. Não foi isso que você prometeu, e não é isso que o seu visitante esperava.

A nossa sugestão é que você o direcione o seu visitante para as Landing Pages, ou seja, páginas voltadas para conversão de visitantes em leads. O importante desta etapa é que o visitante encontre o que foi prometido de forma clara e objetiva e assim conceda suas informações em troca do conteúdo. É importante lembrar que com uma landing page otimizada, que contenha o conteúdo proposto, facilmente um visitante irá se tornar um lead.

Insira o seu Call to Action nas suas páginas mais relevantes

Você já parou para pensar qual página do seu site recebe mais visitas? Todo site possui pelo menos uma página que recebe um grande número de visitas!

Experimente inserir um call to action em uma página dessas, com certeza você encontrará pessoas interessadas no seu conteúdo, que precisavam apenas de um direcionamento, ou melhor, um incentivo para realizar uma ação. Vale a pena inserir CTAs nos posts do seu blog também. Mas lembre-se: o contexto é muito importante, se você estiver falando do seu produto ou serviço, ofereça uma ação que seja relacionada a ele.

Dica: utilize os seus conteúdos para encantar o seu visitante e despertar nele o desejo de ter um relacionamento com a sua empresa. Dessa forma, ele irá encarar o seu CTA como uma ação que ele realmente deseja fazer.

Seja criativo e deixe o seu Call to Action visível

Não adianta apenas criar o CTA e inseri-lo em seus conteúdos. É preciso que ele seja atrativo e esteja dentro do alcance visual do seu visitante. Caso contrário, dificilmente ele perceberá o seu CTA e se tornará um lead.

A primeira dica importante é utilizar cores fortes e que gerem algum tipo de contraste com a sua página. Dê uma olhada nessa ferramenta: Color Zilla, ela lhe permite descobrir qual é a cor predominante no seu site.

Veja o exemplo abaixo, a imagem possui as duas informações mais importantes destacadas. A primeira que é um texto que chama a atenção de um possível problema do visitante: “Quantas vezes você já pensou em escolher outro curso?” e a segunda que é a ação do CTA: “Download Grátis”, onde você adquire o guia do assunto entregue pela empresa em questão. Em ambas as cores escolhidas se contrastam bastante com a imagem, concorda?

A segunda dica é deixar sempre o seu CTA dentro do campo visual do seu visitante. Muitos optam por inserir os CTAs ao final do conteúdo, porém nem sempre os visitantes têm o hábito de ir até o final da página. Por isso é extremamente importante que você consiga identificar qual o melhor local para inserir o CTA. Pode ser no início, no meio e até mesmo no final. Depende muito do comportamento do seu visitante.

Após inserir o CTA, faça um teste rápido: abra a página em que o CTA foi inserido, mostre para alguém que nunca a viu durante 1 minuto, depois a feche. Em seguida, pergunte para essa pessoa qual era o objetivo da página. Se a resposta dela não for o texto presente no call to action, ou se ela não conseguiu identificar o CTA com clareza, significa que você precisa trabalhar melhor o seu texto ou imagem.

O importante é aplicar o Call to Action!

Inbound Marketing, assim como grande parte das estratégias de marketing atuais, está em constante evolução, por isso, não tenha medo de testar novas estratégias ou aprimorar aquelas que já estão em prática. O importante é aplicar! Só assim você conhecerá melhor a sua audiência e saberá quais técnicas são as mais eficientes para atrair novos visitantes. Elementos como um Call to Action são fáceis de aplicar no seu dia-a-dia e quando bem aplicados, podem trazer um significativo retorno para a sua empresa. Aposte nessa ideia!

Caso precise de ajuda, conte com os especialistas de Inbound Marketing da 5seleto!

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