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Como captar mais alunos oferecendo cursos online grátis?

O universo educacional vem passando por um verdadeiro fenômeno de expansão. Boa parte desse sucesso pode ser creditada aos cursos online. Pessoas de diversos perfis se interessam por cursos em formato digital por variadas razões.

Mesmo que sua instituição não ofereça cursos desse tipo pagos, ela pode se beneficiar oferecendo aulas gratuitamente pela internet. Isto porque elas costumam atrair muitos visitantes que podem se tornar alunos, ou seja, o evento pode ajudar a captar alunos para a sua IES.

A seguir, mostraremos por que essa procura é cada vez maior e como sua IES pode se beneficiar dessa estratégia. Vamos lá?

O que é captação de alunos?

Tem dúvidas sobre o que é captar alunos? Então calma que a gente responde!

Captação de alunos é um conjunto de processos com o objetivo de fazer com que leads se transformem em alunos matriculados em sua instituição de ensino. 

Para que essa estratégia dê certo, é preciso olhar a alguns pontos, como:

  • definir objetivos e metas da instituição;
  • segmentar o mercado de atuação;
  • promover interação estratégica com os leads;
  • definir as personas que deseja alcançar;
  • posicionar sua marca, entre outros

4 estratégias para captação de alunos no ensino superior

Para começar a captar alunos para os seus cursos de ensino superior, é preciso ter estratégias básicas definidas. Sendo assim, vamos a elas sem mais delongas. 

1. Planejamento

É a fase na qual são feitas a análise de concorrência, definição de metas, perfil dos alunos por curso e assim por diante. 

2. Execução de ações

Aqui, parte-se para a prática com o foco de captar alunos. Isso inclui ações mais “físicas” como anúncios em panfletos e ações no dia do Enem até o marketing digital, com produção de conteúdo para blog e outros formatos.

3. Mensuração

Aqui é a prova dos nove para verificar se suas ideias para captar alunos estão dando certo. Isso é feito por meio de métricas digitais, como taxa de clique e taxa de rejeição.

4. Realização de ajustes

Em alguns momentos, será necessário recalcular a rota em suas ações para captar alunos.

Caso as métricas não condizem com suas metas de fechamento de matrículas, é importante ajustar etapas em sua estratégia de conversão de leads em estudantes. 

Como fazer para captar novos leads?

Quer saber como captar alunos novos para a sua IES? Então veja as nossas dicas a seguir.

Saiba a jornada do cliente

É importante entender os passos que o aluno toma antes de escolher a sua instituição de ensino para estudar. Por isso, o conceito de funil de captação de alunos é muito usado por diversas IES na hora de realizar ações para captar alunos.

Ele é dividido em algumas etapas:

Lead — quem está considerando estudar ou continuar os estudos e busca opções no mercado.

Aluno qualificado — quem entra no perfil considerado ideal pela sua instituição a ser estudante e tem boas chances de se tornar cliente.

Aluno em negociação — quem avalia os cursos disponíveis, assistindo a aulas como ouvinte, por exemplo, ou negociando fechamento de matrícula.

Aluno matriculado — pessoa que efetivamente tornou-se aluna e vai começar a frequentar as aulas.

Claro que, após a matrícula, é necessário investir em ações de fidelização para que a experiência do aluno seja positiva. Assim, ele pode indicar mais pessoas à faculdade ou centro universitário.

Saiba quem é seu público

É preciso traçar um perfil de quem são os seus potenciais estudantes a fim de ter menos dificuldade em captar alunos.

Por isso, o estudo para definir a persona da sua empresa, isto é, representações semificcionais de seus futuros clientes. É a partir desses dados que são construídos o perfil comportamental, os dados demográficos, as necessidades e os desafios encontrados.

Adaptando ao contexto educacional, alguns fatores a serem definidos e que podem ajudar na hora de construir a sua persona são:

  • faixa etária predominante;
  • melhor formato de aulas a este tipo de público;
  • aspirações profissionais;
  • modalidade de ensino que desejam estudar;
  • renda para pagar a mensalidade;
  • e assim por diante.

Invista em marketing digital

Aproximadamente 81,3% das Instituições de ensino superior brasileiras já investem em marketing digital, de acordo com pesquisa divulgada pela Rock Content. Esse é um dado bastante expressivo, mas, caso a sua IES ainda não invista maciçamente em marketing digital, temos alguns motivos para convencer você a começar o quanto antes.

O número de visitas ao site aumenta 8 vezes em comparação a faculdades que não têm estratégia de marketing e o índice de leads é até 10 vezes superior. Ou seja, não tem desculpa para perder tempo! 

Assim, algumas dicas para começar ações de marketing digital para captar alunos são:

  • postar nas suas redes sociais com frequência;
  • atualizar o site e alimentar o blog da empresa com conteúdos próprios (ou criar um, se for o caso).

Além disso, é de extrema importância criar conteúdos especializados no processo de captação de alunos. Sendo assim, conteúdos como e-books e webinars ajudam a passar uma imagem sólida que a sua IES é uma expert na área de atuação.

E, claro, faculdades que usam tais estratégias têm, respectivamente, 2,2 e 3,6 vezes mais leads convertidos em alunos.

Faça eventos online 

A exemplo dos webinars, as transmissões ao vivo são excelentes ferramentas que ajudam a captar alunos para a sua instituição de ensino! Estima-se que as lives consigam engajamento 10 vezes maior do que conteúdos sob demanda (textos, por exemplo). 

É possível usar os eventos ao vivo para transmitir os chamados aulões, revisões, debates e palestras e, claro, cursos online. Tais eventos serão muito úteis como propaganda para captar alunos, caso você saiba usá-los a seu favor. 

Mostre os diferenciais que a sua IES tem em relação às outras e destaque-se como autoridade!

Por que os cursos online fazem tanto sucesso?

Os cursos online possuem várias vantagens para atrair alunos de diversas regiões, faixas etárias e classes econômicas. 

Para a maioria das pessoas, a grande vantagem é que eles possibilitam que o aluno aprenda no seu próprio ritmo, independentemente do local onde eles estiverem. Tudo isso sem precisar enfrentar o trânsito e economizar com gastos de transporte, alimentação e de outros tipos.

Quando você oferece uma oportunidade tão interessante para seu público, já começa um relacionamento que pode caminhar para a fidelização. Acredite nessa tendência que não para de crescer e faça parte deste cenário de transformação.

Como os cursos online podem ajudar a captar alunos?

Investir em propaganda é fundamental para uma instituição de ensino, especialmente em um cenário em que as opções são tão variadas. As mídias tradicionais como rádio, jornal, revista e panfletos continuam tendo o seu valor, mas é preciso ir além para ganhar destaque.

Neste sentido, algumas instituições de ensino começaram a oferecer cursos online gratuitamente. Esta ação, que está bem ativa no mercado norte-americano, tem se espalhado também no mercado nacional. Vários gestores que a utilizaram tiveram um ótimo retorno na captação de alunos para cursos pagos.

Sabe por quê? Quem está interessado em aprimorar sua formação, busca conteúdo de qualidade. E é aí que entra a cortesia de um curso online como estratégia consistente de Inbound Marketing. Essa é uma maneira bastante efetiva para ganhar a atenção do potencial aluno.

Como investir em cursos online?

Se você está convencido do poder do Inbound Marketing e acredita que esta pode ser uma ótima ação que sua faculdade pode fazer para captar alunos, é hora de agir. Isso vale para trazer novos alunos e para se reaproximar de antigos, oferecendo a eles uma especialização, por exemplo. 

Sabemos que ainda existe uma fase muito importante a ser ultrapassada, que é convencer o seu gestor a apostar nessa ideia e liberar a tão desejada verba para a ação de marketing.

Depois, é importante investir em uma boa plataforma de EAD para oferecer aulas em formatos atraentes e práticos para seu público. Além de oferecer materiais de apoio, que os alunos poderão consultar.

Como vimos, os cursos online gratuitos representam uma oportunidade para despertar o interesse do público e aumentar o número de matrículas em sua IES.

Reiterando, diversas instituições de ensino superior Brasil afora já têm feito estratégias para atrair, encantar e fidelizar clientes que podem trazer mais pessoas para gerar matrículas.

E uma última dica que damos aqui é seguir os conteúdos da 5seleto. Estamos no LinkedIn e temos postagens com as tendências do marketing digital na educação! Siga a gente por lá!

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