Até onde você sabe, seu site é bom: legal, navegável, intuitivo e com ótimo conteúdo. Tendo em mãos essas características, fica um pouco difícil encontrar razões que expliquem porque o número de visitas ainda é baixo frente àquilo que você sonha para o tráfego do seu site.
A boa notícia é que, se você realmente está se esmerando para criar um site bacana, o “erro” pode estar em um detalhe facilmente consertado. Nesse texto vamos te dar três dicas importantíssimas para que você repense toda a sua estrutura digital e possa, a partir de agora, atrair mais visitas a seu site – e mais possíveis clientes.
1. Foque no seu público, e não em quem você acha que é seu público
Existe uma sutil, porém enorme, diferença entre o público que a gente tem e o público que a gente acha que tem.
Muitas vezes, por exemplo, queremos falar para o público classe A, mas quem usa nossos produtos é o público classe C. Aí, erramos em praticamente todos os processos de comunicação, fazemos o conteúdo errado e não vendemos nada nem para o público A e nem para o público C.
Conhecer as personas do seu negócio é extremamente importante para que você acerte não só no número de visitas, mas também no número de conversões. Se você estiver falando a coisa certa para o público alvo certo, com certeza não haverá limites para a sua boa comunicação.
A regra, então, é criar personas. E ser fiel no planejamento de conteúdo destinado a elas.
2. Desenvolva um layout que te ajude a subir nas buscas
Às vezes o seu site tem conteúdo bacana mas acha-lo é um problema para o usuário. Tudo porque você sempre sonhou com um design de site inovador, maravilhoso, mas que não condiz muito com o que o seu usuário chave espera.
A regra para o layout é muito clara: para que seu site seja um sucesso de navegação é preciso que uma pessoa que não seja tão ativa na internet possa acessar as informações sem problemas, e encontrar tudo no seu site com facilidade e rapidez.
Não vale fazer esse teste só com seus amigos e funcionários que já experimentam a ferramenta diariamente… sempre que possível, é bom fazer um grupo focal para ver a performance de um novo layout e, no ar, não abra mão dos testes A/B.
Aliás, testar tudo e qualquer coisa que você coloca no ar tem que virar uma regra desde já se seu intuito é aumentar seu número de visitas.
3. Capriche no conteúdo bem direcionado
Você já tem as personas desenhadas, definidas e um layout de navegação fácil e intuitiva? Agora é só caprichar no conteúdo, optando sempre por temas de relevância e qualidade, e deixando claro para determinada persona que aquele conteúdo é para ela.
Ou seja: para caprichar no conteúdo é preciso não só conhecer de perto suas personas, mas também as necessidades e dúvidas de cada uma delas. Seu conteúdo corporativo deve, sempre, se resolver a destinar um problema que possa afetar determinada persona. Além disso, o conteúdo deve estar completo, com links para outros conteúdos e de um jeito que sua persona não precise recorrer a outros sites para complementar o conteúdo.
Veja essas 7 estratégias comprovadas para aumentar quantidade de visitas do seu blog.
A vida é muito curta para perder um potencial cliente para um concorrente que fez um marketing melhor que o seu.