RECEBA OS TEXTOS MAIS INTRIGANTES E REVOLUCIONÁRIOS SOBRE INBOUND MARKETING


  • Postado por Equipe 5seleto 17 jul

Como conquistar candidatos para sua IES utilizando testes vocacionais

Você já parou para pensar como conquistar candidatos para sua IES, não é mesmo?

Antes de refletir sobre isso, sugerimos que você avalie quantos passos um estudante precisa dar até chegar à sua instituição de ensino superior.

Em primeiro lugar, ele tem que esclarecer se vai ou não continuar os seus estudos após a conclusão do ensino médio. Depois, precisa definir qual será a sua área de atuação. Só nesse momento, ele começa a escolher a melhor instituição dentre as inúmeras existentes no mercado. Sim, é um caminho mais longo do que parece.

Todos esses passos precisam ser dados pelo próprio aluno, no entanto, podemos agir mais ativamente, ajudando a encurtá-los. Um bom caminho para fazer com que eles procurem sua instituição é a partir dos testes vocacionais.

Além de ser uma forma de ajudar no desenvolvimento do aluno, esta também é uma ótima oportunidade para que ele conheça a estrutura da faculdade.

Neste post, você vai aprender como conquistar candidatos realizando testes vocacionais na sua universidade! Confira a seguir!

Saiba como conquistar candidatos para sua IES por meio de testes vocacionais

Incentive o futuro do estudante

Muitos estudantes não sabem ao certo o que fazer depois de concluir o ensino médio. Muitos pensam em largar os estudos após finalizar essa etapa. Outros querem continuar estudando, mas não têm ideia de qual curso escolher — em alguns casos, postergam o ingresso no ensino superior até se decidirem.

Ajudá-los a escolher é o primeiro passo para que eles possam considerar o ingresso na sua universidade e, certamente, os testes vocacionais podem ajudar a encaminhá-los para algum curso!

Faça um primeiro contato memorável

Já parou para pensar quantos estudantes escolhem um curso sem ao menos saber se é aquilo que querem para o futuro? Pior ainda, quantos destes não fazem a escolha da faculdade sem visitar a instituição? Podemos resolver os dois problemas ao mesmo tempo, realizando os testes vocacionais.

Este primeiro contato pode ser decisivo para que eles resolvam ingressar na sua IES — no mínimo, despertará a curiosidade para visitar cada uma das instalações. Lá, vão conhecer a estrutura da universidade, os cursos oferecidos, professores e alunos. Enfim, é uma oportunidade de ouro, por isso, você precisa saber exatamente como conquistar candidatos.

Analise a oportunidade para outras ações

Muitas universidades usam murais, panfletos, banners e outdoors, uma tática comum de como conquistar candidatos. Todas essas ações são válidas, mas poderiam ser mais bem aproveitadas se o estudante realmente visitasse a instituição. Os testes vocacionais, portanto, podem criar a oportunidade para promovermos uma série de outras ações de marketing eficientes.

Para atrair estes alunos para a sua instituição você pode fazer parcerias com cursinhos e escolas e promover um momento agradável com dicas sobre profissões, dinâmicas e incluir o teste vocacional ao final, dando a ele a oportunidade de conversar com as pessoas que obtiveram o mesmo resultado, além de receber orientação de um psicólogo.

Dificilmente o estudante sairá do seu estabelecimento sem um panfleto com informações relevantes, por exemplo. Além disso, todo o investimento de atração certamente surtirá muito mais efeito!

Invista na experiência do aluno

Por fim, não podemos negar que esta experiência será memorável para o aluno. Se os testes forem bem aplicados, eles certamente se lembrarão da sua faculdade para sempre, e podem, inclusive, recomendar a instituição para outras pessoas.

A experiência é um dos fatores mais importantes do marketing, e podemos criar esse momento por meio dos testes vocacionais. A satisfação e o primeiro contato com a universidade serão muito mais impactantes do que se o aluno fizer uma visita comum! Por isso, invista agora mesmo nessa estratégia!

Gostou das nossas dicas de como conquistar candidatos para a sua instituição de ensino? Não se esqueça de comentar!