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  • Postado por Saulo Medeiros 28 abr

Como fazer uma pesquisa de mercado para sua faculdade

Você já se perguntou o que leva um a faculdade a fazer uma pesquisa de mercado?

Para faculdades e universidades, aumentar sua captação de é uma questão que envolve principalmente entender os seu potencial aluno: as suas necessidades, objetivos, desafios, frustrações, e uma infinidade de outros elementos que moldam a experiência de encontrar e selecionar a escola certa.

Durante várias das minhas conversas com gestores do mercado educacional, o que as instituições de ensino querem hoje é um marketing orientado pelos dados.

A forma analítica tem um benefício bastante estratégica: uma vantagem competitiva significativa em relação a outras faculdades.

Ok, já entendi – mas vamos para a parte prática, como isso me ajuda?

Bom, um dos maiores segredos para construir uma forte base estratégica é uma pesquisa de mercado!

Neste post vou te mostrar: por que e como fazer uma boa pesquisa de mercado + como uma instituição de ensino pode ter os recursos necessários para captar alunos de forma mais eficiente e sustentável.

 

Por que fazer uma pesquisa de mercado?

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Qualquer oferta, seja ela acadêmica ou não, está sujeita às leis econômicas básicas da oferta e da procura.

Nós que conhecemos de perto o mercado do marketing educacional sabemos que as vezes, as instituições gastam seus orçamentos de marketing com promoção de cursos em um mercado já saturado, oferecendo produtos semelhantes.

Eles oferecem uma ementa que não há demanda significativa, perdendo a oportunidade de atender a uma necessidade atual.

A pesquisa de mercado capacita faculdades para avaliarem seus contextos competitivos de forma detalhada, abrangente e, finalmente, determinar como priorizar seus gastos de marketing.

Esta pesquisa ajuda o departamento de marketing da sua instituição a utilizar seu tempo e dinheiro de forma mais eficiente, e, finalmente, trazer mais candidatos, que estão alinhados com as propostas oferecidas.

Como alinhar os cursos disponíveis?

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Saber como fazer uma pesquisa de mercado pode ajudar a identificar os alunos que são mais prováveis para se inscreverem em seus cursos — e esta é uma informação valiosa para a captação de alunos. É fundamental que você entenda muito bem os 3 passos desse levantamento:

  1. Em primeiro lugar, reunir dados sobre as taxas de sucesso dos alunos atuais em um curso particular.
  2. Em seguida, estudar os dados para ver como as taxas de sucesso atuam através das linhas demográficas tais como etnia, sexo, renda, situação de emprego, idade, dentre outros.
  3. Finalmente, e mais importante ainda, recolhem mais dados sobre elementos como a necessidade, a motivação, influenciadores e preferências de aprendizagem.

Essas etapas são fundamentais se você quer ter sucesso em sua próxima campanha!

Com estas informações em mãos, você pode criar mensagens focadas: que tenham como alvo os estudantes que combinam mais com as suas ofertas, bem como o alcance será adaptado para sua buyer-persona.

Como diferenciar a sua instituição?

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Para te ajudar a formar uma imagem orientada ao cenário competitivo da sua IES é importante entender como fazer uma pesquisa de mercado eficaz.

Sua equipe pode analisar as ofertas dos concorrentes e esforços de marketing, bem como a sua própria, para comparar os pontos fortes e fracos.

Isto pode traduzir-se em mensagens criativas que ressoam e definem um diferencial.

Quais os fatores que você deve investigar em pesquisa de mercado?

  • Tendências no mercado: São os movimentos de um mercado em um determinado período de tempo.
  • Segmentação do mercado: Esta é a divisão de um mercado em subgrupos com características semelhantes. Isso é necessário para criar uma distinção entre dados demográficos, escolhas, gêneros, e personalidades, etc.
  • Análise SWOT: Esta análise é feita nos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças para um negócio ou empresa.
  • Eficácia do marketing: Leva em conta a análise de risco, pesquisa de produtos, análise do cliente e da concorrência, etc.

 

Quais são os benefícios?

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Um dos maiores benefícios da realização de pesquisa de mercado é que ela permite que você descubra as diversas oportunidades de captação e faz com que seja possível aproveitá-las efetivamente para inspirar suas próximas campanhas de vestibular.

Outra grande vantagem é que ela ajuda as faculdades a minimizarem os riscos por meio de ações em determinados assuntos.

No ambiente de ensino superior competitivo de hoje, a captação de alunos deve ser conduzida pelas realidades de pressões da demanda.

Mas não ignore seus concorrentesAnalisar o que a concorrência faz é fundamental para se dar bem.

A pesquisa de mercado capacita instituições de ensino para conectar os alunos certos com os cursos ideais – de forma mais eficiente e eficaz.

E o mais importante, ela dá às instruções necessárias aos gestores da instituição os recursos que precisam para obterem sucesso.

É assim que você tem a chance de transformar os resultados da sua faculdade e sair na frente do mercado já que poucas concorrentes realmente investem em estratégia.

 

Como a sua instituição trabalha a relação com os correntes?

Utilize os comentários abaixo para troca de experiências sobre como fazer uma pesquisa de mercado eficiente e que funcione para a sua instituição.

Se precisar da minha ajuda para aplicar essa metodologia, basta entrar em contato. Este é o meu e-mail pessoal: saulo.medeiros@5seleto.com.br.

 

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