Conheça 6 números e dados sobre o mercado educacional

Michele Andrade

Apesar dos atuais desafios econômicos e políticos pelos quais o Brasil está passando, temos o maior mercado educacional da América Latina e quinto maior do mundo.

De acordo com os dados do Portal da Transparência, o gasto no setor em 2018 foi de cerca de R$ 95 bilhões. Estima-se que o orçamento do Ministério da Educação para 2019 seja de R$ 117 bilhões.

Conhecer esse tipo de informação é fundamental para as instituições de ensino, pois elas podem preparar suas estratégias de forma mais eficiente e com mais confiança, já que sabem que o mercado educacional está aquecido e se expandindo.

Pensando nisso, separamos mais alguns dados interessantes que podem ajudar você a planejar suas próximas ações:

Panorama geral das IES brasileiras

As informações a seguir foram retiradas do Censo do Ensino Superior no Brasil de 2017. Confira!

1. Número de instituições

Segundo o Censo, em 2017 existiam 2.448 Instituições de Ensino Superior (IES), sendo 296 públicas e 2152 privadas.

Com relação às IES públicas, ainda é possível fazer a seguinte segmentação:

  • 41,9% das IES são estaduais (124);
  • 36,8% das IES são federais (109);
  • 21,3% IES são municipais (63).
  • 53,3% das universidades é pública
  • 87,3% das IES privadas são faculdades
  • Quase ⅗ das IES federais são universidades
  • 36,7% das IES federais são Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e Centros Federais de Educação Tecnológica(Cefets).

2. Matrículas

Das 2.448 IES no Brasil, 82,5% são faculdades e apesar do grande volume, apenas ¼ do total de estudantes estão matriculados nelas.

O maior volume de alunos se concentra nas universidades, contando com 53,6% das matrículas da educação superior.

Em 2017, o número de ingressantes teve um crescimento de 8,1% em relação a 2016.

Entre os anos de 2016 e 2017, houve um aumento no número de ingressantes na rede pública (11,3%), visto a queda registrada no período de 2015/2016 (0,9%).

A rede privada continua com a expansão do número de ingressantes. No período compreendido entre 2007 e 2017, a rede privada cresceu 53,1%.

Já a rede pública aumentou 41,7% no mesmo período.

3. Graduações

Informações sobre os cursos oferecidos:

  • 60,8% bacharelado | 20,1% licenciatura | 19,1% tecnólogos
  • 2,3% das Instituições de Educação Superior oferecem 100 ou mais opções de cursos;
  • 26,7% das IES ofertam até 2 cursos de graduação;
  • Em média, as IES oferecem 14 cursos de graduação;
  • 92% dos cursos de graduação nas universidades são na modalidade presencial.

4- Cursos mais procurados

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Essas foram as 5 graduações mais procuradas pelos alunos na modalidade presencial e com maior número de matrículas:

  1. Direito (879.234);
  2. Pedagogia (714.345);
  3. Administração (682.555);
  4. Ciências Contábeis (362.042);
  5. Engenharia Civil (346.827).

As instituições privadas possuem a maior fatia do mercado

O Brasil possui 57 milhões de alunos em seu sistema de ensino básico, sendo 8,7 milhões na pré-escola, 37,2 milhões no ensino fundamental e 11,1 milhões no ensino médio.

O setor de ensino superior inclui 7,3 milhões de alunos matriculados e aproximadamente 72% dos estudantes frequentam instituições privadas.

Em contraste com o segmento do ensino primário, as instituições privadas dominam o ensino superior no Brasil.

As instituições públicas no Brasil são pequenas e não são capazes de atender à demanda geral por cursos de ensino superior.

Elas são direcionadas para servir como centros de excelência e pesquisa, com padrões de admissão extremamente competitivos e capacidade limitada de expansão.

Já as instituições privadas de ensino superior estão focadas em atender às exigências profissionais do mercado de trabalho e desenvolveram programas flexíveis para atender às necessidades da população trabalhadora.

A modalidade de ensino à distância está em franca expansão

Especialistas do setor, como a Hoper Educação, esperam que, apesar da situação político econômica desafiadora, o setor de educação no Brasil continue a crescer, particularmente no segmento de ensino à distância.

As mensalidades mais baixas e a facilidade de acesso a qualquer hora e lugar deverão aumentar a penetração do ensino superior no Brasil.

As soluções de EAD são particularmente atraentes para o número substancial de universidades privadas com fins lucrativos no Brasil. Isso justifica o recente crescimento dessa modalidade de ensino.

De acordo com a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), das 226 instituições que oferecem aulas de ensino à distância, 64% são privadas, enquanto 36% são públicas.

As mudanças no mercado educacional afetam o seu trabalho

Foi-se o tempo onde o aluno tinha apenas algumas poucas opções para ingressar no ensino superior. A realidade dos dias atuais é que existem tantas opções disponíveis, que o futuro universitário tende a escolher aquela que mais se conectar com ele.

E é nesse ponto que entra a importância de se conhecer os dados do mercado.

Com eles, você pode entender e se relacionar com seus potenciais alunos de uma maneira mais específica e eficiente. Isso faz com que as suas ações tenham resultados cada vez mais positivos.

Além disso, vale lembrar que a quantidade de cursos e IES cresce a cada ano e a tendência é continuar com esse avanço por um bom tempo.

Agora, mais do que nunca, é fundamental investir tempo e esforço na hora de definir suas estratégias, planejar seus processos de captação e retenção e analisar os resultados das suas ações.

Acertar nesses pontos significa aumentar as chances de estar na lista de desejos dos seus futuros estudantes.

E para ajudar você com essa tarefa, recomendamos esse artigo sobre a qualidade do inbound marketing da sua IES. Nele você vai entender a importância do uso do inbound marketing como forma de se destacar no mercado educacional atual.

Como você acha que as informações do artigo de hoje podem ajudar você? Compartilhe nos comentários.

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