4 conteúdos importantes para os candidatos que sua IES precisa ter (parte 1)

Equipe 5seleto

O cenário atual da educação superior no Brasil está extremamente competitivo. Para diferenciar sua IES das das outras escolas, é preciso criar conteúdos importantes. Só assim você vai conseguir melhorar os resultados da captação de alunos e preencher todos os cursos.

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) realizou um panorama do ensino superior brasileiro, que constatou que a concorrência no mercado está extremamente competitiva.

O estudo demonstrou que, em média, a demanda para as Instituições Privadas do Ensino Superior Presencial é de menos de 2 alunos por vaga.

Ou seja: estão sobrando muitas vagas. Será que sua faculdade têm muitas salas com carteiras vazias?

Neste texto, vamos mostrar como – e quais – conteúdos importantes podem ajudar um candidato a escolher sua IES em vez do seu concorrente.

Por que conteúdo é tão importantes assim para seus alunos?

O principal papel dos conteúdos do seu site é ajudar seus futuros alunos a tomarem a melhor decisão. Essa escolha tem que ser consciente, para que os candidatos não se arrependam dela.

A segunda função mais importante desses materiais tem a ver com a retenção. Se o candidato toma uma decisão consciente, ele provavelmente terá mais facilidade para ir até o final do curso. Mesmo que ele tenha algumas dificuldades durante sua trajetória, ele sabe que pode contar com sua instituição para ajudá-lo em todos os momentos.

Além de captação e retenção, os conteúdos são importantes na diferenciação sua marca das outras. Num cenário educacional tão concorrido, você precisa esclarecer cada detalhe. Não basta só atrair a atenção para sua IES:  você precisa ir profundamente nas características das sua faculdade e nas vantagens do seu curso em relação aos concorrentes.

Os candidatos estão tentando decidir qual a melhor instituição para estudarem nessa fase tão importante na vida deles:

  • Qual o melhor curso para mim?
  • Quanto custa?
  • Por que esse curso é melhor que o outro?
  • O que é essa nota do Enade? Por que ele tirou nota 1,2,3,4?
  • Por que esse professor é tão bom?
  • Existe algum profissional de destaque que fez este curso?
  • Esse curso vai me ajudar ganhar um aumento de salário?
  • Profissionais dessa área são bem remunerados?
  • Quais empresas oferecem convênio de estágio para este curso?
  • Tenho chances de sair empregado? Qual a taxa de empregabilidade deste curso?

Sua IES precisa ter conteúdos importantes para atrair e esclarecer as dúvidas de seus candidatos, demonstrando todos seus pontos fortes e diferenciais.

A importância desses conteúdos é criar um relacionamento com seu futuro aluno, muito antes dele se candidatar a estudar na sua instituição.

O grande benefício de fazer conteúdos importantes para seus alunos é que você consegue formar listas de interessados nos seus cursos antes do processo seletivo ser aberto. Quando o período de inscrições é aberto, sua equipe já tem uma grande quantidade de leads para serem trabalhadas.

Por isso, separamos 10 conteúdos importantes para que seus futuros alunos tenham todas as informações necessárias para tomarem uma decisão certa.

Neste primeiro texto, mostraremos 4 conteúdos indispensáveis para sua IES.

Conteúdos importantes para seu candidato #1 – Como tirar uma boa nota no Enem

conteúdos importantes

Hoje, a forma de ingresso mais comum nas universidades brasileiras – sejam elas públicas ou particulares – é o Enem.

Portanto, muito antes de seu futuro aluno se matricular na sua instituição, ele estará estudando muito para conseguir uma boa nota no exame.

Você concorda que se sua instituição conseguir ajudá-lo com dicas de estudo para tirar uma boa nota no na prova, ele muito provavelmente começará a procurar mais informações sobre a sua IES?

Desenvolva uma série de conteúdos relacionados ao tema. Dicas de estudo, livros importantes, truques para estudar de forma mais inteligente, dicas para o dia da prova, entre outros. O importante é você se colocar no lugar do aluno e se perguntar: o que teria me ajudado tirar uma boa nota na prova do Enem?

Quer ver alguns exemplos reais? Experimente fazer uma busca no Google com os  seguintes termos:

  1. Como tirar uma boa nota no Enem?
  2. Como tirar total na redação do Enem?
  3. Como a redação do Enem é corrigida?
  4. Quem corrige a prova do Enem?
  5. Quem faz a prova do Enem?
  6. Como passar no Enem?

Se você fizer alguma pesquisa com essas palavras-chave ou outros termos parecidos, será muito difícil encontrar um conteúdo de uma instituição de ensino superior.

Normalmente, os posts que ranqueiam melhor são de outros portais de educação, sites de notícias ou órgãos governamentais. O que não parece fazer muito sentido, pois quem mais quer que os alunos tirem boas notas no Enem são as próprias IES.

Se o seu conteúdo fosse um dos primeiros e ajudasse futuros alunos à estudarem para o Enem, eles estariam muito mais propensos a se relacionar com sua instituição, não é mesmo?

Conteúdos importantes para seu candidato #2 – Qual o valor de um curso superior?

Inbound Marketing na Educação

Você já se perguntou o motivo de fazer um curso de graduação superior? E o seu futuro aluno, será que ele tem esse mesmo tipo de dúvida?

Para a maioria dos jovens, já existe um caminho determinado à ser seguido após o ensino médio. Poucos ainda se questionam se devem ou não fazer um curso superior. Porém, será que mesmo essas pessoas sabem qual é o valor de uma graduação?

Na verdade, estar em uma instituição não significa necessariamente que você estará estudando, aprendendo conteúdos importantes para o seu futuro e se capacitando para o mercado de trabalho. A única coisa que você garante é um lugar para sentar na sala de aula.

Uma boa parte dos alunos que acabaram de sair do ensino médio estão preocupados em estudar numa boa instituição por causa da pressão dos pais. Muitos não percebem o valor que isso tem em suas vidas.

Sua IES precisa desenvolver conteúdos importantes para demonstrar a seu futuro aluno o valor de fazer um curso superior.

Afinal, não é apenas o diploma que importa. O candidato precisa estar ciente de tudo que ele aprenderá e crescerá dentro da instituição.

Muito além das aulas e das matérias, seu aluno precisa dar valor à formação pessoal, o convívio com várias novas pessoas com ideias e ideais diferentes, além de saber desenvolver o seu próprio valor para o mercado de trabalho.

A seguir, mostraremos isso na prática.

Ao digitar na pesquisa no Google “por que fazer um curso superior?”, você pode encontrar um conteúdo das Faculdades Integradas de Itacaré (Fafit). O conteúdo tem exatamente esse mesmo título e contém, de forma simples e resumida, a opinião da instituição.

Um detalhe é que o conteúdo possui 475 curtidas no Facebook, o que é um bom número. Provavelmente muitos alunos já procuraram sobre esse conteúdo.

Provavelmente você teria resultados semelhantes se sua instituição tivesse um conteúdo com um tema relacionado à esse.

Porém, com um conteúdo muito mais direcionado para os alunos e futuros alunos da sua IES, provavelmente você teria números ainda melhores e mais assertivos para captação e retenção de alunos.

Mas receber somente a visita do candidato não basta para nós. Você precisa saber quem é essa pessoa.

Então aqui vai mais uma dica de captação:

[blockquote background=”#FAFAFA”]Nossa sugestão é que você coloque destaque para downloads de Ebooks no meio deste texto. Isso é feito no intuito de trocar os materiais pelo contato do aluno, tendo no formulário de captação a área de interesse do aluno (não o curso). Quando o processo seletivo estiver com inscrições abertas, sua IES deve enviar um e-mail para esta lead e direcioná-la para a inscrição. — quer saber mais? [/blockquote]

Imaginem quantas leads a FAFIT estaria captando se aplicasse essa dica.

 

Conteúdos importantes para seu candidato #3 – Lista com razões (ou diferenciais) para estudar na instituição de ensino

conteúdos importantes

Quais são os pontos mais fortes da sua IES?

Vários candidatos não têm certeza de quais são os diferenciais das faculdades pelas quais se interessam. Muitas vezes, eles não são informados desses diferenciais ou só os descobrem esses diferenciais depois de se tornarem alunos.

Imagine o potencial que você passa para seu futuro aluno quando ele sabe todos os pontos fortes da sua IES.

Por isso, um bom caminho é desenvolver conteúdos importantes que contenham tudo e todos os diferenciais que sua instituição tanto investiu para possuir.

Você pode fazer uma lista geral e uma lista por curso, contando o que a instituição oferece de melhor.

Os conteúdos podem conter tudo, desde o quadro de professores até a acessibilidade aos deficientes físicos. Se coloque no lugar do aluno e pense o que existe na sua instituição que é de valor para ele. Imagine quais fatores fariam a diferença quando ele estiver na dúvida entre qual instituição escolher.

Se vários alunos soubessem todos os diferenciais das instituições que tinham em mente, eles provavelmente teriam tomado decisões bem mais conscientes e confiantes que fizeram a escolha certa.

É exatamente este sentimento que seu futuro aluno deve ter.

Veja o conteúdo deste link.

O Unipê, de João Pessoa, na Paraíba, conseguiu demonstrar os diferenciais da instituição no geral e os pontos fortes de cada curso.

Eles conseguiram mostrar vários motivos para os alunos escolherem estudar no centro universitário.

Ainda no final do texto, temos um vídeo falando mais sobre os diferenciais do Unipê e dos cursos da Business School.

Conteúdos importantes para seu candidato #4 – Financiamento e formas de pagamento

conteúdos importantes

 

Será que seus futuros e atuais alunos sabem quais são as formas de financiamento e pagamento que sua IES oferece?

Principalmente com os problemas atuais do Fies, os alunos precisam ter opções alternativas para financiamento do curso. O principal é não focar nos problemas atuais e sim na solução deles para seus alunos.

Até porque, naqueles tempos AF (antes do Fies) sua instituição captava alunos, não é mesmo?

Agora, DF (depois do Fies) ofereça, por exemplo, alternativas de financiamento interno da instituição ou financiamentos privados, como o PRAVALER. Mas esse é um assunto para outro texto.

O principal é criar conteúdos importantes para seu aluno estar totalmente consciente das opções que ele tem para financiar o curso na sua instituição.

Um conteúdo que estamos ajudando nossos clientes a desenvolverem é justamente o financiamento pós-matrícula.

Isso mesmo! Muitos alunos têm dificuldades financeiras durante o curso, por isso você deve ter conteúdos desse tipo. Essa temática também vai ajudar você na retenção de alunos!

Você pode desenvolver ferramentas bem simples relacionadas ao tema.

Uma uma planilha calculadora de custos, por exemplo. Ela pode demonstrando todo o valor do curso e o valor do curso com as opções de financiamento, para que ele consiga enxergar os números e analisar se terá condições de estudar na sua IES.

No caso da Estácio de Sá, temos um portal inteiro demonstrando como financiar o curso superior. Ele mostra quem pode e como se candidatar, entre várias outras informações úteis para os candidatos e para quem já estuda na instituição.

Porém, no portal, só conseguimos identificar uma forma de financiamento além do Fies.

Portanto, sua IES pode estar muito na frente demonstrando formas de financiamento alternativas, como a do PRAVALER.

Qualquer IES é capaz de desenvolver conteúdos importantes para captar e reter mais alunos

Bom, essa foi a primeira parte dos conteúdos importantes que sua IES precisa ter. Esperamos que você tenha gostado.

Seguindo este guia e desenvolvendo os conteúdos, você será capaz de se tornar sua IES muito mais atraente e gerar mais oportunidades de captação de alunos.

Na segunda parte, mostraremos os outros 6 conteúdos importantes.

É válido ressaltar que sua IES precisa ter todos os tipos de conteúdos que estamos indicando para conseguir atingir os melhores resultados.

Não perca o segundo capítulo!

Nele, explicaremos também como entregar e desenvolver esses conteúdos. Pois, não adianta apenas ter conteúdos importantes; seus alunos precisam conhecer esses materiais.

Você pode ajudar sua IES se tornar um case de sucesso. Basta desenvolver conteúdos de qualidade, com foco em captação e retenção com novos recursos.

Para implementar todas essas dicas e desenvolver uma estratégia efetiva de Marketing Digital, é fundamental que você tenha o apoio de uma agência especializada no tema.

Por isso, fale com os nossos consultores e veja o que a 5seleto tem a oferecer para sua IES.

 

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar