Conversão de leads: aumente os resultados da sua instituição de ensino

Rodrigo Neiva

Se você deseja melhorar os resultados de sua instituição de ensino e aumentar o número de inscrições, é essencial que dê uma atenção especial à conversão de leads. Para tanto, existem algumas ações que você pode colocar em prática em relação às estratégias de Inbound Marketing.

Quer entender melhor sobre o assunto e ainda conhecer as melhores dicas de como realizar uma conversão de leads eficiente? Então, não deixe de acompanhar este post!

O que é conversão de leads?

Em primeiro lugar, é preciso saber que a palavra “lead”, no marketing digital, designa seus alunos em potencial, isto é, aquelas pessoas que, de alguma forma, mostraram interesse pela sua faculdade – seja assinando a newsletter ou preenchendo um formulário.

Converter o lead é, portanto, transformar o candidato em inscrito.

Para que isso se realize, porém, é importante implantar algumas estratégias que ajudem a aumentar as chances de isso acontecer.

Listamos as principais delas a seguir, para que você possa se basear na hora de aprimorar o blog da sua instituição de ensino.

Usabilidade

Pouco adianta criar um site bonito e com um logo supermoderno e criativo se a experiência de navegação do usuário não for priorizada.

O site deve ser intuitivo, com informações claras, fácil de navegar e responsivo, isto é, adaptável a telas de qualquer aparelho, seja ele smartphone, tablet ou desktop.

Tudo para que o aluno em potencial sinta-se a vontade e encontre toda a informação de que necessita.

Conteúdo relevante

Ao contrário do que muita gente ainda acredita, criar 1001 conteúdos não é o bastante para garantir o engajamento dos candidatos.

Mais do que quantidade, é preciso se preocupar com a qualidade desse conteúdo, principalmente em se tratando de IEs.

Sendo assim, crie algo relevante, de acordo com o perfil do candidato que se deseja atingir e com o estágio do funil de vendas pré-determinado, responda as dúvidas e forneça dicas e informações interessantes.

Tudo isso faz com que, além de criar um vínculo com o aluno – que vai querer voltar para ler outros conteúdos –, ainda passe autoridade no assunto por parte da instituição, algo que influencia na realização da matrícula, no final das contas.

CTAs

Do inglês “Call to action”, esse recurso tem o propósito de levar o leitor a realizar a ação desejada pela instituição. Isso é feito por meio de frases no imperativo, como “Ligue agora mesmo” ou “Matricule-se já!”.

Incluir esse tipo de construção de frase de maneira sutil ao final de cada conteúdo produzido pode aumentar as chances de o leitor ser conduzido pelo caminho que sua equipe deseja, com o objetivo de realizar a conversão de leads em alunos.

Parece algo bem simples, porém, é bastante eficaz.

Nutrição antes da conversão

Tenha sempre em mente que converter um lead não é um ato, é um processo.

Sendo assim, antes de criar conteúdos que o incentivem a realizar a matrícula logo de cara, é necessário nutrir esse lead com conteúdos despretensiosos, que tenham como primeiro objetivo ajudá-lo.

Do contrário, a conversão parecerá forçada e, ao invés de atrair, sua escola pode acabar afugentando o aluno. Uma dica incrível de ferramenta para esse propósito é o e-mail marketing.

Oferta honesta

Ser claro e honesto com o seu público é algo que faz a diferença na tomada de decisão do lead.

Caso ele se sinta enganado de alguma forma em relação à proposta de ensino que sua instituição oferece, você não estará perdendo somente um aluno em potencial, mas também suas indicações.

Portanto, não exagere nos autoelogios e não faça promessas que não possa cumprir. Transparência no marketing é a melhor política para a conversão de leads!

E aí, preparado para melhorar os resultados de Inbound Marketing de sua IE e converter mais leads?

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