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  • Postado por Saulo Medeiros 08 nov

Descubra como desenvolver um plano de marketing para sua empresa

Para quem não sabe para onde ir, qualquer lugar serve, não é mesmo?

E é essa a importância de um plano de marketing!

Elaborar um plano de marketing, nada mais é do que definir as ações que serão tomadas para atingir um determinado objetivo.

No caso de uma Instituição de Ensino, por exemplo, o objetivo pode ser de conquistar uma grande quantidade de inscrições em sua instituição de ensino ou fortalecer os laços com os atuais alunos.

E olha, o mais importante de tudo isso é que você coloque isso no papel.

Durante a minha vida profissional, ajudei diversos clientes a fazer exatamente isso: traçar uma meta e quebrá-la em várias ações.

E eu sei que é possível pensar estrategicamente nesse caminho em alguns passos, para você desenvolver um bom plano de marketing e transformar tudo isso em resultados!

Você já sabe onde quer chegar? Então vem comigo!

 

Analise o mercado e a sua empresa/instituição

Plano de Marketing, analise o mercado e sua IES

Não adianta aqui a gente entender somente a nossa realidade.

O objetivo de analisarmos o mercado é de justamente entender como o ambiente externo influencia no momento que sua instituição está.

É preciso que o diretor ou gestor identifique quais são os fatores que influem diretamente em seu trabalho, como fornecedores de material, alunos, concorrência e público-alvo, além dos macroambientes como economia, política e cultura e as mudanças que causam nos hábitos sociais e de consumo.

Aprenda também a reconhecer, além das qualidades, as dificuldades e fraquezas da instituição, deixando claro qual é o capital disponível para investimento.

Sem essa resolução inicial, o plano de marketing vai por água abaixo em longo prazo, pois não se sustentará quando deparar-se com a real situação da instituição.

 

Faça um panejamento do seu plano de marketing

Plano de marketing, faça um planejamento

 

Definir metas e saber quais são os objetivos da instituição, como a captação ou retenção de alunos, é uma forma de mostrar aos profissionais de marketing onde você quer chegar para que a equipe trabalhe sabendo exatamente o que precisa ser feito.

Além disso, é preciso definir metas plausíveis, que estejam de acordo com as possibilidades financeiras da instituição e com prazos realistas para elas serem cumpridas.

 

Não ignore essa etapa.

Planos de marketing sem planejamento são famosos por não conseguirem alcançar o objetivo.

 

Conheça seu público-alvo do seu plano de marketing

Plano de marketing público alvo

É necessário definir no plano de marketing quem é o público de sua instituição – qual a faixa etária, a que classe econômica pertence, quais são os hábitos de consumo, além de prestar atenção na demanda do aluno, se está satisfeito com a instituição e de que forma ele se refere ao serviço prestado.

Afinal, a realização de uma pesquisa profissional pode contribuir para uma coleta mais precisa dessas informações.

A partir delas, é possível desenvolver uma persona, uma pessoa fictícia — com nome, idade, preferências, entre outras informações — que represente como seria o seu aluno ideal e como seria o contato entre ele e a instituição, sendo mais fácil direcionar as ações de marketing para uma pessoa “real” do que para um público generalizado.

Entender o contexto de vida dessa persona, é ideal para desenvolver uma mensagem e um argumento de venda compatível com a realidade dele, não acha?

Para te ajudar com essa etapa eu desenvolvi um material bem detalhado para você seguir –  para ter acesso é só clicar aqui.

 

Aprenda com a concorrência

Plano de marketing Aprenda com a Concorrência

É interessante perceber como outras instituições se comunicam com seus alunos, quais são suas qualidades e onde perdem a conexão para que você possa identificar o diferencial de sua instituição de ensino.

Dessa forma, você aprende o que tem dado certo e o que não deve ser feito na hora de definir as estratégias de sua campanha, pensando na melhor forma de se posicionar e consolidar sua marca no mercado.

 

Defina as ações de marketing para seu plano de marketing

Plano de marketing Faça Metas

A partir das informações colhidas e das metas definidas, é hora de escolher que ações e estratégias serão usadas.

Marketing viral, inbound ou outbound marketing são algumas das ferramentas, mas sua escolha deve estar de acordo com suas possibilidades e com a demanda de sua persona — seu aluno ideal — para que não sejam feitos investimentos desnecessários ou que não condizem com a realidade financeira da instituição.

E mais!

Geralmente, quando a gente olha o nosso objetivo final, parece que vai ser quase impossível alcançá-lo, né?

Por isso é que essa etapa é tão importante – quebrando esse objetivo final em etapas ele se torna bem mais próximo e alcançável.

 

Faça um cronograma do seu plano de marketing

plano-de-marketing-cronograma

Coloque no papel o momento em que as ações serão realizadas, os recursos e prazos necessários para praticar cada ação, tornando possível monitorar os resultados do processo.

A partir desse monitoramento, o plano de marketing pode ser revisado – caso haja necessidade, é possível mudar o plano ou algumas ações, a fim de readequar-se à nova demanda de público ou do mercado.

Um bom plano de marketing evita desperdício de tempo e dinheiro.

Afinal, você consegue prever possíveis consequências das ações de marketing pela análise do mercado e da situação interna de sua instituição.

E uma última dica pessoal é:

Procure trabalhar com profissionais especializados nessa área e sempre revise seu plano com calma.

Uma pequena ação antes evita um trabalho dobrado depois!

 

Agora que já estamos nessa época do ano:

Já fez um plano de marketing para sua instituição de ensino?

Bom, comente aqui e saiba também sobre as redes sociais que seus alunos já utilizam e sua instituição precisa conhecer!

 

Inbound Marketing para iniciantes

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Um resumo para você compreender como funciona a estratégia por trás da metodologia Inbound Marketing e começar a mudar os resultados da sua empresa.

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