eBook: o que preciso saber antes de fazer meu eBook?

Equipe 5seleto

No nosso blog temos mostrado como o Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo são as melhores formas da sua empresa aumentar seus resultados. Estamos vivendo na época onde os consumidores ditam as regras, e temos que atualizar nossas estratégias. Conhecimento nas práticas de Inbound Marketing são vitais para o crescimento do seu negócio.

Uma das táticas mais importantes do Inbound Marketing, é a criação de conteúdo, como dissemos no nosso último post. Pois com a disposição de informação fornecida pela internet, o consumidor que vai atrás dos seus produtos ou serviços através de mídias sociais, blogs, ofertas, eBooks, entre outros. E por isso vamos falar sobre uma das ferramentas do Inbound Marketing.

 

eBook: Como fazer e como ele pode me ajudar a aumentar meus resultados?

Antes de você abrir o Microsoft Word, Google Docs ou qualquer outro editor de texto, e esperar que uma luz divina mostre o melhor eBook para sua empresa, nós recomendamos que você utilize algumas técnicas para tornar o processo de criação mais simples, e você obtenha um sucesso maior com o seu conteúdo.

 

1º passo – Objetivo:

O seu primeiro objetivo deve ser gerar leads. Mas você também tem que pensar o que seus leads vão fazer depois que eles baixarem seu eBook. O conteúdo pode ser maravilhoso, mas se esses objetivos não estiverem bem definidos, seus leads não saberão o que fazer. Você deve se perguntar: “Eu quero que eles consumam mais conteúdo?” ou “Eu quero que eles entrem em contato com o meu time de vendas?”. Tenha certeza que esses objetivos estão bem claros durante o processo de criação.

 

2º passo – Audiência:

Você pode ter o melhor eBook do mundo para cozinhar um bife, se o público dele for uma comunidade vegetariana, ele vai ser o melhor eBook fracassado do mundo. Muita gente falha ao considerar qual tipo de audiência é o alvo do eBook. Esse passo é crucial para o sucesso do seu conteúdo e para alcançar os objetivos.

Uma dica profissional: dedique um tempo para criar seus buyer personas. E o que são buyer personas? São representações fictícias dos consumidores ideais da sua empresa. Portanto o alvo do seu eBook deve ser uma dessas personas. Para saber mais sobre as buyer personas fique ligado no conteúdo do nosso blog.

 

3º passo – Tópicos:

Depois que você definiu os objetivos e o público alvo do seu eBook, utilize ambos para ter ideias sobre o que escrever. Você deve pensar o que eles esperam, saber se você está resolvendo um problema, ou se está oferecendo uma nova oportunidade para sua audiência. E assim pensar em soluções para criar o conteúdo do seu eBook.

Uma vez que você identificou quais tópicos vão ser mais adequados para sua audiência, você pode pegar conteúdo do seu próprio blog para ajudar na criação. Ver os tópicos citados nos posts do seu blog, e buscar referências externas para criar um esboço é uma ótima dica.

 

4º passo – Escopo:

Podemos pensar no escopo do seu eBook em duas partes:

Primeiro, quais recursos você tem para ajudar na produção do conteúdo. O design pode ser elaborado em um trabalho conjunto entre você e seu designer. As imagens podem ser retiradas dos seus próprios produtos ou serviços, ou de fontes externas.

Segundo, com base nos recursos disponíveis, analise o cronograma para a produção do eBook. Quanto tempo você pode despender dos seus funcionários para a criação. Em quanto tempo você espera que ele esteja pronto. Pense em prazos tangíveis para não sobrecarregar sua equipe, não é um processo simples!

 

Agora que você já possui o conhecimento de como planejar a criação do seu eBook, passando pelo objetivo, qual a audiência, os tópicos e como fazer o escopo, você já pode começar a escrever! Então junte sua equipe e elabore suas metas. Fique ligado no nosso blog, onde daremos dicas de como fazer uma boa divulgação do seu eBook.

 

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