Entenda como a psicologia das cores otimiza sua captação de alunos!

A psicologia das cores pode ser definida como o estudo responsável por mostrar como o cérebro identifica e transforma diferentes cores em sensações.

Mas como isso pode ajudar uma instituição de ensino?

Neste post vou contar pra vocês como a psicologia das cores pode otimizar sua captação de alunos e como utilizar esta ferramenta para aumentar a sua base de captação.

Vamos lá?

 

Psicologia das cores

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A psicologia das cores trabalha com as sensações que estas causam e transmitem ao cérebro.

Quando utilizadas em designs para a composição de diferentes materiais como mídia impressa ou eletrônica como sites e blogs, podem ser tornar extremamente atrativas e trazer maior eficiência a este material, ou seja, atrair e cativar possíveis alunos.

 

Harmonia na psicologia das cores

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Apesar de alguns conceitos universais em relação às cores, a forma de utilização destas será responsável pela harmonia necessária para enriquecer diferentes peças de comunicação.

Uma das técnicas utilizadas é a do contraste.

Dependendo da forma como ela é utilizada, pode mostrar um visual midiático mais simples, moderno ou conservador, dependendo das cores que forem contrastadas.

Outro fator importante na relação das cores escolhidas na divulgação de marketing, é a ligação que a cor tem como o tema que está sendo trabalhado.

Isso abrange o layout da página, o público-alvo das peças publicitárias, além dos objetivos finais e outros fatores que poderão influenciar o mix de cores utilizados.

 

Cores que mudam a percepção de temperatura, segundo a psicologia das cores

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Algumas cores, de forma isolada e em conjunto, são responsáveis por mudar a percepção das pessoas em relação à temperatura.

Elas fazem com que as pessoas se sintam mais aconchegadas ao visualizar certos detalhes que utilizam estas combinações.

Outras sensações transmitidas por estas cores são entusiasmo e alegria.

Cores como laranja, amarelo e vermelho podem trazer a sensação de algo mais quente, passando assim para o público-alvo uma imagem vibrante, que aumenta a frequência cardíaca e a vitalidade. É preciso cuidado nestas combinações já que, se utilizadas em excesso, podem gerar agressividade ou até mesmo desconfiança, pois o vermelho normalmente é associado a perigo.

 

Cores que transmitem sensações de calma, segundo a psicologia das cores

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O azul e o verde também alteram a percepção de temperatura, porém estas duas cores são consideradas frias.

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A cor azul tem efeito calmante, transmitindo bondade e serenidade e até mesmo paciência, além de fomentar a busca por soluções criativas.

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No caso da cor verde o efeito é sedativo, ajudando no relaxamento e diminuição da fadiga.

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A cor roxa, junto ao verde e o azul, passa uma imagem de profissionalismo, pode reduzir a ansiedade e o medo, despertando a criatividade.

Assim, essa combinação pode ser utilizada para acalmar as pessoas, atrair um público mais masculino e chamar a atenção daquelas que possuem alguma restrição no orçamento.

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A utilização da psicologia das cores depende também de outros fatores como, por exemplo, se o público-alvo é formado por mais homens que mulheres, atraídos comumente pela cor roxa.

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Ou ainda se sua instituição quer passar uma imagem de maior confiança, representada por mídias na cor azul.

psicologia das cores amarelo laranja vermelho

Outra dica pessoal é que sempre utilize na campanha, um ponto de contraste para as ações mais importantes, como um botão de “Inscreva-se”, por exemplo.

O interessante aqui é guardar as cores quentes, como o vermelho, laranja ou amarelo que chamam atenção e atraem a visão

 

E claro, é preciso aliar estas técnicas à identidade de cores de sua instituição e aos diferentes momentos da captação como promoções, vestibulares fora de época ou ainda lançamento de novos cursos.

E se precisar de uma ajuda para escolher em algum momento, pode utilizar essa página do Google para te dar vários insights. Que tal?

Agora me conte, você já utilizava essas técnicas antes? Deixe seu comentário aqui embaixo!
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