Quando falamos sobre estratégias de marketing entramos em um assunto tão amplo e com tantas possibilidades que a maioria dos empresários fica confuso para saber quais estratégias são as melhores para seu negócio. A primeira dúvida ao pensar em uma estratégia é definir se realizará o seu marketing online, offline ou um pouco de cada. Porém, muitas pessoas não percebem qual é o fator mais importante ao definir qual estratégia investir:
O mais importante é definir estratégias de marketing online ou offline que foquem no ROI (retorno sobre o investimento realizado).
Independente de qual estratégia você escolher, marketing online, offline ou os dois, você deve sempre ter uma forma de analisar o quanto sua estratégia está sendo benéfica para sua empresa em resultados financeiros. Se a sua estratégia de marketing não possui indicadores financeiros, você precisa repensar toda sua estratégia.
O marketing offline é constituído de todas as práticas utilizadas por uma empresa para divulgar sua marca e aumentar o número de vendas sem utilizar a internet. Muitas dessas práticas vem sido adotadas há décadas e algumas até há séculos, são estratégias de marketing bem tradicionais e continuam sendo muito importantes para empresas. Alguns exemplos de marketing offline são:
- Propaganda impressa, como panfletos, revistas, jornais;
- Propaganda em televisão e rádio;
- Ligações diretas para uma base de contatos;
- Promoções, eventos, vouchers, etc.
O marketing online é constituído por todas as estratégias de aumento do número de vendas e divulgação de marca utilizando a internet. Em um mundo praticamente digital você deve estar por dentro das estratégias de marketing online, pois a cada dia que passa, mais pessoas estão conectadas à internet e mais pessoas estão utilizando a internet para comprar produtos e serviços. Alguns exemplos de estratégias de marketing online são: sites, blogs, vídeos, redes sociais, links patrocinados, etc.
Uma das principais diferenças entre uma estratégia de marketing online e uma offline está na forma como você consegue medir o retorno do seu investimento. Em uma estratégia offline é possível medir quanto de receita está vindo do seu investimento, porém é muito mais complicado do que em uma estratégia de marketing online. Como você conseguiria medir quantas pessoas compraram seu produto porque viram sua propaganda na televisão? Como medir quantos clientes chegaram através de uma ação de panfletagem? Existem formas de medir qual é este retorno, mas não são formas simples e nem baratas. No marketing online todo o seu investimento consegue ser analisado em resultados financeiros de forma bastante simples, pois na internet tudo fica registrado.
Evolução no processo de compras
Estamos passando por uma transformação na maneira como as pessoas compram um produto ou serviço. Hoje as pessoas buscam muito mais informações antes de tomar uma decisão. E o lugar onde elas mais procuram é na internet, por isso é importante a sua empresa estar presente com uma estratégia de marketing online eficiente. Os consumidores procuram sites, conteúdos, diferentes empresas, fórums, blogs, qualquer tipo de informação para ter certeza de que estão fazendo uma boa escolha. E tenha certeza, consumidores acreditam muito mais no que outros consumidores dizem do que em uma publicidade. Ou você realmente acredita que a Xuxa usa Monange?
O marketing tradicional já não tem a mesma força que tinha, pois as pessoas já não acreditam mais nele como antigamente. Isso aconteceu porque o acesso à informações ficou muito mais fácil com a internet, e com isso as pessoas conseguem fazer uma analise muito melhor sobre o custo benefício de um produto ou serviço que eles queiram adquirir.
Marketing Online: Dados da internet no Brasil
Veja alguns dados sobre a evolução da internet no Brasil:
- O Brasil é o 5º maior país com internautas no mundo: 88 milhões de pessoas. Isso representa 45,6% da população brasileira.
- Dessas 88 milhões de pessoas 87% entram na internet ao menos uma vez na semana.
- Em 2013 o número de pessoas que compraram produtos na internet foi de 51 milhões, mais que o dobro do que em 2010 (23 milhões).
- Em 2013 o comércio online movimentou 28 bilhões de reais, crescimento de 24% ao ano anterior.
Fonte: e-Commerce.org
Qual a melhor estratégia para sua empresa: Marketing online ou offline?
Para definir qual a melhor estratégia para sua empresa você precisa entender perfeitamente quem é seu público, ou seja, para quem você está vendendo. A partir do momento que você tem a definição do seu cliente ideal (buyer persona), você pode analisar qual é o marketing mais adequado para potencializar os resultados da sua empresa.
Muitas vezes investir em marketing online e offline ao mesmo tempo pode acabar se tornando inviável, não porque o custo do investimento é alto, mas porque você não possui uma forma eficiente de analisar o ROI. Por isso, você deve sempre procurar estratégias online ou offline que possuam uma forma eficiente de analisar qual o retorno financeiro que a sua empresa está tendo. Se uma estratégia apresenta um ROI muito positivo para sua empresa, o custo dela não é importante, pois você ganhará mais do que investe, sua empresa vai crescer.
Olhar sempre para o futuro
Estratégias de marketing assim como tudo na vida não vão durar para sempre. Você deve se manter a par das novas tendências e novas estratégias para investir. No mundo de hoje, as mudanças estão acontecendo cada vez mais rápido e por isso as empresas devem sempre se atualizar. Não fique preso a uma estratégia que funcionou bem no passado e hoje já não traz os mesmos resultados. O marketing online e o marketing offline estão em constante evolução, assim como sua empresa.