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Estratégias de marketing terríveis: 7 conselhos errados sobre marketing

Todos nós sempre estamos sempre tentando melhorar em nossos trabalhos, não é mesmo? Ao menos é que o deveríamos! Seja você um jovem que acabou de sair do ensino médio em busca de experiência, ou um veterano de longa data procurando atualizar suas estratégias. Todos nós estamos buscando as mais novas e melhores tendências do marketing e vendas para conseguir aumentar os resultados.

O problema é que existe uma grande quantidade de conselhos errados na internet.

Não quer dizer que esses conselhos sejam mal intencionados, eles apenas foram mal interpretados ou baseados em alguma definição equivocada. Então como saber quais conselhos estão de acordo com as novas tendências e quais são apenas perda de tempo?

Vamos responder essa pergunta mais para frente. Separamos 7 conselhos totalmente errados para você ter uma ideia de como pode-se achar muita coisa equivocada na internet. E se por acaso você estiver cometendo algum desses erros, não se preocupe, vamos mostrar o modo correto para você voltar ao trilho e aumentar seus resultados.

Estratégias de marketing terríveis #1: Se você postar, eles virão

Um dos maiores erros que muitas empresas cometem no marketing de conteúdo, é achar que apenas escrever alguma coisa, ou buscar alguma imagem, ou criar algum conteúdo e postar no seu site, blog ou rede social, as pessoas virão. E obviamente, eles vão amar e compartilhar para toda sua rede de contatos. O que você precisa fazer é publicar!

Não! As coisa não são assim. A vida não é tão fácil, infelizmente.

Então, como que funciona: Conteúdos devem ser criados a partir de todo um planejamento elaborado para uma estratégia de meses de duração. Os conteúdos são direcionados para uma persona definida a partir de um ou mais gatilhos. Esses gatilhos são dúvidas ou problemas que essa persona possui. Por exemplo, uma pessoa vai buscar uma solução para um problema, se a sua empresa fornecer a solução para este problema, então você deve ter um conteúdo para ele. Mas se pudermos dar uma dica especial aqui, diremos: os textos mais compartilhados são aqueles com maior relevância emocional. Aqueles que realmente mexem com as pessoas…

Estratégias de marketing terríveis #2: Você precisa estar em todas as redes sociais

É normal achar que quanto mais redes sociais você estiver, mais público vai conseguir atingir não é mesmo? Sim, você deve estar em alguma rede social, mas não precisa estar em todas elas. Cada rede social precisa de uma formatação diferente de postagem, são diferentes métodos para cada uma delas. Você pode acabar perder tempo demais, sem ter o retorno esperado.

Então, como que funciona: Você precisa estar na quantidade de redes sociais que você possuem o melhor custo benefício para sua empresa, analisando o tempo gasto e o retorno trazido de cada uma delas. Uma opção é fazer testes em várias redes sociais diferentes durante um certo período de tempo, e analisar quais trouxeram mais resultados.

Estratégias de marketing terríveis #3: Você só precisa estar nas redes sociais que seus clientes estão

Muitas pessoas rejeitam uma rede social só por acharem que seus clientes não estão utilizando. Mesmo com um estudo sobre personas falando que ela não está em uma rede social específica, a quantidade de usuários das redes sociais é absurda. Então, você pode acabar deixando de obter resultados significativos por não ter testado.

E pense comigo, se os seus clientes potenciais não são usuários dessa rede social, futuramente eles poderão ser. Então você já estará estabelecido na rede como uma empresa consolidada. E seus resultados vão ser muito maiores, não é mesmo?

Então, como que funciona: Novamente o melhor caminho é testar. Se você acha que uma rede social é interessante e pode te trazer um retorno. Faça um período de teste de alguns meses e veja se está tendo bons resultados. O importante é sempre analisar os resultados vindos de cada rede.

Estratégias de marketing terríveis #4: Quanto mais # melhor

Um erro comum no Twitter é achar que quanto mais hashtags maior será o alcance da sua publicação. Mas não é bem assim que funciona. Um relatório da Salesforce constatou que tweets com um ou dois hashtags possuem 21% mais engajamento do que aqueles que possuem 3 ou mais.

Então, como que funciona: Utilizar a estratégia de uma ou duas hashtags no máximo, além de direcionar bem para qual palavra você irá inserir a hashtag. O intuito é atingir o público certo, e não apenas o maior público possível.

Estratégias de marketing terríveis #5: Aumente sua base de emails rapidamente comprando uma lista

Para esse conselho uma simples resposta: Não faça isso. #PELAMORDIDEEEEUUUUZZZ

Então, como que funciona: Uma base de emails que realmente traz resultados é construída com o tempo. São pessoas que vieram de forma orgânica e estão interessadas no que você tem a oferecer.

Estratégias de marketing terríveis #6: Automação do marketing vai resolver todos os seus problemas de email

A automação do marketing é uma coisa maravilhosa, mas não quer dizer que vai resolver todos os seus problemas com envio e nutrição de e-mails. Se a sua automação atual não está trazendo novos leads, então ela precisa ser trabalhada.

Então, como que funciona: A automação do marketing precisa sempre ser analisada e quando necessário atualizada. Além disso, você não precisa fazer todas as ações automatizadas. Testar modelos e e-mails de novas tendências podem trazer resultados mais imediatos que a própria automatização.

Estratégias de marketing terríveis #7: Quanto mais personalizado melhor

Personalização é uma coisa muito boa. Incluir detalhes personalizados principalmente em e-mails automatizados são importantíssimos para aumentar a conversão, pois você está amenizando a parte automática do texto, transformando em uma coisa mais pessoal. Mas, tudo tem um limite. Personalização em excesso pode acabar transformando um e-mail extremamente convertedor em uma bagunça total, podendo até ocasionar muitas perdas na sua base de e-mails.

Então, como que funciona: Personalize com moderação! Converse com seu leitor pelo e-mail, não fale de maneira automática, mas também não exagere. Crie um diálogo com ele e peça opiniões dele. Conseguir fazer sua base responder a um e-mail automático é ótimo.

Qual conselho seguir na minha estratégia de marketing?

A melhor maneira de garantir que você está seguindo os conselhos certos, com as mais novas e melhores tendências do mercado é buscar informações dos maiores especialistas do mercado. Aproveite que a Hubspot lançou um novo blog em português, veja nesse link: Blog Hubspot Brasil. Seguindo a opinião dos especialistas você sempre vai estar atualizado, mas não quer dizer que você precise estar preso a opinião deles. Se você tem uma ideia que ache muito boa você deve testá-la, pois só testando você saberá se vai dar certo ou não, né?!

Caso queira compartilhar uma ideia que você ache genial, ou discutir algum dos conselhos que passamos, fique a vontade para comentar!

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