5 estratégias de outbound marketing para IES

Guilherme Faria

Apostar nas estratégias de outbound marketing é uma boa tática para fazer a sua IES alcançar os alunos com eficiência. Uma das principais razões para isso é a grande concorrência no mercado: para driblá-la, é essencial que o nome da IES ecoe na mente do público.

Essa intensa disputa por matriculados faz com que as instituições de ensino tenham que alcançar alunos de diversas maneiras. Nesse sentido, podemos dizer que o outbound marketing aborda uma série de estratégias consideradas tradicionais — ou seja, está relacionado às grandes mídias de comunicação.

Exemplos de campanhas de outbound marketing não faltam: quem nunca atendeu uma ligação de telemarketing, recebeu panfletos ou viu um comercial na televisão, por exemplo? Isso significa que o outbound vai até o público em vez de atraí-lo.

Agora que você já tem noção de como são as estratégias de outbound marketing, é hora de conferir 4 dicas para aplicá-las em sua IES. Vamos começar?

1. Forme um time de outbound marketing

É importante montar uma equipe especializada em estratégias de outbound marketing, separando os hunters dos closers. Qual é a importância dessa divisão? Simples: os profissionais têm duas atribuições-chave: prospecção e fechamento.

Os hunters serão fundamentais para prospecção, conexão e qualificação dos candidatos, ou seja, responsáveis pelas primeiras etapas. Já os closers são os profissionais que fecharão as vendas, isto é, são especializados em conduzir o candidato à matricula.

Portanto, ao formar um time com hunters e closers, a sua IES contará com profissionais qualificados para:

  • nutrir, converter e qualificar os candidatos;
  • convencer (da importância e dos benefícios de se matricular na IES), orientar e fechar.

2. Defina um script de vendas

Assim como o roteiro é parte essencial para a produção de um filme, o script de vendas é uma estratégia de outbound marketing fundamental. Por meio do script, o vendedor conseguirá responder a todos os questionamentos e apresentar a solução precisamente.

Entretanto, desenvolver um script e repassá-lo aos vendedores não é o suficiente. É preciso contar com as pessoas certas. Ter uma equipe de vendedores capacitada para tirar o melhor proveito do script, usando as palavras certas nos momentos certos, é imprescindível!

3. Invista no telemarketing

O telemarketing ativo é um excelente canal de vendas, pois promove a interação entre vendedores qualificados e os candidatos. Além de ser um canal de vendas, o telemarketing acaba dando suporte a outros canais, com a obtenção de dados para contato (e-mail, por exemplo).

No tópico anterior, falamos sobre a definição do script de vendas, algo que pode ser altamente aplicado no telemarketing para conquistar alunos.

4. Marque presença em feiras e eventos

Alcançar os seus candidatos e fazer deles alunos é uma questão que envolve a força da presença, isto é, estar sempre em evidência.

Participar de feiras e eventos da área é uma excelente oportunidade para isso, visto que tais eventos reúnem um público interessado em capacitação. Esse contato direto com alunos em potencial é, sem dúvidas, um benefício e tanto que pode ser conquistado nos eventos.

5. Alinhe as estratégias de outbound marketing ao inbound

Lembre-se de que o outbound marketing, apesar de seguir o inverso do inbound, não deve ser encarado como solução única. As estratégias de outbound marketing podem ser alinhadas às estratégias de inbound, complementando as táticas de captação de alunos.

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