Fidelização de clientes: Você nutre seus clientes como nutre seus leads?

O termo customer nurturing ou nutrição de clientes está em evidência no Brasil apesar de já ser aplicado lá fora.

O que poucos sabem é como essa estratégia pode ser um diferencial e tanto para criar relacionamentos que gerem valor para seus clientes e sustentem sua receita.

Em tempos em que metodologias de Inbound Marketing se tornaram uma premissa para alavancar as vendas de mais de 58% das empresas brasileiras, muito tem se falado da importância da nutrição de leads e também da automação de marketing.

Muitas empresas têm alcançado resultados significativos com o Inbound Marketing, entre eles o aumento do ROI e Custos por Leads até 47% mais baratos, o que tem garantido orçamentos cada vez maiores para que pessoal de marketing e vendas mergulhem ainda mais fundo nesse oceano azul.

[blockquote background=”#FAFAFA”]Mas, o que garantem esses resultados? Você já parou para pensar no que efetivamente faz com que o seu lucro se mantenha?[/blockquote]

Vejo muita preocupação de agências de marketing digital e empresas em geral de garantir novos leads, em aquecer leads frios, em criar workflows maravilhosos e contratar a melhor ferramenta de automação de marketing do mercado, se esquecendo de uma coisa simples mas primordial para garantir qualquer resultado, o relacionamento com o cliente.

Quem trabalha com Inbound Marketing sabe que o resultado vem em média após 6 meses do início dos trabalhos, dependendo da complexidade de sua estratégia e também do segmento de mercado.

[blockquote background=”#FAFAFA”]Então o que irá garantir a satisfação do seu cliente até lá? O que poderá ser feito para mostrar ao seu cliente que você está preocupado em atender às expectativas dele?[/blockquote]

Eu sei que os relatórios são importantes, mas dependendo do período você não terá muita coisa para mostrar, pois os números ainda estão sendo construídos.

É aí que entra o que de mais valioso você dará ao seu cliente: a atenção que ele merece.

Mesmo se for aquele cliente que você não acha dos mais amigáveis, a atenção que você dá ao cliente é o diferencial no sucesso do projeto.

Se você já se preocupa com a nutrição de seus leads, porque não criar a nutrição dos seus clientes?

Além de facilitar o seu trabalho, você irá manter sempre a porta aberta e poderá atualizá-los sobre o andamento do projeto que você está desenvolvendo com eles e ainda reforçar a imagem que você demorou tanto tempo para construir.

Para te ajudar, separei alguns pontos de atenção para você construir a sua régua de relacionamento:

Fidelização de clientes: Definir as personas internas do seu cliente

Quando falo em definir as personas internas do seu cliente é saber as pessoas com quem você vai lidar diretamente quando estiver executando o projeto.

Provavelmente a pessoa que irá operacionalizar o projeto não foi a mesma pessoa para qual você vendeu, então é importante saber quem são essas pessoas, o que elas fazem, como é a linguagem com a qual deve se comunicar com elas, qual o tipo de relatório você irá mostrar, enfim, todas as informações que são importantes para você entender a personalidade de cada um.

Para entender mais sobre como desenvolver personas, clique aqui e veja esse material grátis.

Fidelização de clientes: Workflows com a atualização do status do projeto

Você precisa atualizar o seu cliente com informações relevantes sobre como anda o projeto que ele comprou.

Faça e-mails periódicos contando o que você já desenvolveu e como você está empenhado em trabalhar pelos resultados que ele almeja.

Defina datas para enviar esses e-mails e transforme essa comunicação em algo que gere valor para seu cliente e não algo vazio e chato.

Fidelização de clientes: Reforce sua imagem de especialista e eduque seu cliente

Defina datas para enviar materiais que você desenvolveu para o seu cliente com o objetivo de estar sempre o educando e também o atualizando das novidades do mercado.

Sempre que você ver algo que possa ser de valor ou ajuda para seu cliente, envie também. O importante aqui é você mostrar pra ele que você quer ajudá-lo sempre e que está disponível para o que der e vier.

Fidelização de clientes: Visite o seu cliente e olhe no olho dele

Estabeleça datas para que você possa fazer uma visita presencial.

Ficamos sempre querendo otimizar o tempo com calls e e-mails e acabamos nos esquecendo de que os clientes precisam de uma conversa olho no olho e um aperto de mão.

Aproveite para gerar valor nessa visita, ofereça um treinamento gratuito se ele estiver precisando, seja útil sempre.

Conclusão

O cliente é o que sustenta sua empresa, de nada adianta você investir na captação se você não consegue mantê-los.

Não é à toa que uma das fases do Inbound Marketing é o Delight (encantamento).

Vivemos hoje uma nova era nos relacionamentos de negócio, a maioria das empresas e agências se posiciona como especialistas no que vendem, mas o diferencial está em como você encanta seus clientes e estabelece uma relação de valor, lembre-se disso.

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