RECEBA OS TEXTOS MAIS INTRIGANTES E REVOLUCIONÁRIOS SOBRE INBOUND MARKETING


  • Postado por Equipe 5seleto 26 jul

Gestor de marketing: conheça suas habilidades e sua capacidade de liderar

Se no passado havia resistência quanto à importância do marketing, hoje essa é uma estratégia reconhecida como eficaz e necessária. Neste cenário, cada vez mais empresas atribuem ao gestor de marketing a missão de conquistar, manter e expandir mercados.

Neste post, mostraremos a importância desse profissional para liderar um time de marketing e alcançar os resultados esperados. Acompanhe!

Funções do gestor de marketing: objetivos e responsabilidades

Presente em empresas de vários tipos, o gestor de marketing é responsável por propor ações certas nos momentos certos. Ele deve desbravar o mercado, adequando os produtos/serviços oferecidos ao público que os demanda.

O primeiro objetivo desse profissional é compreender do cenário de consumo. A partir disso, ele deve partir para a construção de estratégias para melhorar o desempenho mercadológico da empresa, mantendo o foco nas metas estabelecidas e na identidade da instituição.

Em um ambiente de alta competitividade, o cargo tem cada vez mais destaque e também mais responsabilidades. Dentre as atividades do profissional, convém destacar: formatar e empreender pesquisas de mercado, detectar necessidades e desejos latentes, identificar tendências de comportamento e consumo e impulsionar vendas.

Influência na equipe: bom relacionamento gera bons resultados

O gestor de marketing detém grande influência sobre sua equipe direta e sobre o restante do time.

Para que ele extraia o melhor da equipe, é necessária uma postura comunicativa, aberta às novidades e atenta às transformações.

Assim, o cargo de liderança permite que haja maior interação com os colegas, visando estabelecer relações de confiança. Só assim o gestor se torna uma referência para os que o cercam.

Diante disso, é essencial que o profissional mantenha, estimule e nutra um ótimo relacionamento os colaboradores da organização, propagando uma visão ampla dos objetivos do negócio frente à missão da empresa — que se relaciona às metas estipuladas e ao engajamento necessário para alcançá-las.

O gestor como líder: como potencializar o sucesso

O gestor, por si só, já é uma figura-chave no organograma da organização. No dia a dia de trabalho, suas responsabilidades extrapolam apenas a supervisão hierárquica.

No caso do gestor de marketing, a relevância do cargo é igualmente significativa e o bom desempenho depende de características essenciais à profissão.

Em um mercado marcado por grandes transformações, o profissional de marketing encontra desafios cotidianos. Para que o gestor se mantenha eficiente a atualizado, a busca por aprimoramento e qualificação é essencial.

Além dos conhecimentos técnicos, porém, é necessário que o profissional desenvolva um perfil curioso e investigativo, para que seja capaz de vislumbrar oportunidades e de aproveitá-las de forma ágil e exitosa. A capacidade de gerir projetos com controle e transparência também desponta como uma competência interessante ao bom andamento das atividades da área.

Frente aos contínuos desafios do mercado e da sociedade, o gestor de marketing é um profissional capacitado para liderar estrategicamente a sua equipe, estimulando-a a perseguir com entusiasmo os objetivos previamente traçados. Uma liderança efetiva e continuamente aprimorada é a base para um êxito contínuo e coletivo!

Gostou desse artigo? Então compartilhe-o em suas redes sociais e marque seus amigos gestores que ainda não conhecem essas estratégias de liderança!