Entenda a importância de um CRM para sua equipe comercial

Guilherme Faria

A tecnologia definitivamente revolucionou a rotina de alunos e professores. Do ponto de vista acadêmico, ela pode trazer uma série de benefícios — que vão desde as facilidades relacionadas ao aprendizado até uma integração maior entre o corpo docente e discente. Daí a importância de um CRM para quem atua nessa área.

Mas, na verdade, é importante levarmos em consideração que não é só dessa forma que a tecnologia pode auxiliar uma  instituição de ensino superior (IES).

O fato é que existem uma série de sistemas que podem auxiliar os profissionais de outras áreas a desenvolverem melhor os seus trabalhos. No caso da equipe comercial, o CRM — Customer Relationship Management — , por exemplo, certamente é uma ferramenta estratégica para garantir resultados realmente efetivos.

Quer saber um pouco mais sobre a importância de um CRM para os profissionais de marketing e de vendas? Então confira o nosso post de hoje!

Centralize as informações

A quantidade de dados que circulam em uma IES é fora do comum. São centenas — ou até milhares — de estudantes que utilizam os sistemas internos. Em alguns casos, as informações chegam em um volume tão grande que, infelizmente, cada setor possui dados distintos sobre a mesma realidade.

A primeira finalidade do CRM, nesse sentido, é a de centralizar todas essas informações, evitando que ocorram ruídos de comunicação entre a gestão da IES, a equipe de marketing e a equipe de vendas.

Acompanhe todo o histórico de vendas

É fundamental que a IES consiga compreender as necessidades de cada um dos alunos. Só assim a instituição terá condições de oferecer soluções personalizadas, ou seja, de acordo com os interesses reais de todos eles.

E, novamente, a importância de um CRM aparece: com este tipo de sistema é possível acompanhar cada movimento dos alunos e, com isso, tomar decisões muito mais precisas. E isso é importante tanto para fidelizar os alunos atuais quanto para atrair novos estudantes.

Otimize todo o processo de vendas

Não é só a IES que pode se beneficiar de um CRM. O fato é que os próprios alunos também percebem algumas vantagens ao usufruir da ferramenta. Afinal, ela facilita o processo de vendas como um todo.

Com isso, é mais fácil para a instituição controlar todos as etapas de aquisição e, além disso, fica mais fácil para o aluno realizar cada uma de suas ações. No final das contas, todos podem sair ganhando com a implementação do sistema!

Melhore a tomada de decisão

Com um bom CRM, o gerente da equipe comercial poderá acompanhar dados em tempo real e, dessa forma, ser muito mais preciso em sua tomada de decisões junto à equipe. O resultado é certeiro: o desempenho de todo o time será aprimorado — afinal, os colaboradores terão um norte a seguir!

Falar sobre a importância de um CRM é o mesmo que falar sobre o desempenho de todo o time comercial: uma coisa está intimamente ligada à outra. Quando investimos em tecnologia, estamos também garantindo que os profissionais da área tomem decisões com base em dados — e não em meras especulações.

Gostou do nosso post de hoje? Então assine a nossa newsletter para ficar por dentro de muito mais novidades!

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar