Inbound Marketing: esclarecemos 7 mitos para você!

Por ser uma metodologia nova, muita gente tem dúvidas ou conceitos equivocados sobre o Inbound em uma instituiçao de ensino. Por isso, criamos um artigo com os principais mitos do inbound marketing, desarmando cada um deles e mostrando qual a resposta certa.

Confira a resposta correta para várias dessas questões:

1. Automação de marketing é impossível de dominar

Automação de Inbound Marketing

Automatizar o marketing para ajudar na execução de tarefas e na personalização de mensagens pode ser uma estratégia bem satisfatória para uma IES.

No entanto, muitas pessoas pensam que esse investimento é baseado em sorte, o que é um dos mitos do Inbound Marketing.

A partir do momento que uma empresa tem uma alta geração de leads e uma boa audiência para seus conteúdos (ou seja, bases sólidas de inbound marketing e marketing de conteúdo), investir em ferramentas de automação possibilitará uma maior taxa de conversões.

Afinal, você vai alimentar potenciais alunos, um público que já espera o que você tem a oferecer.

 

2. Inbound Marketing é falar sobre a minha empresa

Não fale apenas da sua marca Inbound Marketing

Marketing de conteúdo é sobre a sua persona, ou seja, quem você quer que compre.

Temos um momento exato para falar sobre sua marca, que são os conteúdos de meio do funil de marketing.

Mas não adianta investir em campanhas que apenas falem da universidade. Afinal, ainda temos dúvidas de topo do funil e final do funil.

É fundamental focar nas dúvidas, questões e interesses dos candidatos.

Ofereça conhecimento e conquiste atenção.

 

3. Inbound marketing é um novo termo para SEO

SEO no Inbound Marketing

SEO (Search Engine Optimization ou otimização para motores de busca, em tradução livre) é uma das etapas mais importantes do inbound marketing.

Mas ela não é a única, e isso deve ficar bem claro para você.

Ela é a principal responsável por trazer visitantes qualificados para seu site.

Já o inbound marketing, além dessa primeira fase, envolve ainda mais etapas: todas as estratégias e ferramentas para conquistar visitantes, converter leads, atrair inscrições e ainda fidelizar alunos.

 

4. Inbound marketing é uma moda passageira

Inbound Marketing não é uma moda passageira

Oferecer valor para atrair, conquistar e fidelizar clientes é mais que uma tendência ou modismo: é uma prática evoluída de marketing.

O Inbound Marketing tem ajudado cada vez mais instituições de ensino a se destacar na internet, ampliando vendas com qualidade e eficiência.

Mais do que ajudar as IES, ele ajuda os potenciais alunos a encontrar o que precisam!

 

5. Fazer Inbound Marketing é só criar um blog

Criar blog no Inbound Marketing

Sim, o blog é um canal primordial para a sua estratégia, mas isso não quer dizer que ele, sozinho, dê conta do recado.

Marketing de conteúdo vai – muito! – além dele.

Ele ajuda a elaborar estratégias e ações tanto para o blog quanto para outros canais (redes sociais, páginas e publicações online) e das maneiras mais diversas (posts, vídeos, infográficos, áudios, e-books).

Lembre-se sempre que um blog, sem estratégia de marketing de conteúdo, é só um diário virtual.

 

6. Preciso publicar o tempo todo!

Inbound Marketing Frequência de Postagem

A ideia de que você deve publicar conteúdos em grande volume é mais um dos mitos do Inbound Marketing.

Mais do que publicar todos os dias, você precisa investir em frequência.

Acredite: esses termos não são sinônimos. É lógico que quanto mais material você disponibilizar, maior o número de visitantes e de possíveis leads e clientes.

Mas vale muito mais a pena focar na qualidade e na constância desses materiais do que simplesmente publicar por publicar.

Afinal, os nossos potenciais devem conseguir ler e acompanhar nossos conteúdos, antes que se sintam perdidos e abandonem nossa página.

 

7. O e-mail marketing morreu

Email Marketing Inbound Marketing

Ele vive – e tem muito poder!

Esse mito, na verdade, é muito popular entre aqueles que confundem e-mail marketing com spam/lixo eletrônico.

A questão é: quando bem utilizada, essa é uma ferramenta que pode ajudar um lead a fechar negócio.

Ou recuperar vendas que estariam perdidas.

Ainda, ele pode fidelizar seus clientes, fazendo com que eles voltem a comprar com você.

A questão aqui é fugir de listas compradas e construir a sua base de contatos.

Dá trabalho, mas eque os resultados compensam.

 

Agora, queremos saber de você: quais os maiores mitos do inbound marketing que você já ouviu?

Compartilhe conosco nos comentários. Estamos curiosos para conhecer suas experiências.

 

 

 

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