Infográficos: Descomplicando as informações

Equipe 5seleto

Os infográficos estão em todos os lugares e um dia irão dominar o mundo, ou melhor, vão descomplicar o mundo.

Veja como você pode duplicar o tráfego do seu site utilizando infográficos.

Faz muito tempo que eles estão no meio de nós. Desde os livros de Biologia, onde eram utilizados para explicar a evolução de determinada espécie, a um simples manual de instrução, nos orientando, por exemplo, como instalar um aparelho novo. Pra se ter uma ideia de como é antigo, em 1510 Leonardo da Vinci utilizava a infografia para descrever seus estudos de forma extremamente detalhista.

Eles existem por um único motivo, facilitar o entendimento. Mas como?

Detalhando ao máximo determinado assunto ou transformando uma grande massa de texto, chata e enfadonha, em algo dinâmico e interessante. É a informação em forma gráfica, o texto apoiando e sendo apoiado por uma imagem ou outro recurso gráfico.

Através de infográficos pode-se explicar a complexidade de uma tragédia como o incêndio da boate Kiss em Santa Maria ou, simplesmente, ensinar a fazer uma coxinha através de uma receita ilustrada. Podem ser encontrados na versão estática, neste caso não oferecem interação e são utilizados em jornais, revistas e livros didáticos. E tem os exemplos dinâmicos, que encontramos no meio digital.

Os exemplos virtuais podem nos deixar de boca aberta, pois, além de maravilhosos são capazes de unir a informação à áudio e vídeo, o que o torna muito mais interativo. Como exemplo, tem este infográfico feito pelo IG sobre a reação do cérebro durante jogos . E tem mais, também podemos encontrar infográficos animados, capazes de nos encantar e prender completamente a nossa atenção.

Lembram daquele derramamento de óleo que aconteceu no golfo do México há alguns anos?
205 milhões de galões de óleo foram derramados, mas o número em si pode não descrever a gravidade da tragédia. Através de um vídeo ficou bem mais fácil de entender o impressionante número de 205.000.000 de galões de óleos derramados (veja o vídeo abaixo).

A infografia explica, detalha e aproxima da realidade de cada um algo complexo e distante. Mais que informar, o infográfico exemplifica e humaniza os fatos.


CTA-5-funil

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar