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A verdadeira razão de você ainda não investir em Inbound

Existem várias maneiras de se gerar receita através de uma estratégia de marketing, algumas empresas utilizam o marketing tradicional, fazendo ligações frias, divulgação através de impressos, workshops, jornais, propagandas na televisão. Algumas outras “inovam” e investem em meios digitais como propagandas gratis online, links patrocinados, SEO, redes sociais, marketing de conteúdo, e quando utilizam uma integração dessas estratégias digitais nos deparamos com uma estratégia de Inbound.

Mas no Brasil, muitas empresas ainda não estão familiarizadas com a metodologia Inbound. Em outros lugares do mundo, principalmente nos Estados Unidos, investir em Inbound já é uma realidade. Empresas no mundo inteiro estão investindo em Inbound porque os números não mentem, o ROI do Inbound é superior ao ROI do marketing tradicional.

Mesmo com os números demonstrando que o Inbound custa menos que os meios tradicionais e traz maior retorno sobre o investimento, por quê algumas empresas, no Brasil, que já conhecem a metodologia Inbound ainda não investiram? Mesmo com os números do Inbound sendo superiores ao marketing tradicional?

A resposta para essas perguntas é mais profunda do que pode parecer. Ela também tem vínculo com características da mente humana.

Como assim?

Investir em Inbound: A resposta está nas emoções

A mente humana faz decisões com base nas emoções e não com base na razão. E não sou eu quem está dizendo isso: pergunte ao mestre Dale Carnegie — que desde 1936 fala sobre isso. (Ref.: “The Rule of Balance – Logical Mind vs. Emotional Heart”.)

Não veja isso pelo lado ruim, não é nossa culpa, é a nossa natureza ser assim. Os seres humanos são movidos por gratificações instantâneas, e se não forem controladas, elas influenciam em todas as decisões da sua vida.

Veja por exemplo, você acabou de ganhar um dinheiro de uma bonificação no seu trabalho, um bom dinheiro que você não estava esperando. Você prefere trocar de carro ou colocar o dinheiro em um investimento para sua aposentadoria? As respostas podem variar, mas a maioria das pessoas trocariam o carro, não é mesmo?!

“Ah! Mas o carro que eu tenho é muito velho, dá muito problema, eu mereço um carro melhor, que me dê mais conforto. Na próxima vez eu invisto.”

E acaba que você sempre usa a mesma desculpa e quando chega o momento em que você já não tem mais força para trabalhar e render o mesmo tanto, você começa a passar dificuldades.

Outro exemplo, hoje a noite, você prefere comer uma pizza quentinha ou sair de casa e ir na academia? Qual opção é mais importante pro seu futuro? Qual opção é mais confortável hoje?

“Ah! Mas eu não estou com tempo de ir na academia, minha vida está muito corrida, hoje vou precisar comer uma pizza mesmo. Depois do carnaval eu começo na academia.”

Após o carnaval você adia até o meio do ano e depois desiste e fala que vai começar no ano que vem. Acaba que as tarefas saudáveis são sempre adiadas e quando você menos espera está com problemas de saúde ou no mínimo gordo.

Seguindo esse mesmo raciocínio, olhe para seus investimentos em marketing atuais, pode ser que você gaste 10 mil reais em um anúncio num jornal e não recebe nenhum retorno por isso. Você prefere continuar investindo em uma série de mídias que são baseadas nas estratégias de marketing tradicionais e que trazem resultados intermediários ou alterar parte da estrutura de investimentos em marketing para uma estratégia nova que traz resultados de forma escalável?

Para justificar, alguns podem até dar desculpas como essa:

“Quem garante que uma estratégia que funciona para outras empresas no mundo vai funcionar na minha empresa?”

Mesmo não sendo o mais eficiente, o marketing tradicional que você já faz na sua empresa traz os mesmos resultados esperados e imediatos. Dessa forma, mesmo não sendo o suficiente para sua empresa crescer da forma que gostaria, você prefere continuar fazendo a mesma estratégia, do que passar por uma reformulação do planejamento estratégico.

Quando falamos de Inbound, falamos de resultados escaláveis. Falamos em um investimento que daqui a um ano você terá um resultado bom (mais ou menos igual ao resultado que você tem na estratégia de marketing atual), daqui a dois anos um resultado muito bom e em três anos um resultado que pode elevar sua empresa para outro patamar.

Desse modo, quando falamos de Inbound, daqui a um ano você vai ter desejado começar hoje.

Investir em Inbound: Análise dos dados

Vamos analisar o que os dados dizem sobre o Inbound:

  • 61% de todos os usuários da internet procuram por produtos online. (Fonte: Interconnected World: Shopping and Personal Finance, 2012)
  • A frequência do blog influência na aquisição de novos clientes. 92% das empresas que criam conteúdos para o blog todos os dias da semana adquirem novos clientes através do blog. (Fonte: Hubspot)
  • Redes sociais têm uma taxa de conversão de leads em clientes 100% maior que o Outbound marketing. (Fonte: Hubspot)
  • Empresas com mais de 30 landing pages geram 7 vezes mais leads do que empresas com menos de 10 landing pages. (Fonte: Hubspot)
  • Uma estatística qualquer da Hubspot (Fonte: Hubspot)
  • Empresas que fazem a automação do marketing conseguem mais de 10% de aumento nas receitas dentro de 6 a 9 meses. (Fonte: Hubspot)
  • Os leads que recebem informações através da nutrição realizam compras 47% maiores do que os leads que não são nutridos. (Fonte: Hubspot)
  • Os leads do Inbound custam 60% menos que leads vindos do Outbound. (Fonte: Hubspot)

Se você leu todas essas estatísticas detalhadamente, você é diferente da maioria das pessoas. É muito difícil alguém gostar de analisar uma página cheia de métricas e análises detalhadas. Provavelmente você nem viu que uma das estatísticas é: “Uma estatística qualquer da Hubspot”.

Então, o que essas estatísticas estão dizendo na verdade?

Estão dizendo que o Inbound é uma estratégia escalável, eficiente, voltada para os resultados financeiros e com um retorno melhor que as estratégias tradicionais de marketing.

É como se você criasse uma máquina, que vai crescendo e se desenvolvendo a medida que o tempo passa. Gerando mais leads e leads mais qualificados para serem direcionados para a equipe comercial.

A pouco tempo escrevemos um texto onde abordamos qual é o ROI do Inbound e em quanto tempo esse retorno chega, com essa informação você consegue ter uma ideia de como uma estratégia de Inbound vai impactar mudanças nos resultados da sua empresa.

Quero investir em Inbound

Bom, se você leu o texto até aqui parabéns! Você realmente está interessado em buscar uma forma de aumentar os resultados da sua empresa. Mas vou deixar um aviso:

Se não quiser sair da sua zona de conforto nem precisa se dar o trabalho de ler o resto.

Para investir em Inbound a primeira coisa que você deve saber é que algumas mudanças precisam acontecer. As principais mudanças estão na sua mente, na sua forma de pensar e enxergar as coisas. Comece por estas 3 — e depois as outras virão naturalmente…

  • Acreditar em estratégias novas que trazem resultados (Inbound)
  • Escolher uma forma de crescimento de forma escalável (Conteúdo vs Anúncios)
  • Alterar parte da estrutura de investimentos (Funil por canal)

Isso não quer dizer que precisa mudar tudo o que você já faz, nem que o que você faz é errado.

Primeiramente, é preciso procurar pessoas qualificadas e especializadas para te auxiliar a fazer um planejamento de Inbound que consiga aumentar ao máximo os resultados da sua empresa. O Inbound é um conjunto de estratégias do marketing digital, por isso é preciso a ajuda de pessoas que tenham um bom conhecimento em cada uma dessas estratégias, para construir um planejamento completo.

Se você é um gestor de marketing, precisa entender que as suas metas vão ser medidas em resultados financeiros. O seu trabalho vai estar diretamente ligado com o comercial e os resultados dos dois setores vão ser medidos de forma conjunta. Isso acontece porque o Inbound é uma estratégia que começa no marketing e termina no comercial, então não é possível deixar métricas diferentes para cada setor.

Busque as melhores informações, você não precisa reinventar a roda. E lembre-se, “você é feito das oportunidades que teve e das escolhas que faz”.

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