RECEBA OS TEXTOS MAIS INTRIGANTES E REVOLUCIONÁRIOS SOBRE INBOUND MARKETING


  • Postado por Saulo Medeiros 16 ago

Investir em marketing no Instagram faz sentido para IES?

Uma das tendências mundiais – e no marketing educacional não poderia ser diferente – é a aproximação entre marca e público-alvo.

Nesse cenário, poucos canais te conectam com tanta assertividade quanto as redes sociais.

Assim como em qualquer estratégia de marketing, é fundamental entender seu público para saber quais são os métodos mais eficazes e conseguir explorá-los, transformando candidatos em alunos.

Então, meu objetivo quando escrevi esse conteúdo, é de descobrir como o marketing no Instagram pode ser uma ferramenta interessante na importante (e desafiadora) missão de captar e reter alunos na sua universidade, além de ser importante para as ações digitais de empresas em qualquer mercado.

 

Rede social estratégica

marketing no instagram para ies

O perfil de usuários no Instagram pode te ajudar a enxergar esse canal com outros olhos.

Atualmente, 67% dos usuários cadastros têm entre 18 e 34 anos.

Viu como a faixa etária dos seus candidatos se encaixa à do Instagram?

Então é melhor levá-lo mais a sério.

Diferentemente do que acontece no Facebook e Twitter, onde as pessoas também estão interessadas em leituras relevantes, o Instagram é pura imagem.

Sendo assim, você precisa encontrar um equilíbrio entre a mensagem que sua faculdade quer passar com as especificidades disponíveis nessa rede.

 

Marketing no Instagram

marketing no instagram

O marketing no Instagram tem demonstrado um crescimento tão significativo que a própria rede decidiu criar uma vertente para uso empresarial.

Enquanto essa novidade não chega no Brasil, você pode potencializar a presença da universidade através dos anúncios pagos.

Através de posts publicitários as ações de marketing têm mais chances de alcançar o candidato ideal. Isso porque os algoritmos que o Instagram utiliza cruza os interesses do usuário com o material que você está anunciando.

 

Mostre os bastidores do ensino

marketing no instagram bastidores ies

A principal vantagem que uma universidade tem ao criar um perfil e fazer marketing no Instagram é a possibilidade de trazer o aluno para o ambiente estudantil antes mesmo dele fazer a matrícula.

Você pode publicar fotos mostrando as dependências da universidade, como laboratórios, estúdios de rádio e TV, entre outros espaços.

Outra alternativa é produzir vídeos das ações internas realizadas pela instituição e pelos alunos durante os cursos.

 

Promova sua marca

marketing no instagram para promover sua ies

Campanhas no Instagram são ótimas ferramentas para promover a marca e projetos da sua instituição de forma eficiente.

O tipo de campanha pode variar dependendo do objetivo da faculdade ao implantar o marketing no Instagram.

Você quer aumentar o número de inscritos?

Uma ideia é fazer um vídeo com o depoimento de um aluno que esteja prestes a se formar contando sua experiência, que tal?

Vídeos costumam ser uma estratégia bem aceita pelos candidatos!

Olha, calouros também podem ajudar – realizando um concurso de fotos com mais curtidas entre as novas turmas.

O desenvolvimento de uma comunidade através das hashtags também é uma estratégia eficaz, pois ela faz com que o aluno associe imediatamente a expressão à imagem da universidade.

Aproveite o slogan da instituição em uma hashtag e compartilhe conteúdos interessantes como curiosidades históricas, avaliações recebidas pelo Ministério da Educação, estudantes premiados e até assuntos sugeridos pelos próprios alunos.

As instituições de ensino têm muito a ganhar com o investimento em ações de marketing no Instagram.

A faculdade poderá criar um vínculo ainda mais consistente com seus candidatos, que chegarão ao primeiro dia de aula sabendo exatamente o que encontrar em termos de qualidade de ensino e de infraestrutura.

 

Pronto para fazer sua estreia no Instagram? Conte-nos quais são suas expectativas nos comentários!


Adoro resultados financeiros