Leaadddssss! Leads, leads, leads!!! Nós adoramos falar sobre leads! Sabe por quê? Por que toda estratégia de marketing e comercial em meios digitais envolve a captação de leads e a nutrição de leads. Captação? Nutrição? Peraí! Mas o que é um lead? Vamos por partes. Neste texto vamos iluminar sua visão sobre leads e a importância dos leads para sua empresa.
O que é um lead?
Vamos começar com o básico. A definição de leads é simples: Um lead é uma pessoa que tem, de alguma forma, interesse nos produtos ou serviços da sua empresa.
Sério? É isso? Lead é um cliente potencial? Isso mesmo! Lead é uma pessoa que tem interesse ou quer comprar o seu produto ou serviço.
Diferença entre visitantes e leads
Pense comigo:
- Quantas visitas seu site recebe por mês?
- Você possui informações sobre quem são as pessoas que visitam o seu site?
Pode ser que o número de visitantes no seu site seja bem alto, e com certeza uma porcentagem desses visitantes possuem interesse nos produtos ou serviços da sua empresa. Mas se eles forem apenas visitantes, você não terá nenhuma informação sobre eles, serão apenas números. E sem possuir informações você não conseguirá interagir com esses possíveis clientes potenciais.
Caiu a ficha, né!? O grande problema da maioria das empresas do Brasil é que elas programaram seus sites apenas para receber visitas. Por isso, milhares de pessoas visitam seu site todos os meses e você não sabe quem estas pessoas são!
Para vocês terem uma ideia melhor de como a diferença entre leads e visitantes é importante, não é por acaso que lojistas (online ou não) também optam por vender seus produtos no Mercado Livre ou em outros marketplaces, pois é lá que seus leads estão!
Você não consiguirá entender o que eles estão buscando e com isso não poderá ajudar essas pessoas a entenderem melhor sobre o que você tem a oferecer, e elas não terão suas dúvidas respondidas.
Então olha só, leads são esses visitantes que possuem interesse na sua empresa, e que você sabe quem ele é, ou seja, você tem alguma informação sobre essa pessoa.
A informação mais valiosa dessa pessoa é o e-mail dela, pois assim você terá como estabelecer um meio de comunicação com ela. Poderá responder as dúvidas dela e enviar conteúdos que ela está interessada em ler.
Para desenvolver uma estratégia de marketing e comercial que traz o retorno esperado, é fundamental não apenas possuir informações dos seus visitantes, mas também criar um relacionamento com eles.
E para conseguir isso, o primeiro passo é gerar leads!
Por que a sua empresa deve gerar leads?
Sempre que alguma pessoa me pergunta o que eu faço, eu não posso simplesmente dizer “Eu crio conteúdos para gerar leads”. Além deles não entenderem nada, com certeza não é apenas isso que eu faço.
Então eu digo “Eu trabalho para encontrar a melhor maneira de atrair as pessoas interessadas nos serviços da minha empresa. Eu quero oferecer as melhores informações para que essas pessoas naturalmente se tornem interessados nos produtos e serviços da minha empresa.”
Estou dizendo isso, para te mostrar a importância de gerar um lead. Com isso, você precisa perceber a oportunidade de relacionamento e oportunidade comercial que existe quando você reconhece um novo cliente potencial. Ao construir um relacionamento com o seu cliente potencial, você conseguirá construir uma ligação desse cliente com a sua empresa, e assim ele estará muito mais confortável para fazer negócios com você.
Viu como a geração de leads é fundamental para o crescimento da sua empresa? Quanto mais clientes potenciais você tiver relacionamento, maior será o número de clientes da sua empresa.
Por isso é imprescindível que o seu site consiga converter os visitantes em leads, você precisa saber as melhores formas de como converter seus visitantes, para aumentar os resultados da sua empresa.
Se o seu marketing não estiver gerando leads, ou estiver com um gasto-por-lead muito alto, então você precisa atualizar sua estratégia.