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Entenda a importância do LinkedIn Marketing para sua IES

LinkedIn Marketing: você já ouviu falar nesse tipo de estratégia? Para os gestores de marketing ou reitores de Instituições de Ensino Superior (IES), dominar como a maior rede social profissional do mundo funciona é essencial para prospectar novos alunos.

Mais do que uma simples divulgação de cursos no LinkedIn, a ferramenta pode ser explorada para desenvolver estratégias efetivas de publicidade e relações públicas para as faculdades e as universidades.

Este artigo foi preparado com o objetivo de fazer com que você entenda mais sobre marketing digital no LinkedIn. Ainda, com ele poderá explorar essa rede social na sua IES. Continue a leitura para saber mais!

LinkedIn: significado da rede social e sua importância para IES

O LinkedIn já possui mais de 500 milhões de usuários inscritos em mais de 200 países. Trata-se de uma rede social com foco em gerar conexões e relacionamentos no meio empresarial.

A missão do LinkedIn, portanto, é conectar profissionais e garantir um bom meio de praticar networking na internet. É por isso que profissionais do mundo todo, de praticamente todas as áreas, criam conta nessa rede social.

Como usar o LinkedIn para atrair clientes?

As empresas também podem criar uma página comercial no LinkedIn, que conta com recursos exclusivos. Entre outras coisas, as organizações podem divulgar vagas de emprego para atrair talentos por meio da rede social.

Falando especificamente sobre a área da educação, destacamos que, em 2013, a rede lançou o LinkedIn University. O objetivo é ajudar os alunos na transição para o mundo profissional. Outra ferramenta voltada para o mundo acadêmico foi o LinkedIn Marketing, com foco nas instituições de ensino

Por meio desse recurso, a rede oferece ferramentas para as IES impulsionarem a captação de candidatos. Além disso, elas também conseguem divulgar as atividades da instituição, fazer o acompanhamento dos alunos graduados e pós-graduados e mediar a aproximação com o mercado de trabalho.

8 dicas para praticar o LinkedIn Marketing com eficiência em sua IES

Entendida qual é a finalidade do LinkedIn, é chegado o momento de você aprender, na prática, a utilizar essa rede social na sua IES. Confira, a seguir, algumas dicas interessantes!

1. Aprenda como fazer página de empresa no LinkedIn

Para fazer marketing no LinkedIn, as empresas precisam ter uma página corporativa na rede social. A própria plataforma ensina como criar uma LinkedIn Page, mas resumimos aqui para você.

Basicamente, para criar uma página no LinkedIn, devem ser dados os seguintes passos:

  1. Clique no ícone “Trabalho” no canto superior direito da página inicial do LinkedIn;
  2. Role para baixo e clique em “Criar uma Company Page”;
  3. Selecione o tipo de página “Instituição de ensino”;
  4. Insira as informações de identidade da sua página, tais como dados da instituição e demais detalhes do perfil;
  5. Marque a caixa de verificação para confirmar que você tem o direito de agir em nome da instituição de ensino;
  6. Clique no botão “Criar Page”;
  7. Clique em “Começar a criar sua página” e dê sequência à criação da página da sua IES.

Vale lembrar que para criar uma página corporativa no LinkedIn, é necessário ter um perfil pessoal na rede social.

2. Escreva uma boa bio para LinkedIn

A bio ou “sobre” no LinkedIn é uma espécie de carta de apresentação da sua IES. Escrever esse texto de forma atraente é fundamental. Isso porque ele será um dos primeiros pontos a serem visualizados por quem visualiza a página.

Veja, por exemplo, a bio da página da UniCesumar no LinkedIn. O texto diz: “Seja bem-vindo(a) à página da UniCesumar no LinkedIn. Estamos entre as melhores instituições de Ensino Superior do Brasil (MEC) e entre os 10 maiores grupos educacionais do país. Possuímos mais de 1000 polos de educação a distância e 5 campi presenciais, sempre expandindo nossa atuação para levar educação de qualidade para todos os estados do país”.

Como você pode perceber, a instituição se apresenta no texto e fala alguns de seus diferenciais. Dessa forma, busca causar impacto positivo nos usuários que acessam a página. É esse o objetivo da bio do LinkedIn. 

3. Saiba como fazer conexões no LinkedIn e cultivar relacionamentos

Desde o lançamento do LinkedIn University, os usuários maiores de 13 anos podem criar seus perfis no LinkedIn e são estimulados a seguirem os perfis das IES que estão na rede. Além disso, recebem ajuda por meio do direcionamento da sua opção profissional para instituições que possam corresponder às suas expectativas.

As instituições de ensino que já costumam trabalhar as estratégias de marketing de conteúdo podem fazer publicações de artigos relacionados com as áreas em que se destacam e também compartilhar:

  • Vídeos institucionais;
  • Agenda do semestre;
  • Atividades culturais;
  • Eventos;
  • Palestras;
  • Anunciar convidados e demais materiais que promovam o engajamento e criem relacionamento com os candidatos, alunos e ex-alunos.

Toda publicação de material deve oferecer conteúdo relevante, para que haja motivos para que eles acompanhem e interajam com as publicações. 

Outro item fundamental é manter a página atualizada e a constância nas postagens. Dessa forma, a sua instituição poderá fazer conexões com alunos, ex-alunos, professores, profissionais que podem atuar nas suas dependências etc.

Para as instituições de ensino superior, o LinkedIn tem grande relevância! Ele pode servir para gerar leads e conquistar novos alunos, assim como para recrutar professores para trabalhar na instituição.

Enfim, são muitas as possibilidades e você precisa ter expertise para desenvolver todas elas da melhor maneira possível. 

4. Promova mais interação e gere mais proximidade por meio do LinkedIn Marketing

Use a ferramenta de mensagens para se comunicar com os graduandos, pós-graduandos e professores. Além de anúncio de oportunidades de estágio, estimule as pessoas ligadas à instituição a postarem suas dúvidas, sugestões e críticas — por que não? — na página da instituição.

E não perca o contato com os ex-alunos da faculdade! Os perfis que mais interagem com a Instituição, aparecem em destaque no perfil.

Aqui a produção de conteúdo pode ser valorizada e explorada de diferentes maneiras. Além dos tradicionais artigos, podem ser feitas enquetes sobre temas diversos, em que as suas conexões são convidadas a opinar sobre determinado assunto.

Outra maneira interessante de engajar as conexões do LinkedIn é por meio dos documentos em carrossel. Nesse caso, os posts são formados por várias imagens, que o usuário pode passar para ter acesso a continuação dos conteúdos. Ao produzir um conteúdo com “5 dicas para estudar Administração na Faculdade X”, por exemplo, cada dica pode ser colocada em uma card do carrossel. 

Outro formato interessante de publicação que pode ser explorado em estratégias de LinkedIn Marketing é a produção de vídeos e lives. No período de prospecção de alunos para o vestibular, por exemplo, podem ser feitas uma série de lives com os coordenadores de curso respondendo dúvidas das pessoas interessadas em se matricular na IES.

5. Crie newsletters no LinkedIn

O LinkedIn também oferece a opção de criar newsletters para os usuários. Nesse caso, os seguidores da sua IES poderão se inscrever para receber esse conteúdo. De tal forma, sempre que uma newsletter for publicada, os assinantes receberão uma notificação no próprio LinkedIn e também por e-mail. 

Essa é uma excelente forma de gerar engajamento e manter o seu público sempre abastecido de informações interessantes.

6. Trabalhe muito mais do que um perfil social na rede

Por meio da ferramenta Alumni, criada pelo LinkedIn, é possível visualizar nas páginas de cada Instituição que tipos de líderes ela forma. 

Exemplificando: na página da Fundação Getúlio Vargas, é possível visualizar que a maioria dos ex-alunos está trabalhando nas áreas administrativas de grandes empresas e em instituições financeiras. A partir deste filtro, pode-se obter a informação de que as empresas que mais contratam os ex-alunos da FGV são o Itaú, a IBM e a Vale.

O Alumni também exibe o perfil dos ex-alunos de sucesso, além de ajudar a encontrar os ex-alunos que estudaram no mesmo período que ele, indicando onde vivem e trabalham.

Ou seja, a ferramenta traça a trajetória de sucesso dos ex-alunos, o que instiga os candidatos e estimula os alunos a chegarem aonde o egresso chegou. Para o estudante, pode gerar o sentimento de orgulho da IES em que estuda e para o candidato, o desejo de estudar lá e alcançar o sucesso.

7. Entenda o capital social como decisivo

A página do LinkedIn mostra o número de pessoas que desejam estudar em sua IES e as recomendações dos seus ex-alunos. Quer melhor prova social do que essa?

Essas funcionalidades utilizadas como estratégias de LinkedIn Marketing podem representar o xeque-mate no momento de tomada de decisão do candidato. Se ele ainda tinha dúvidas sobre onde estudar, depois disso, não terá mais.

8. Saiba como usar o LinkedIn com ADS

Ao desenvolver estratégias de LinkedIn Marketing, também é importante saber que a rede social também tem uma funcionalidade de mídia paga.

Assim como ocorre em outras redes sociais, como o Facebook e o Instagram, o LinkedIn permite que você pague determinado valor para que as suas publicações sejam mostradas para mais usuários.

Para usar o LinkedIn com ADs, você precisa criar uma conta no gerenciador de anúncios da plataforma. Depois, a publicidade deve ser configurada, conforme as diretrizes da campanha que você está fazendo.

O LinkedIn ADs permite segmentar públicos, definir orçamentos e escolher os horários em que a mídia paga será mostrada aos seguidores.

Agora que você já sabe mais sobre como fazer prospecção com LinkedIn Marketing, acompanhe a 5Seleto nas redes sociais para sempre ficar de olho nas novidades do marketing institucional.

Estamos no LinkedIn! Acompanhe os nossos perfis e veja sempre as nossas postagens! Temos a missão de contribuir com o marketing da sua IES.

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