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Links Patrocinados Google têm sim tudo a ver com Inbound Marketing

Links Patrocinados Google e Inbound Marketing podem ser complementares? Muitas pessoas acabaram criando uma barreira entre essas duas estratégias, como se elas não pudessem trabalhar juntas. Mas será que isso é mesmo verdade?

Relacionar campanhas de Links Patrocinados às estratégias de Inbound Marketing, sejam elas Google AdWords, Facebook Ads, Social Ads, Links Patrocinados Yahoo, Bing Ads, Links Patrocinados Uol e etc. até hoje geram grandes debates dentro da comunidade por conta dos possíveis altos custos envolvidos em campanhas que não foram bem planejadas.

Existe uma velha frase que fala “enquanto o ROI for satisfatório, não pare de investir”, mais ou menos como “em time que está ganhando não se mexe”. Bom, isso realmente não mudou, mas não espere acabar o ROI para procurar se renovar. A evolução digital é muito veloz.

Junto com essa evolução podemos destacar principalmente a importância de desenvolver uma base de pessoas interessadas na sua solução. No caso das instituições de ensino, uma estratégia automatizada para captar informações dos seus alunos. Para te ajudar, desenvolvemos o guia abaixo de como criar uma máquina de geração de leads para sua emrpesa:

GUIA PRÁTICO:
GERAÇÃO DE LISTAS DE INTERESSADOS POR CURSO

Um guia prático, rápido e fácil para iniciantes entenderem melhor o que são os leads, por que eles são tao importantes e como converter os visitantes em leads.

QUERO CONVERTER MAIS!

O fato é que Links Patrocinados Google é uma das muitas estratégias de marketing digital que podem ser muito bem aplicadas dentro da metodologia Inbound Marketing, desde que seu planejamento esteja alinhado com os objetivos e com cada uma das fases da campanha.

Olhando o mercado de educacional, com foco nas Instituições de Ensino Superior, listamos algumas dicas para que o investimento em anúncios PPC (pay per click) e links patrocinados dentro da sua campanha de Inbound possa otimizar a captação de candidatos e colocar sua IES como primeira opção na tomada de decisão do futuro aluno.

Links Patrocinados e Inbound Marketing: Entenda o comportamento dos candidatos

links patrocinados google

Segundo pesquisas de tendências da equipe de educação do Google Adwords, o comportamento de estudantes e pré-universitários apresenta algumas peculiaridades em relação ao restante da população brasileira que utilizam o buscador:

  1. 70% do tempo do processo de escolha de um curso ou instituição é feito online.
  2. 51% dos consumidores fazem uma busca após serem impactados por um anúncio na TV.
  3. 50% dos estudantes utilizam os buscadores para comparar instituições.
  4. Dentre os pré-universitários, 78% usam a internet todos os dias.
  5. Pré-universitários utilizam o google 44% a mais que a média da população brasileira.
  6. Pré-universitários e universitários passam em média 26h/semana conectados.

Além dos hábitos acima, outro ponto crucial é a jornada que o candidato faz até a tomada de decisão de qual IES escolher. Podemos definir da seguinte maneira:

Consciência da necessidade > Comparação entre instituições através de busca > Tomada de decisão (inscrição) > Matrícula

Esse fluxo influencia diretamente na estratégia de Links Patrocinados que será aplicada ao Inbound e no conteúdo que será exibido ao candidato.

Lembre-se bem do segundo passo da jornada do seu candidato: “comparação entre instituições através de busca”.

Links Patrocinados e Inbound: Hora de mostrar que sua IES é a melhor escolha

links patrocinados google 2

Ainda de acordo com a pesquisa feita pela equipe de educação do Google Adwords, os fatores cruciais na hora de escolher a IES são:

  1. Qualidade da instituição (nota do Enade, corpo docente, infraestrutura e etc.)
  2. Melhores condições de pagamento (preços, prazos, programas como ENEM, FIES, PROUNI)
  3. Referências de amigos, familiares e conhecidos e familiares

A matemática é simples:

O candidato utiliza os buscadores como ferramenta de comparação entre as instituições de ensino e tem como fatores decisivos os três itens da lista acima. Então o que fazer?

A resposta é mais simples ainda: desenvolva um conteúdo que mostre todas as suas vantagens em relação aos seus concorrentes, sempre tendo como base os principais motivadores dos seus candidatos.

Isso é um prato cheio para toda sua estratégia de campanhas de Links Patrocinados.

Exemplos práticos:

  1. Faça vídeos com um tour virtual pelas instalações da IES
  2. Distribua artigos publicados pelos seus melhores docentes
  3. Destaque os cursos com os melhore desempenho nas avaliações do MEC

E por aí vai! Pense na seguinte frase: melhor feito do que perfeito!

Seu conteúdo deve ser feito pensando nas maiores necessidades do seu aluno. O conteúdo deve mostrar que você entende os problemas dele e pode resolvê-los. Veja nosso documento de personas, ele é tudo que você precisa para definir exatamente as principais necessidades dos seus futuros alunos.

Com o conteúdo pronto e devidamente publicado na landing page da sua campanha, é a hora de mostrar aos seus futuros leads que sua IES é a melhor escolha.

Mesmo a melhor estratégia de SEO leva um certo tempo até trazer bons resultados, por isso, o PPC é a melhor opção nessa fase da campanha. Criar uma estratégia no Google Adwords, para impulsionar o seu conteúdo no início da campanha é a forma mais eficaz de gerar o tráfego inicial para sua landing page.

Dessa forma, você não precisa esperar até que seu SEO comece a trabalhar sozinho. É uma excelente forma de sair na frente de seus concorrentes!

Links Patrocinados e Inbound Marketing: Palavras chave

links patrocinados google

O candidato não quer saber quais cursos você oferece, mas COMO você os oferece!

É muito comum ofertar os cursos em destaque na sua IES, mas devemos levar em conta o comportamento dos seus futuros leads, a maior parte deles já sabem o que querem estudar ou ao menos qual área de atuação, então o que eles precisam é descobrir onde estudar!

Palavras chave como “curso de administração” ou “vestibular para direito”, além de terem um alto CPC (custo por clique) médio, não tem um poder de conversão tão alto assim. Podem até gerar visitas, mas não serão visitas qualificadas.

Os mais indicados para essa fase de decisão dos alunos são termos relacionados à sua marca, à marca de seus concorrentes (isso mesmo) e termos com segmentação regional.

Alguns exemplos:

  1. “Faculdade XYZ”
  2. “Concorrente ABCD”
  3. “Universidades em Santa Catarina”
  4. “Faculdades com financimento”

Crie grupos de anúncios para sua marca, seus concorrentes e sua região de atuação (o que é muito útil no caso de EAD’s com abrangência em diversos estados, por exemplo). Assim, você terá um controle total sobre os temas que mais geram leads para sua IES.

Lembre-se: nesta fase o candidato não quer saber quais cursos você oferece, mas COMO você os oferece!

Seus anúncios devem ser objetivos em relação aos diferenciais da sua Insituição de Ensino e sua landing page deve ser clara e acessível. Tenha certeza de que seu futuro candidato terá todas as dúvidas respondidas e se encante com o nível de excelência de sua IES.

Links Patrocinados: Monitoramento, otimização e mensuração da campanha

links patrocinados google

Através do Google AdWords, analise quais são os termos buscados que ativaram seus anúncios e com isso, otimize ainda mais o conteúdo de suas landing pages.

Além disso, negative os termos de busca que só aumentam o custo da sua campanha, por exemplo, pré-universitários buscando por “estágio”, “download” ou ainda “faculdade grátis”.

Monitore os anúncios com o melhor CTR (taxa de cliques por impressão), obviamente, eles são os mais atrativos. Mas cuidado, certifique-se de que além de atrativos, eles tem relação com o conteúdo que seus prospects irão encontrar. Você não quer frustrar seus futuros alunos!

Uma das grandes vantagens das campanhas de PPC dentro de uma estratégia de Inbound Marketing é o fato de que podemos “trocar a roda com o carro em movimento”. Então, tenha em mente que um monitoramento constante é fundamental para o sucesso na captação de seus leads.

Hora de extrair os dados: Aproveite os relatórios oferecidos pelo Google AdWords, Google Analytics, Hubspot e etc. Lembre-se a ferramenta é apenas uma ferramenta!

Seus índices de performance (KPI) devem ser definidos na fase de planejamento da sua campanha. Mas seja prático e objetivo, acompanhe o que realmente importa para seu negócio. Basicamente, você deve saber:

  1. Quantos candidatos se inscreveram em meu processo seletivo?
  2. Quanto me custou cada um desses cadastros?
  3. Eu tive um ROI positivo em minha campanha?
  4. Quais foram os conteúdos mais atrativos?

Estes dados não são apenas números, são ouro! Com eles você pode criar novos conteúdos com base naqueles que trouxeram mais leads, aumentar a verba e consequentemente o alcance da campanha se seu ROI é satisfatório, otimizar suas landing pages e etc.

Neste artigo, espero ter ajudado vocês a enxergarem que toda estratégia é válida desde que bem executada, monitorada e otimizada. Não existe uma receita de bolo, cada nicho tem seus facilitadores e um estudo aprofundado antes de cada decisão é a melhor forma de alcançar o sucesso em suas estratégias de Inbound Marketing. Então mãos à massa!

Espero voltar em breve com algumas dicas de display, Google Adsense e remarketing para ajudar a turbinar ainda mais o crescimento de sua IES!

Qualquer Instituição de Ensino pode utilizar campanhas de links patrocinados dentro da campanha de Inbound para turbinar a captação de alunos

Links Patrocinados Google

Certamente com as informações desse texto você já consegue começar a trazer excelentes retornos na estratégia de Links Patrocinados da sua campanha de captação. Existem ainda vários outros elementos que não foram abordados.

Entretanto, a 5seleto listou e simplificou os erros mais comuns que as Instituições de Ensino cometem na hora de tentar captar um aluno. Caso tenha mais 5 minutos para adquirir conhecimentos, não hesite em ler esta página sobre os erros mais comuns que as IES cometem em suas estratégias de captação e retenção.

Você pode ajudar sua IES se tornar um case de sucesso, desenvolvendo uma campanha otimizada de links patrocinados junto com uma estratégia de Inbound Marketing. Mas para não cometer erros comuns, que atrapalham à atingir as metas, você deve estar por dentro das estratégias que mais trazem resultados.

Para isso, desenvolvemos o Projeto de Captação com foco em Retenção. Uma pesquisa que mostra erros comuns que as Instituições de Ensino do Brasil cometem na hora de criar suas campanhas de Links Patrocinados e ações de captação/retenção.

Neste Manual, reunimos também as técnicas para ajudar você a superar estes erros, se tornando mais confiante e bem sucedido nas campanhas mais importantes para sua IES, que podem te ajudar bater metas para sua instituição, mas também te destacar como profissional que trouxe essas ideias e impulsionar seu sucesso na carreira profissional.

Você aprenderá como implementar as ações mais eficientes de captação e retenção para bater suas metas, impulsionado por suas ideias inovadoras.

Clique aqui e conheça o Projeto de Captação com foco em Retenção.

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