Marketing Shopping e Varejo

Comercialização de lojas & Aumento de vendas de produtos do varejo
56%
#242424
SEXO

O público frequentador de shoppings é dividido entre 56% mulheres e 44% homens.

30%
#242424
CLASSE C/D

Percentual de frequentadores das classes C/D aumentou de 24% para 30%.

63%
#242424
FREQUÊNCIA

63% dos frequentadores declaram visitar um shopping ao menos uma vez por semana.

40%
#242424
COMPRAS

40% dos frequentadores declararam ir ao shopping para fazer compras de fato.

Solicite uma consultoria gratuita de 30min

Fale com o especialista

SHOPPER BUYING PROCESS

Vai abrir uma loja no shopping? Saiba como os clientes de shopping tomam decisão

Consciência

Descoberta da Necessidade
 

Consideração

Avaliação de Alternativas
 

Decisão

Decisão de compra
 

TEXTOS RELACIONADOS

VISÃO DO MERCADO

Os shopping centers sempre foram vistos como grandes centros de compras, um verdadeiro cenário da vida dos brasileiros. Além disso, os shopping centers têm um grande poder de marketing que muitas vezes passava despercebido de uma análise estratégica. Acontece que poucos refletiam sobre sua importância no processo de marketing, através das relações de trocas, mercado, e também seu papel como varejista.

Com a grande concorrência de empresas e organizações, o marketing tem um papel fundamental para melhor orientar os estabelecimentos no seu planejamento e influenciar os consumidores a adquirirem suas marcas e produtos ao invés dos concorrentes. Para isso é necessário criar um valor superior, que é a relação percebida entre o que é pago por um produto ou serviço e aquilo que é recebido, mantendo os clientes atuais e atraindo novos clientes. E quando as pessoas resolvem obter o que necessita e deseja e estão dispostas a dar algo em troca ocorre o marketing.

O marketing atua nas áreas referentes às relações de trocas e o conceito de troca está diretamente ligado ao conceito de mercado, onde um possível grupo de compradores com necessidades e desejos estão determinados a realizá-los.

Entretanto, é preciso encaminhar de uma maneira eficiente os produtos até os compradores finais através dos canais de distribuição, escolhendo aqueles que possam vender seus produtos nos locais corretos e no tempo certo.

Todos os meses, 329 milhões de pessoas passam pelos 408 shopping centers em operação atualmente no Brasil.

O que mais chamou a atenção foi a grande virada dos shoppings, que deixaram de ser simples centros de compras para se tornarem centros de inovação, entretenimento, tecnologia e construção de reputação de marca.

O espaço do shopping virou mídia, com enorme potencial de contato a ser explorado e que é pouco conhecido.

Nos domingos à noite, as lojas estão fechadas e, mesmo assim, os shoppings permanecem lotados. Nas conversas com os executivos e administradores desses espaços, nos surpreendemos ao ouvir histórias curiosas sobre a relação que os frequentadores passaram a ter com os shoppings, que viraram um local de convivência, como se fosse a praça de uma pequena cidade do interior.

Nesse sentido, estudamos 3 dimensões da comercialização de lojas e produtos em um centro de compras:

  • A mensagem certa
  • O momento certo
  • As pessoas certas

Solicite uma consultoria gratuita de 30min

Fale com o especialista