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Mobile Marketing: aprenda a aplicar essa estratégia

Quando você lê o termo marketing sente seu cérebro dar um nó? Logo pensa nas intermináveis variações do termo? Marketing Digital, Inbound Marketing, Marketing 3.0 e agora Mobile Marketing?

Não se assuste! Pode parecer, mas não é tão complicado assim. É normal que com a evolução tecnológica cada vez mais rápida, modificando a forma com que nos comunicamos e consumimos informações, as estratégias de marketing também tenham que se renovar sempre.

É importante saber que uma variável não muda: qualquer que seja sua estratégia de marketing, ela precisa ser direcionada para sua persona.

Antes de explicarmos o que é e como fazer Mobile Marketing, para conseguir aplicar os conceitos deste texto, você precisa entender como desenvolver uma base de leads. Com o eBook abaixo, você será capaz de criar uma máquina automática de geração de leads na sua empresa:

GUIA PRÁTICO:
GERAÇÃO DE LISTAS DE INTERESSADOS POR CURSO

Um guia prático, rápido e fácil para iniciantes entenderem melhor o que são os leads, por que eles são tao importantes e como converter os visitantes em leads.

QUERO CONVERTER MAIS!

O QUE É MOBILE MARKETING?

Você saberia me responder quantas vezes no dia, em média, você olha o seu celular?

Se você respondeu cerca de 150 vezes ou mais, acertou! O celular transforma a vida das pessoas, assim como mercados e setores inteiros. E o mais importante, ele transformou a maneira que percorremos a jornada do comprador (pesquisar, decidir e comprar).

Sabe por que você ainda não ouviu falar em Mobile Marketing? É porque geralmente as empresas apresentam uma certa inércia para novas tendências. Muitas vezes começam a procurar novas estratégias apenas em momentos de crise. Por esse motivo, hoje, o investimento em mobile é de apenas 5%. Mas esse percentual vai crescer mais rápido do que você imagina.

Mobile Marketing

Como eu sei que você quer fazer parte das marcas bem-sucedidas decore bem a definição que eu vou te dar:

Mobile Marketing nada mais é que criar campanhas utilizando as estratégias de Mobile para entender e suprir as necessidades dos consumidores nos momentos em que ele precisa.

Outra forma de fazer mobile marketing é você criar um aplicativo e nem precisa saber programar!

Deve-se levar em conta o estágio de consideração da sua audiência, escolher os formatos de anúncios certos e conteúdos apropriados para cada um deles. Entregando a informação certa, para a pessoa certa, na hora certa.

POR QUE FAZER MOBILE MARKETING?

Ter um site mobile dever ser a prioridade #1 da sua empresa. Ele vai ser o primeiro contato com seus consumidores, ainda mais aqueles que não são clientes fiéis ou estão realizando sua primeira compra.

Você sabia que o Google vai priorizar os resultados de buscas para quem tiver um site “mobile-friendly”?

Isso quer dizer que se o seu site não for adaptado para dispositivos móveis, infelizmente você está perdido.

Garanta que seu site tenha informações e funcionalidades importantes de acordo com seus objetivos e que forneça uma experiência incrível de navegação para seus consumidores.

Agora você já sabe que não tem desculpas para não fazer mobile.

DADOS MOBILE MARKETING

2015. O ano em que o mobile ultrapassou o desktop. Analise comigo esses dados que o Google divulgou na última quarta-feria (10 de junho) durante o maior treinamento envolvendo mais de 7 mil profissionais de marketing, comunicação e especialistas do Brasil e Estados Unidos, o Mobile Day.

Mobile Marketing

As taxas globais de uso do Mobile estão atingindo o ponto mais alto da curva de crescimento. O gráfico acima nos mostra que a internet desempenha um papel importante para os usuários. Ela ajuda consumidores a tomar conhecimento de produtos e ofertas, e assim tomarem melhores decisões de compra.

Para chegar nestas conclusões o Google fez o que faz de melhor: pesquisou! Ele investiu milhões para criar serviços exclusivos que vão ajudar eu e você (usuários) a dar uma passo a frente com o mobile. E o melhor, tudo de graça. YES!

MOBILE MARKETING NO BRASIL

Alterando a pesquisa da ferramenta do Barômetro do Consumidor temos acesso a todos os dados sobre Mobile no Brasil. Veja os dados a seguir:

  1. O uso do 3G cresceu 123% nos últimos 18 meses.
  2. Quase metade dos internautas possui smartphones.
  3. São 48,3 milhões de usuários de mobile na classe C.
  4. A classe C cresceu 204% em menos de uma década.
  5. A classe C movimenta 495 bilhões de reais em renda própria por ano.
  6. Apenas 28% do tempo é gasto com redes sociais e entretenimento.
  7. Os outros 72%? Fotos, bancos, mapas, apps de empresas, busca, e-mail, comparação de preço e compras.
  8. 86% dos usuários de smartphone fazem pesquisa de compras no mobile.
  9. O site mobile é o principal canal para atividades comerciais no celular.

Vendo esses dados você deve estar se coçando pra desenvolver uma estratégia de Mobile Marketing, não é mesmo?!

Sim, existe uma grande oportunidade acontecendo bem aos seus olhos, onde geralmente fica a tela do WhatsApp.

[DICA PREMIUM] TESTE A USABILIDADE DO SEU SITE MOBILE.

Pegue um papel e caneta e anote as funcionalidades presentes no seu site. Quanto mais perto de 25 itens, melhor.

HOSPEDAGEM E NAVEGAÇÂO

Os consumidores conseguem navegar com facilidade?

  1. Call-To-Action com destaque
  2. Menus curtos
  3. Atalho para a home
  4. Promoções não atrapalham

CAMPO DE BUSCA E RESULTADOS

Os consumidores encontram o que procuram?

  1. Campo de busca visível
  2. Recursos de busca inteligentes
  3. Filtros
  4. Resultados são relevantes

COMPRA, CADASTRO E MOBILIDADE

É fácil fechar a compra?

  1. Navegar sem cadastro
  2. Comprar como visitante
  3. Pré-preenchimento / login social
  4. Botão Clique para ligar
  5. Facilidade para fechar compra em outro dispositivo

FORMULÁRIO DE ENTRADA

É fácil fechar a compra?

  1. Entrada de informações simplificada (Ex: teclado numerico)
  2. Facilite a entrada de informações ( Ex: menu suspenso)
  3. Calendário visual para selecionar datas
  4. Validação do formulário em tempo real
  5. Formulários mais eficientes (Ex: barra de progresso)

USABILIDADE E VISUAL

Os consumidores podem usar seu site sem ficarem frustrados?

  1. Site inteiro otimizado para mobile
  2. Não precisa dar zoom na tela
  3. Imagens de produto expansíveis
  4. Informar ao usuário sobre a melhor orientação da tela
  5. Não abrir outras janelas ou abas
  6. Não falar: acessar site completo (para desktop)
  7. Usar localização do usuário

Esses princípios te ajudam a testar se o seu site está adequado para esse novo contexto de uso e otimizado para gerar o máximo de resultados Mobile.

MOBILE MARKETING NO MERCADO EDUCACIONAL

Os dados estão claros, a faixa etária que mais utiliza o Mobile é a mesma que frequenta as instituições de ensino. As IES precisam acompanhar a mentalidade digital dos seus alunos, focando em ações direcionadas para eles.

Quantos alunos desistem de fazer uma inscrição no vestibular, por que a ficha de inscrição não é responsiva?

Quantos alunos podem ser fidelizados caso sua instituição possuir um aplicativo com informações valiosas, como novidades, matérias, notas, faltas, ofertas de emprego?

Atingir a necessidade dos seus alunos através do Mobile Marketing no mercado educacional é importante tanto na captação, quanto na retenção.

[VÍDEO] O QUE O GOOGLE TEM A DIZER SOBRE MOBILE MARKETING?

Agora que você aprendeu o que é Mobile Marketing e a importância dele para o seu sucesso separe 1h do seu tempo para ouvir os especialistas do Google. Se eu não te convenci a investir em Mobile, tenho certeza que eles vão!

Qualquer empresa pode começar a desenvolver uma estratégia de Mobile Marketing e acelerar as vendas

Uma coisa é certa: pessoas mentem, números não. Não importa o tamanho da sua empresa, nem o mercado que você atua. Os dados estão claros e precisos. Mobile Marketing é uma necessidade.

Esse texto serviu para você identificar a oportunidade, mas ainda existem muitos pontos a serem abordados. Separe mais alguns minutos para solicitar uma análise completa, sobre como a 5seleto pode ajudar sua empresa a acelerar os resultados com Mobile Marketing.

Você pode fazer a diferença na sua empresa. Mas para isso, precisa estar por dentro do que há de melhor no mercado.

Desenvolvemos um projeto de Mobile Marketing focado no mercado educacional. Nesse projeto, apresentamos uma pesquisa, que mostra os erros comuns que as Instituições de Ensino no Brasil cometem na hora de criar suas campanhas e ações de captação/retenção. Mostramos também a força do Mobile Marketing na captação e retenção dos alunos, ajudando à superar os desafios e bater as metas para sua instituição. Destacando também, o profissional que trouxe essas ideias para a IES.

Você aprenderá como implementar as ações mais eficientes de captação e retenção para bater suas metas, impulsionado por suas ideias inovadoras.

Clique aqui e conheça o Projeto de Captação com foco em Retenção.

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