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Por que criar buyer personas para sua instituição de ensino?

Basicamente, a buyer persona define o perfil ideal de cliente para um negócio. E ela tem sua importância. O Semrush divulgou informações confirmando que empresas que ultrapassam as suas metas de vendas e faturamento têm buyer personas.

Descubra a seguir a importância de ter uma buyer persona e o que é isso a seguir.

O que significa uma buyer persona?

O que é buyer persona? A tradução literal seria “cliente comprador” ou “cliente que compra”, mas estas expressões não combinam com o contexto. A melhor definição de buyer personas é uma representação fictícia do chamado “cliente ideal” de seu negócio. 

Para criar estes personagens, deve-se ir além de dados tradicionais, como os demográficos. É preciso pensar em itens relacionados às necessidades, aos objetivos e aos comportamentos dos clientes, inclusive no momento de compra.  

Basicamente, a buyer persona fala do cliente e não da marca e aí está a diferença entre buyer persona e brand persona. Este conceito, sim, é voltado à propagação dos ideais de sua marca. 

Lembre-se sempre que buyer persona e brand persona são coisas totalmente diferentes, para não se perder em seu marketing

Ter um exemplo de buyer persona faz a comunicação entre Instituição de Ensino Superior (IES) e possíveis clientes mais personalizada, o que ajuda em um relacionamento entre negócio e público.

Portanto, sempre que ouvir o termo, pense em seu aluno ideal. 

Diferença entre buyer persona e público alvo: quais são elas?

Muita gente confunde ambos os conceitos. Por isso, explicamos.

O público-alvo, como o nome diz, corresponde às pessoas que uma organização deseja atingir para tornar consumidores.

O significado de buyer persona, por sua vez, trata-se do conjunto de informações que definem seu cliente ideal, como nome, idade e localização.

Qual a persona da minha instituição de ensino? Você está fazendo marketing para o público certo?

Criar a buyer persona é fundamental para sua empresa. Isso porque é a partir da definição dela que você cria toda a sua estratégia de marketing. Assim, fica mais fácil saber como atrair, reter e fidelizar clientes. 

Afinal, sabendo quem é a pessoa que você quer atingir, o que ela faz, quais seus gostos, desejos e necessidades, tem-se um norte para sua IES. É a partir disso que é possível resolver tais dores, com criação de conteúdo especializado.

Sua IES pode possuir quantas buyer personas forem necessárias, já que ela pode atrair vários tipos diferentes de pessoas.

A intenção é analisar todos os dados de cada uma dessas pessoas e definir padrões para que se possa atrair, converter, vender e fidelizar esses alunos ideais da forma mais eficiente.

Então, se você está se perguntando “como identificar a buyer persona?”, confira a seguir um exemplo:

Exemplo de buyer personas

Temos um outro texto com as perguntas recomendadas para criar a sua buyer persona. Por ora, resolvemos mostrar o que é um exemplo de buyer persona para inspirar você na criação de sua própria: 

  • Rafael tem 19 anos, trabalha em uma empresa como assistente. Por mais que goste do que faz, ele se sente limitado em sua carreira e pensa em fazer uma faculdade para poder ganhar mais no futuro.

Em suas horas vagas, ele gosta de jogar videogame, frequentar a academia e prefere ler e-books.

Por morar em uma cidade grande, ficaria muito corrido para ele sair de seu serviço e se deslocar à faculdade. Por conta disso, ele pensa em fazer um curso EAD ao invés de presencial.

Outro ponto que o preocupa é que ele precisa ajudar em casa com as contas e tem receio de não conseguir arcar com as mensalidades da faculdade todos os meses em dia.  

Por que criar uma buyer persona para a minha Instituição de Ensino Superior? 

Listamos a seguir alguns outros motivos para você criar o seu template de buyer personas o quanto antes.

1. Segmentação de mercado

Fica mais fácil saber quem a sua buyer persona direciona à sua IES e como ela se posiciona no mercado.

Também fica mais intuitivo o caminho para elaborar o tom de voz de sua marca, canais de comunicação que serão usados para divulgar seu produto, tipos de conteúdo a serem produzidos e em qual estágio do funil de vendas, e assim por diante.

2. Aumento de resultados

Sim, e com menos esforço, pois com uma estratégia de conteúdo definida, há aumento de leads, que são mais qualificados.

Também acontece uma redução do Custo de Aquisição por Cliente (CAC) e do aumento do Retorno feito por Investimento (ROI).

3. Marketing mais natural

Sabendo quem são suas buyer personas, a comunicação entre empresa e cliente torna-se humanizada, por meio de linguagem acessível. 

Falando a língua do cliente, barreiras são quebradas e é mais fácil captar leads, devido à confiança que a pessoa tem em relação à sua IES. Dessa forma, quem sabe pode acabar se tornando um futuro aluno. 

Gostou desse artigo? Vai implementar estas estratégias em seu negócio? Conte para a gente!

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