Entenda o que é funil de vendas como fazê-lo para sua IES

Equipe 5seleto

Conquistar alunos é uma difícil missão para qualquer instituição de ensino superior. Para conseguir conquistar isso no cenário atual, é muito importante saber o que é funil de vendas. Essa ação tem como foco acompanhar o estudante desde o momento em que ele passou a conhecer a universidade até a efetivação da matrícula!

Com certeza, não é uma tarefa fácil conduzir a jornada do futuro aluno do início do processo de convencimento até o final — quando ele garante a vaga no curso. Isso exige bastante planejamento, organização e criatividade. Mas  esse processo é possível e necessário.

Neste post, vamos destacar as 4 etapas do funil de vendas, mostrar como aplicá-las e explicar como criá-las. Confira!

1. Desperte curiosidade

Na primeira fase, o estudante não tem ideia de que está diante de uma oportunidade de ouro: escolher a instituição de ensino superior onde vai se matricular. Ele não está à procura de um serviço — e nem está envolvido com a demanda.

Por isso, as ações de marketing devem estar mais voltadas para expandir o tráfego nas redes sociais e nos blogs. Com a intenção de atrair mais alunos, é essencial ter um conteúdo educativo, que aborde o mercado de trabalho em cursos ministrados pela instituição.

Recomendamos o uso de imagens e um visual que desperte o interesse. Outra medida válida é elaborar chamadas para temas relevantes abordados no blog da universidade. Aqueles que sabem o que é funil de vendas fazem isso com perfeição!

2. Estimule o reconhecimento do problema

O segundo momento é aquele em que o estudante passa a ser um candidato a ingressar na instituição. Isso porque ele já recebeu informações que o levaram a enxergar a possibilidade de fazer um bom curso superior!

Por meio de pesquisas, há uma busca por alternativas para resolver a demanda. Quando o futuro aluno está mais familiarizado com a universidade, é possível investir no envio de newsletters (boletins informativos) — que destacam assuntos de interesse do público-alvo de forma periódica.

3. Saiba como resolver a demanda

O estudante já tem em mente a necessidade de fazer um curso superior e identificou algumas instituições que podem atendê-lo de maneira satisfatória. Nesta fase, a equipe de marketing deve trabalhar para fazer com que o futuro aluno esteja motivado a resolver a demanda o mais rápido possível.

De que maneira isso pode ser feito? Uma boa resposta para a pergunta é apostar em newsletter personalizadas e em e-books. Em ambos, os serviços oferecidos pela universidade podem ser abordados de forma direta.

4. Convença-o a fazer a compra

Esta é uma etapa crucial, em que o estudante vai decidir onde fará o curso superior. Para convencê-lo, é essencial destacar as vantagens e os diferenciais competitivos da instituição em relação aos concorrentes.

Para obter bons resultados, recomendamos a apresentação de cases de ex-alunos que estão sendo bem-sucedidos na carreira. Invista também em webinars (apresentações com vídeo e voz) — que serão responsáveis por destacar aspectos que influenciam o potencial aluno a fazer a matrícula.

É inegável que a estratégia de marketing tem um grande peso para que uma instituição de ensino superior conquiste mais alunos. Para efetivá-la por conta própria, no entanto, é necessário conhecer bastante as 4 fases utilizadas no processo de convencimento!

As ações para aumentar a participação no mercado só serão eficientes caso haja uma noção exata sobre o que é funil de vendas.

Se você está interessado em aperfeiçoar o relacionamento com o seu público-alvo, siga a gente nas redes sociais: LinkedIn, Twitter e Facebook. O conhecimento proporciona melhores resultados!

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