RECEBA OS TEXTOS MAIS INTRIGANTES E REVOLUCIONÁRIOS SOBRE INBOUND MARKETING


  • Postado por Equipe 5seleto 01 abr

O que é Link Building?

O nome Link Building é dado ao conjunto de técnicas de SEO que visa conseguir links de outros sites, aumentando a popularidade e a autoridade de um site do ponto de vista dos sistemas de busca.

Um link é uma ligação entre páginas, é através dele que o mecanismo de busca descobre como elas estão relacionadas e se esse elo é forte.

É pelos links que os usuários navegam na internet. Um link em uma página leva o usuário para outra página e assim sucessivamente. Nós, link builders, somos responsáveis por criar links e fazer com que um determinado site seja encontrado e acessado pelos usuários.

E é também pelos links que os sistemas de busca analisa a relevância de um site. Quanto mais links apontando para um site, melhor será seu posicionamento nas páginas de busca.

Há dois elementos que os mecanismos de busca levam em consideração no link: a palavra que contém o link (texto âncora) e a página para onde o link aponta (página de destino).

estrutura de um link

O contexto ao qual o link será inserido deve ser levado em consideração. A página a ser linkada tem que estar relacionada ao assunto do texto e o texto âncora a ser usado não pode interromper a leitura do usuário, ou seja, deve ser inserido de forma natural no texto, descrevendo o conteúdo da página linkada.

Um link pode ser “interno” ou “externo”.

Links internos

Linkagem interna é a ligação entre páginas de um mesmo site, mesmo domínio, através do link. Os links internos são usados para guiar a navegação do usuário e mostrar aos sistemas de busca quão relevante são as páginas referenciadas por um link. Ao linkar uma página, você dá um voto para ela e os mecanismos de busca veem esse voto como ponto positivo.

Links externos

Links externos são aqueles que apontam para fora do site. A linkagem externa é um fator importante para o trabalho de SEO, uma vez que é pela quantidade de links externos de um site que os sistemas de busca determinam a sua relevância para o posicionamento.

Benefícios do Link Building

A combinação de uma campanha planejada de Link Building e conteúdo de qualidade traz muitos benefícios para o site:

Conteúdo de qualidade atrai links naturais para o site;

* As páginas do site são regularmente indexadas;

* Com o trabalho de link building, o posicionamento do site melhora nas páginas de busca,  consequentemente o número de visitantes aumenta no site;

* Popularização da marca do site;

* Promove relacionamento entre o site e potenciais clientes;

* Produção e divulgação de conteúdo de qualidade.

Como podem ver, os Links estão por toda a rede e com certeza, é impossível falar de internet sem mencioná-los. Cabe o Link builder tratar essa situação de forma estratégica e criativa. O que acham?

CTA-5-funil

  • Gostei! Muito bom o seu artigo! Parabéns!

  • Thiago Leopoldino Ferreira

    Ola Saulo, eu gostei muito de seu artigo, mas acredito que você deveria ter falado mais sobre a importância da qualidade dos links.

    Eu criei um grupo focado em link building e SEO no Facebook e gostaria muito de sua presença e de seus leitores.

    Caso você queira entrar, segue o link: https://www.facebook.com/groups/lbbra/

  • Lucas Santos

    Olá Saulo, parabéns pelo artigo.
    Tenho uma dúvida. Se no caso em uma mesma página fossem usados o mesmo texto âncora para dois sites diferentes.
    EX: troquei links com dois amigos e os dois querem o mesmo texto ” Seo WordPress”. Se eu adicionar o mesmo texto para os dois sites, mesmo com domínios diferentes, eu posso ser punido, ou eles podem ser punidos ?

  • SM8 Marcas

    sm8marcas.com, isso conta como link building ?

  • Moisés Santos

    Ótimas dicas, vou passar a dar mais atenção ao trabalho de Link Building em meu blog.
    Se puder dar alguma sugestão para melhoria aqui do meu blog eu agradeceria.
    http://www.marketingdigitalefetivo.com