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  • Postado por Saulo Medeiros 23 set

O que é marketing digital?

O que é marketing digital?

Há algum tempo eu tentei responder aqui no blog da 5Seleto uma pergunta que muitas pessoas até hoje costumam me fazer: o que é marketing?

No post acabei falando sobre as diferenças entre marketing e publicidade, alguns conceitos do papa Phillip Kotler e até sobre as definições de alguns tipos de marketing como, por exemplo, o marketing digital.

Como não dava para falar tudo na ocasião, nada melhor do que explicar um pouco mais sobre esse tipo de marketing aqui, num artigo só para ele, certo?

Então, se quiser saber um pouco mais sobre essa maravilhosa ferramenta digital, basta conferir este artigo que preparei especialmente para você.

Vamos lá?

 

O conceito de Marketing Digital

conceito de marketing digital

Para início de conversa, é bom entender o que, afinal, é o marketing digital.

Bem, se formos bastante puristas e olharmos apenas para a base da palavra, entenderemos que marketing digital é um tipo de marketing que “roda” em qualquer aparelho digital.

No entanto, o correto mesmo é dizer que o marketing digital é o marketing da internet.

Ou seja, ele pode até funcionar em aparelhos digitais, mas se não estiver conectado na rede, não dá para dizer que de fato é digital.

Afinal, é possível criar um outdoor ou um banner igualzinho aos da versão impressa e reproduzi-lo em um telão de LED, e isso não faria com que ele fosse categorizado como marketing digital.

 

Como funciona o marketing digital

como funciona marketing digital

Quando falei sobre o marketing em geral naquele outro post, comentei sobre os 4 Ps que, segundo Kotler, definem o marketing:

  • Produto;
  • Preço;
  • Praça;
  • Promoção.

É o famoso “Mix de Marketing”.

Agora, quando o assunto é marketing digital, existem não apenas 4, mas 8 Ps que não apenas definem esse tipo de marketing como ajudam a entender como ele funciona:

  • Pesquisa: antes, durante e depois de colocar um projeto digital no ar é preciso pesquisar não apenas onde estão as oportunidades como também a forma como eles estão funcionando (e em tempo real, através de ferramentas como o Google Analytics).
  • Planejamento: encontrou o melhor ambiente para seguir com sua ação digital? Então é hora de planejar como atuar por ali e até como agir em caso de algum imprevisto.
  • Produção: seja uma ação de e-mail marketing ou uma estratégia de conteúdo, o fato é que precisamos da parte de produção para fazer o marketing digital funcionar.
  • Publicação: material produzido? Então é hora de colocar no ar.
  • Promoção: anúncios no Google, nas redes sociais ou apenas a publicação na sua fan page do Facebook ou nos blogs parceiros. O que interessa aqui é promover aquele seu projeto ou conteúdo.
  • Propagação: quando você faz a rede movimentar a seu favor, compartilhando o seu material na web.
  • Personalização: aqui você segmenta o público-alvo, automatiza e consegue até mesmo personalizar as mensagens (como os e-mails) para falar diretamente com cada usuário.
  • Precisão: sabe o Google Analytics lá do primeiro P? Pois bem, ele é uma das ferramentas que podemos usar para mensurar os dados de toda a ação online para acertá-la, a fim de aprimorar seus resultados.

 

Pronto, agora que você já sabe como o marketing digital funciona, que tal dar uma olhadinha também nas principais diferenças que existem entre ele e o marketing offline?

 

As diferenças do marketing online para o offline

marketing digital online offline

Em pleno 2016, mesmo com aplicativos como Pokémon Go, Snapchat e YouTube fazendo um baita sucesso, muita gente ainda tem dúvidas a respeito do potencial do marketing digital.

Principalmente em comparação com aquele praticado em meios analógicos, como os anúncios de rádio, de TV e publicações impressas.

Esse tipo de comparação, porém, não faz muito sentido, já que, por ser ligado à web, o marketing digital traz várias características que os meios tradicionais não têm.

Veja algumas delas:

 

Custo

custo marketing digital

No marketing digital você não precisa pagar por impressão, transporte de material e os custos com distribuição são bem menores que nos meios tradicionais — isso sem falar das centenas de ferramentas gratuitas de análise de resultados que existem na internet.

 

Direcionamento da mensagem

mensagem marketing digital

Pagou para anunciar na TV ou no rádio?

Ótimo!

Mas você sabe se aquele anúncio passou apenas para quem tem de 18 a 24 anos?

Ah, queria falar apenas com o público feminino?

Mesmo com anúncios em programas e horários destinados a esse público, você sabe que segmentar nesses meios fica um pouco mais complicado, certo?

Exceto no marketing digital!

Nele é possível definir exatamente para quem você irá direcionar sua campanha — dá até para focar em microrregiões, como em uma determinada região da cidade.

 

Velocidade

velocidade marketing digital

As análises de resultados online podem ser feitas em tempo real.

A veiculação nas redes sociais ou nos mecanismos de buscas é feita assim que você aprova a campanha.

Terminou de produzir e editar um post?

Então é só clicar em “publicar”.

Na internet tudo é feito de uma forma muito mais rápida do que nos meios tradicionais.

Desde a produção até a mensuração de resultados. Viu só quais são as diferenças entre esses dois tipos de marketing?

Então agora, para fechar, que tal dar uma olhada nos benefícios do marketing digital?

 

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Benefícios do marketing digital

Como prometido lá atrás, agora chegou a hora de falar dos três grandes benefícios do marketing digital.

 

Custo-benefício

benefícios marketing digital

Já pincelei um pouco sobre isso durante o texto, mas vale a pena repetir: trabalhar com marketing digital costuma sair bem mais em conta do que trabalhar com o marketing tradicional.

 

Alcance

alcance marketing digital

Sua empresa está em Belo Horizonte mas você quer alcançar o público de São Paulo?

Trabalha no Brasil mas atende no Chile?

Pois com o marketing digital essas barreiras geográficas praticamente não existem.

Basta colocar seu material online e direcionar as ações para o público que você deseja.

 

Análise de dados

analise marketing digital

Falei bastante sobre isso por aqui, mas também não custa reforçar: enquanto nos meios tradicionais você precisa ter um outro trabalho (bastante caro e demorado) de pesquisa, na web é possível acompanhar tudo em tempo real, com muitas informações e sem precisar pagar a mais por isso.

Complementando, não posso deixar de falar sobre o Inbound marketing – uma vertente do marketing digital e uma metodologia muito eficiente para potencializar os resultados da sua empresa na internet.

 

 

O Inbound Marketing

marketing digital inbound marketing

O Inbound busca educar o público alvo para que ele veja na empresa uma referência no seu mercado e, assim, prefira consumir os seus produtos e serviços no momento da compra.

Entre as várias ferramentas utilizadas pelo Inbound Marketing algumas se destacam:

 

  • E-mail marketing

O e-mail marketing é a utilização dos correios eletrônicos como meio de comunicação entre a empresa e seu público.
Podendo ser utilizado por outras vertentes do marketing, como o marketing direto, o e-mail marketing dentro do Inbound busca primeiro o interesse e a ação do cliente em receber o conteúdo da empresa diretamente em sua caixa de entrada, para só depois notificá-los através das mensagens eletrônicas sobre os novos conteúdos e oportunidades da instituição.

 

  • Blogs

Os blogs estão se tornando um poderoso canal de informação e comunicação entre diversos tipos de pessoas e instituições com seus públicos.
Com seu nascimento há mais de uma década, o uso profissional dos blogs pelas empresas só começou há pouco tempo com a consolidação de uma das principais subdivisões do Marketing Digital, o Content Marketing.
Essa nova forma de se fazer marketing, chamada também de Marketing de Conteúdo, usa principalmente os blogs para estabelecer essa comunicação com o público através do princípio do discurso de autoridade para educar, como no Inbound Marketing.

 

  • Redes sociais

Outra ferramenta poderosa que vem sendo usada por várias ramificações do marketing, mas é a queridinha do Inbound Marketing e do Marketing de Relacionamento.
Nas redes sociais, as empresas conseguem utilizar em plenitude todas as capacidades do Inbound para se relacionar com os clientes e potenciais clientes.
Sites como o Facebook, Twitter, Instagram, entre tantos outros vêm sendo usados amplamente pelo Marketing Digital para promover o encontro das marcas com seus públicos.

 

  • SEO (Search Engine Optimization)

O SEO é umas das principais armas do Marketing Digital para trabalhar outro importante elemento do ambiente digital, os sites de busca.

O SEO procura otimizar o conteúdo de um site ou blog para que ele seja mais notório para as ferramentas de ranqueamento dos sites de busca, principalmente, é claro, o Google.
Através do SEO as marcas conseguem melhorar sua forma de comunicação na internet, tendo a programação de suas páginas mais atualizadas, conteúdos mais relevantes e palavras-chave mais interessantes para o seu público e para os sites de pesquisa — e assim, quem sabe, ser o primeiro no resultado das buscas para uma determinada palavra ou expressão.

 

  • Adwords

Outra forma que pode favorecer o ranqueamento de sites no Google e outros mecanismos de busca, o Adwords é uma ferramenta promovida pelos próprios sites de busca e redes sociais para rentabilizar seu negócio e, em contrapartida, dar mais destaque às instituições e empresas anunciantes.
No Adwords, esses sites promovem um verdadeiro leilão das palavras buscadas pelos usuários das redes.
A empresa que pagar mais terá preferência de visualização para aquela determinada busca.

 

Viu como não faltam características positivas no marketing digital?

Pois agora que você já sabe de tudo isso, que tal colocá-lo em prática no seu negócio?

Se precisar, posso te ajudar particularmente pelo meu email: saulo.medeiros@5seleto.com.br.
inbound marketing na prática

  • Boadika Website

    Obrigado pelas dicas

  • Eduardo Macedo Sobrinho

    Bom artigo, quero muito me especializar em Marketing Digital,
    já fiz alguns cursos de marketing online mas quero me aprofundar no mercado e me tornar um especialista, tenho um blog falando sobre marketing Digital:

    rendapro.com.br