Você sabe exatamente o que é marketing?
Se você possui alguma dúvida sobre o conceito de marketing, nesse texto você encontrará tudo que precisa.
Independente do que você faz, eu te garanto que você quer vender mais e vender melhor…
- Se você é um empresário quer vender mais para aumentar o faturamento da sua empresa
- Se você é um empregado quer vender melhor suas horas para aumentar sua remuneração
- Se você é um microempresário e quer expandir o seu negócio
E como fazer isso? Como vender mais e melhor?
O marketing é uma das áreas do conhecimento mais utilizadas no mundo atualmente.
Principalmente quando falamos de Marketing Digital e Inbound Marketing.
Empresas de todos os tamanhos usam seus conceitos no dia a dia, especialmente para desenvolver estratégias de comunicação com o público e posicionamento no mercado.
Mas o que é marketing?
Vamos explicar tudo para você entender quantas possibilidades o marketing oferece!
O que é Marketing
Marketing é o estudo dos mercados e o entendimento de seus principais componentes, como públicos, vendas e produtos, visando uma melhor estratégia para o desenvolvimento das empresas.
Segundo Philip Kotler, no livro “Marketing de A a Z”:
“Marketing é a função empresarial que identifica necessidades e desejos insatisfeitos, define e mede sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, especifica que mercados-alvo serão mais bem atendidos pela empresa, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir a esses mercados selecionados e convoca a todos na organização para pensar no cliente e atender ao cliente”.
Ficou meio confuso aí?
Calma, vamos explicar tudo com detalhes.
Antes, é importante saber um pouco sobre como o marketing nasceu.
Um breve histórico
O Marketing, como prática, é algo impreciso de datar, já que sua atividade nasceu juntamente com o próprio mercado, nos primórdios da civilização.
Mas o Marketing, como objeto de estudo e sua prática consciente, é algo recente.
Temos como o início do marketing o período logo após a Segunda Guerra.
Com a expansão dos mercados e o crescimento das concorrências, surgiu a necessidade de teorizar sobre como lidar com esse cenário para se destacar e atrair mais consumidores.
A diferença entre marketing e publicidade
Na verdade, essa resposta é simples: a publicidade está inserida no marketing.
É muito comum as pessoas confundirem os dois significados ou acharem que são a mesma coisa.
Veja a diferença na definição de cada um:
O que é Marketing
Marketing é a estratégia geral, abrange todo o processo de venda e a relação entre empresa e clientes.
É a estratégia para alcançar os clientes, entender suas dúvidas e objeções.
O marketing é considerado “pai” da publicidade.
O que é publicidade
O conceito de publicidade é a difusão de ideias.
É a divulgação de uma empresa, produto, serviço ou qualquer coisa.
O intuito da publicidade é difundir algo a maior quantidade de pessoas possível.
Para entender melhor o que é marketing, temos que ver um dos conceitos primordiais do marketing:
Os 4Ps do Marketing de Phillip Kotler.
O que é marketing segundo Kotler: Esse estudo trata dos principais pontos de interesse a que uma empresa deve estar atenta para situar seu negócio junto aos clientes, aos concorrentes e ao mercado.
Os 4 Ps do marketing são:
- Produto: é o artigo ou serviço oferecido aos clientes. Aqui entram os conceitos de qualidade, benefícios e satisfação do consumidor.
- Preço: diz respeito ao valor monetário para aquisição do bem de consumo. Aqui se avalia o custo de produção, a margem de lucro, descontos, entre outros conceitos.
- Praça: é o local que o negócio está inserido, sua forma de distribuição e sua disponibilidade. Nessa parte, se trabalham os horários e dias de funcionamento, a facilidade do cliente em encontrar o bem de consumo e as formas de entrega.
- Promoção: é a comunicação — é aqui que entra a publicidade. A Promoção cuida de toda a forma de informar, convencer e fazer o artigo de venda se lembrado.
Como se pode ver, o Marketing é um conceito amplo que abrange muitas coisas além da divulgação.
Sendo assim, existem diversas vertentes que abordam o mercado com diferentes perspectivas.
Os tipos de Marketing
São muitas vertentes que se aninham ou se separam de acordo com suas semelhanças e diferenças. Entre os tipos de Marketing, tanto B2B quanto B2C, alguns se destacam pela sua importância. Vejamos:
O que é Marketing Direto:
Uma das vertentes mais populares.
Usa a publicidade como forma de se comunicar com uma grande porção de públicos através dos diversos meios de comunicação.
Assim, a empresa passa todas as informações relevantes para adquirir seu bem de consumo.
O que é Marketing Indireto:
É uma forma mais sutil de se comunicar.
Muitas vezes usa o merchandising para impactar os consumidores de forma discreta, mas igualmente poderosa.
O que é Marketing Digital
É o marketing na internet.
Por isso é uma das práticas mais atuais.
Aqui se encontram várias formas de se fazer marketing, inclusive o marketing em redes sociais.
Quer saber mais sobre marketing digital e se faz sentido usar no seu negócio? Conheça os tipos de marketing digital.
O que é Marketing de Conteúdo:
Esse modelo está dentro do Inbound Marketing, que é uma prática que busca educar o público-alvo para que ele reconheça na marca uma autoridade.
E aposta, como consequência, as vendas.
O que é Marketing Pessoal
É o marketing individual de cada pessoa.
Todas as pessoas estão constantemente trabalhando seu marketing pessoal, mesmo sem saber.
Trabalhar o marketing pessoal é muito importante para você se destacar profissionalmente.
Entenda como fazer seu Inbound Marketing Pessoal.
Marketing 3.0
Marketing centrado no ser humano, tendo como contrapeso à lucratividade a responsabilidade corporativa, resultando em bem-estar, riqueza e sustentabilidade.
Conclusão
Existem muitos artigos sobre inbound e marketing por aí. Mas você deve buscar os melhores textos sobre marketing. O Marketing é uma área com infinitas possibilidades para todos os tipos de empresas e com diferentes poderes de investimentos.
Os resultados são milhares, mas existe sempre uma ou mais formas efetivas de se implementar os conceitos do marketing em qualquer empresa ou instituição.
E então, ficou alguma dúvida?
Consegui te ajudar com esse post?
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