O que é marketing? Tudo o que você precisa saber sobre marketing

Rodrigo Neiva

Você sabe exatamente o que é marketing?

Se você possui alguma dúvida sobre o conceito de marketing, nesse texto você encontrará tudo que precisa.

Independente do que você faz, eu te garanto que você quer vender mais e vender melhor…

  • Se você é um empresário quer vender mais para aumentar o faturamento da sua empresa
  • Se você é um empregado quer vender melhor suas horas para aumentar sua remuneração
  • Se você é um microempresário e quer expandir o seu negócio

E como fazer isso? Como vender mais e melhor?

Marketing!

O marketing é uma das áreas do conhecimento mais utilizadas no mundo atualmente.

Principalmente quando falamos de Marketing Digital e Inbound Marketing.

Empresas de todos os tamanhos usam seus conceitos no dia a dia, especialmente para desenvolver estratégias de comunicação com o público e posicionamento no mercado.

Mas o que é marketing?

Vamos explicar tudo para você entender quantas possibilidades o marketing oferece!

O que é Marketing

Marketing é o estudo dos mercados e o entendimento de seus principais componentes, como públicos, vendas e produtos, visando uma melhor estratégia para o desenvolvimento das empresas.

Segundo Philip Kotler, no livro “Marketing de A a Z”:

“Marketing é a função empresarial que identifica necessidades e desejos insatisfeitos, define e mede sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, especifica que mercados-alvo serão mais bem atendidos pela empresa, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir a esses mercados selecionados e convoca a todos na organização para pensar no cliente e atender ao cliente”.

Ficou meio confuso aí?

Calma, vamos explicar tudo com detalhes.

Antes, é importante saber um pouco sobre como o marketing nasceu.

Um breve histórico

O Marketing, como prática, é algo impreciso de datar, já que sua atividade nasceu juntamente com o próprio mercado, nos primórdios da civilização.

Mas o Marketing, como objeto de estudo e sua prática consciente, é algo recente.

Temos como o início do marketing o período logo após a Segunda Guerra.

Com a expansão dos mercados e o crescimento das concorrências, surgiu a necessidade de teorizar sobre como lidar com esse cenário para se destacar e atrair mais consumidores.

A diferença entre marketing e publicidade

Na verdade, essa resposta é simples: a publicidade está inserida no marketing.

É muito comum as pessoas confundirem os dois significados ou acharem que são a mesma coisa.

Veja a diferença na definição de cada um:

O que é Marketing

Marketing é a estratégia geral, abrange todo o processo de venda e a relação entre empresa e clientes.

É a estratégia para alcançar os clientes, entender suas dúvidas e objeções.

O marketing é considerado “pai” da publicidade.

O que é publicidade

O conceito de publicidade é a difusão de ideias.

É a divulgação de uma empresa, produto, serviço ou qualquer coisa.

O intuito da publicidade é difundir algo a maior quantidade de pessoas possível.

Para entender melhor o que é marketing, temos que ver um dos conceitos primordiais do marketing:

Os 4Ps do Marketing de Phillip Kotler.

O que é marketing segundo Kotler: Esse estudo trata dos principais pontos de interesse a que uma empresa deve estar atenta para situar seu negócio junto aos clientes, aos concorrentes e ao mercado.

Os 4 Ps do marketing são:

  • Produto: é o artigo ou serviço oferecido aos clientes. Aqui entram os conceitos de qualidade, benefícios e satisfação do consumidor.
  • Preço: diz respeito ao valor monetário para aquisição do bem de consumo. Aqui se avalia o custo de produção, a margem de lucro, descontos, entre outros conceitos.
  • Praça: é o local que o negócio está inserido, sua forma de distribuição e sua disponibilidade. Nessa parte, se trabalham os horários e dias de funcionamento, a facilidade do cliente em encontrar o bem de consumo e as formas de entrega.
  • Promoção: é a comunicação — é aqui que entra a publicidade. A Promoção cuida de toda a forma de informar, convencer e fazer o artigo de venda se lembrado.

Como se pode ver, o Marketing é um conceito amplo que abrange muitas coisas além da divulgação.

Sendo assim, existem diversas vertentes que abordam o mercado com diferentes perspectivas.

Os tipos de Marketing

São muitas vertentes que se aninham ou se separam de acordo com suas semelhanças e diferenças. Entre os tipos de Marketing, tanto B2B quanto B2C, alguns se destacam pela sua importância. Vejamos:

O que é Marketing Direto:

Uma das vertentes mais populares.

Usa a publicidade como forma de se comunicar com uma grande porção de públicos através dos diversos meios de comunicação.

Assim, a empresa passa todas as informações relevantes para adquirir seu bem de consumo.

O que é Marketing Indireto:

É uma forma mais sutil de se comunicar.

Muitas vezes usa o merchandising para impactar os consumidores de forma discreta, mas igualmente poderosa.

O que é Marketing Digital

É o marketing na internet.

Por isso é uma das práticas mais atuais.

Aqui se encontram várias formas de se fazer marketing, inclusive o marketing em redes sociais.

Quer saber mais sobre marketing digital e se faz sentido usar no seu negócio? Conheça os tipos de marketing digital.

O que é Marketing de Conteúdo:

Esse modelo está dentro do Inbound Marketing, que é uma prática que busca educar o público-alvo para que ele reconheça na marca uma autoridade.

E aposta, como consequência, as vendas.

O que é Marketing Pessoal

É o marketing individual de cada pessoa.

Todas as pessoas estão constantemente trabalhando seu marketing pessoal, mesmo sem saber.

Trabalhar o marketing pessoal é muito importante para você se destacar profissionalmente.

Entenda como fazer seu Inbound Marketing Pessoal.

Marketing 3.0

Marketing centrado no ser humano, tendo como contrapeso à lucratividade a responsabilidade corporativa, resultando em bem-estar, riqueza e sustentabilidade.

Conclusão

Existem muitos artigos sobre inbound e marketing por aí. Mas você deve buscar os melhores textos sobre marketing. O Marketing é uma área com infinitas possibilidades para todos os tipos de empresas e com diferentes poderes de investimentos.

Os resultados são milhares, mas existe sempre uma ou mais formas efetivas de se implementar os conceitos do marketing em qualquer empresa ou instituição.

E então, ficou alguma dúvida?

Consegui te ajudar com esse post?

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