Palavra-chave: como encontrar a palavra-chave certa para os textos do seu blog

Sempre que escrevemos um novo texto, esperamos que ele seja um grande sucesso.

Gastamos muito tempo estudando, pesquisando e desenvolvendo um texto focado nos interesses do nosso público alvo e queremos que ele seja lido pela maior quantidade de pessoas.

Mas nem sempre é isso que acontece, não é mesmo?

Acaba sendo muito frustrante quando colocamos muito esforço em um conteúdo e simplesmente os resultados não chegam.

O que será que foi feito de errado?

Acontece que existe um fator extremamente importante que as pessoas acabam não levando em consideração na hora de desenvolver um novo texto: encontrar a palavra-chave certa.

Encontrar a palavra-chave certa é fundamental tanto para atrair mais visitas orgânicas, quanto atrair visitantes mais qualificados.

Portanto, se você está querendo escrever textos de sucesso, você precisa ler esse texto.

Nesse texto vamos explicar:

    1. O que é palavra-chave
    2. Porque elas são importantes
    3. O que são palavras negativas
    4. A importância para o SEO
    5. Ferramentas para achar a palavra-chave certa
    6. Como escolher a palavra-chave certa para seu texto

Ao dominar cada um desses tópicos, você conseguirá encontrar as melhores palavras-chave para seu texto.

Agora, um outro fator determinante para o sucesso da sua estratégia digital é a captação de leads.

Não adianta nada ter textos atraindo milhares de visitas, se não existe uma boa estratégia de captação.

Veja também esse material sobre como transformar seu site numa máquina de geração de leads:

O que é palavra-chave

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Vamos começar com o básico, muitas pessoas podem ter dúvidas sobre o que é de fato palavra-chave.

Caso você já saiba, pode avançar para o próximo tópico, clicando aqui.

O que é palavra-chave:

Quando falamos de um texto, a keyword (palavra-chave em inglês) é a principal palavra ou termo que descreve o assunto ou o tema de um texto.

A definição de palavra-chave, portanto, é o termo que caracteriza o seu texto, aquele termo que as pessoas devem buscar num site de pesquisa para encontrar seu texto.

Alguns exemplos de palavra-chave são bem simples, como no caso desse texto, a palavra-chave é “palavra-chave”.

Por exemplo, veja os títulos de textos abaixo e tente identificar a palavra-chave de cada um:

  1. Marketing Educacional: tendências que vão dominar todas as IES do Brasil
  2. Técnicas de SEO: entenda como colocar a teoria em prática
  3. Como fazer um blog do zero: Tutorial prático, fácil e passo a passo completo
  4. Mobile Marketing: aprenda a aplicar essa estratégia

Em todos os exemplos acima a palavra-chave do texto foi o termo antes dos dois pontos.

Então, foram respectivamente: Marketing educacional, Técnicas de SEO, Como fazer um blog do zero e Mobile Marketing.

Com isso já respondemos à pergunta abaixo:

A palavra-chave deve ser apenas uma palavra?

Não, a palavra-chave não é necessariamente uma palavra. Pode ser um termo, uma sentença.

Mas deve ser algo que caracterize o texto de uma forma bem clara.

Na verdade seu texto pode ter até mais de uma palavra-chave e deve ter palavras relacionadas à palavra-chave. Você entenderá melhor no decorrer do texto.

Uma boa dica é pensar como se fosse escrever uma hashtag para marcar o texto, por exemplo: #MarketingEducacional ou #TécnicasDeSEO.

Você verá nesse texto como as palavras-chave influenciam no SEO (otimização para ferramentas de busca) e você pode ver as melhores técnicas para seu texto, clicando aqui.

Será que essas palavras são mesmo tão importantes? Vamos ver o motivo…

Por que as palavras-chave são importantes?

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Um planejamento de palavras-chave faz toda a diferença em uma estratégia de marketing conteúdo.

Claro que existem vários fatores que podem definir o sucesso, como principalmente o próprio conteúdo dos textos.

Mas um planejamento de palavras-chave bem elaborado com certeza é o primeiro fator de sucesso.

Isso acontece porque são as palavras-chave que direcionam a estratégia.

São elas que vão definir se o público que você atrairá com seus textos será qualificado ou não, pois são elas que as pessoas vão buscar no Google.

Portanto, se o número de visitas do seu site não está crescendo, reveja seu planejamento de palavras-chave.

Se as visitas que você está atraindo pro seu site não tem nada a ver com sua persona, reveja seu planejamento de palavras-chave.

Qual o retorno de um bom planejamento de palavras-chave?

O retorno que você terá ao realizar um bom planejamento de palavras-chave são visitas para seu site.

Mais visitas e visitas mais qualificadas.

Isso é extremamente importante, pois todo o retorno do marketing digital começa com as visitas no site.

São a partir delas que podem ser gerados novos leads e novos clientes.

Qual a importância de encontrar a palavra-chave certa?

Quando falamos de um texto específico, a palavra-chave é o primeiro fator de sucesso ou fracasso.

É a palavra-chave que você irá posicionar no Google e nas outras ferramentas de busca.

Se ela não for buscada pelos seus futuros clientes, seu texto será um fracasso.

Se ela for buscada por uma grande quantidade de pessoas incluindo seus futuros clientes, é bem provável que seu texto tenha bons resultados.

Claro que dependem de vários fatores.

Mas encontrar a palavra-chave certa já é um grande passo.

O que são palavras negativas?

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As palavras negativas são aquelas palavras pelas quais você não quer ser encontrado.

São termos que normalmente confundem seu visitante sobre o que sua empresa faz.

As palavras negativas são extremamente importantes dentro de uma estratégia de links patrocinados.

Quando você não quer que seu anúncio apareça para determinada palavra-chave, você deve incluir essa palavra dentro das palavras negativas.

Dentro do marketing de conteúdo, também é importante definir por quais palavras você não quer ser encontrado.

Você pode até pensar: “mas eu quero ser encontrado de qualquer jeito…”

Existem empresas que realmente qualquer tipo de visita é boa, mas em muitos mercados, a qualificação de visitas baseadas nas personas é fundamental.

Por exemplo, no mercado educacional, uma universidade que não possui ensino à distância, pode não querer que as pessoas à encontrem por palavras-chave relacionadas a ensino à distância.

A importância para o SEO

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Escolher a palavra-chave certa para seu texto já é um bom passo para melhorar as visitas orgânicas do seu site.

Visitas orgânicas são aquelas vindas de um site de pesquisa, como o Google, por exemplo.

Quando uma pessoa pesquisa por determinada palavra-chave no Google e ela chega ao seu site de forma totalmente gratuita, você tem uma visita orgânica.

As visitas orgânicas são a maior fonte de tráfego para a maioria dos sites.

Mas apenasescolher a palavra-chave correta não fará seu texto conseguir ter um bom SEO.

Existem algumas boas práticas que você deve inserir no seu texto, vou mostrar as mais importantes técnicas de SEO com relação à palavra-chave do seu texto:

  1. Título e Meta Description com palavra-chave
  2. Palavra-chave na url
  3. Tags de título com palavra-chave: h1, h2, h3…
  4. palavras-chave ao longo do conteúdo
  5. SEO de imagens do texto

Título e Meta Description com palavra-chave

É muito importante o título do seu texto possuir a palavra-chave do texto.

Na verdade, quanto antes no título do texto melhor.

Lembra dos textos que coloquei como exemplo?

  1. Marketing Educacional: tendências que vão dominar todas as IES do Brasil
  2. Técnicas de SEO: entenda como colocar a teoria em prática
  3. Como fazer um blog do zero: Tutorial prático, fácil e passo a passo completo
  4. Mobile Marketing: aprenda a aplicar essa estratégia

Em todos eles a palavra-chave é logo a primeira palavra no título. Isso é de propósito, pois as ferramentas de busca classificam melhor textos possuem a palavra-chave destacada.

Além disso, você deve inserir a palavra-chave na meta description.

Meta description é o pequeno texto de 156 caracteres que fica embaixo do título do texto nas buscas, como esse aqui:

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No exemplo acima, a palavra-chave do texto é inbound marketing. Como você pode ver, o título e a meta description contém a palavra-chave.

Palavra-chave na url

Url é o endereço do seu texto na internet.

Veja o exemplo acima, a url também possui a palavra-chave:

http://5seleto.com.br/o-que-e-inbound-marketing/.

As ferramentas de busca também procuram a palavra-chave nesse endereço para melhorar a classificação do seu texto. Para SEO de produtos no E-commerce, o conceito é o mesmo. Mas, é importante lembrar que existem outros fatores para que seu e-commerce seja bem ranqueado.

Veja esse texto sobre otimização de url.

Tags de título com palavra-chave: h1, h2, h3…

As tags h1, h2 e h3 são códigos em html que definem títulos dentro texto.

O título do seu texto deve conter a tag h1, para demonstrar às ferramentas de busca que aquela é a parte principal do texto.

Veja esse texto sobre o assunto.

As tags h2, h3, h4 em diante servem para você inserir tópicos e subtópicos dentro do texto.

É importante em ao menos uma dessas tags você inserir a palavra-chave do texto.

Palavras-chave ao longo do conteúdo

Ao longo do texto você também deve repetir uma quantidade razoável de vezes a palavras-chave.

Chamamos isso de densidade da palavra-chave.

Você deve trabalhar com uma média de 1 a 2% do seu texto composto pela palavra-chave.

Isto é, se seu texto tiver 600 palavras, você deve ter de 6 a 12 vezes a palavra-chave.

Se seu texto tiver 3.000 palavras, você deve ter de 30 a 60 vezes a palavra-chave durante o texto.

SEO de imagens do texto

Quando você for inserir imagens no seu texto, existem alguns detalhes que você deve prestar atenção.

São coisas básicas mas que fazem diferença na classificação do seu textopelas ferramentas de busca.

Você deve inserir a palavra-chave nos seguintes itens da imagem:

  1. Nome do arquivo
  2. Título da imagem (title)
  3. Título alternativo (alt)

Cada um desses pequenos detalhes pode fazer a diferença no sucesso ou fracasso do seu texto com relação às ferramentas de busca.

Caso você queira um checklist completo de SEO para marketing de conteúdo, clique aqui.

Você também pode ver esse outro checklist.

Porém, o que mais fará a diferença será o próprio conteúdo do texto.

O Google e as outras ferramentas de busca melhoram a classificação de textos que são relevantes para as pessoas. Por isso, escreva um conteúdo deextrema qualidade para sua persona.

Ferramentas para achar a palavra-chave certa

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Para encontrar e monitorar a palavra-chave certa pro seu texto, você pode e deve contar com a ajuda de algumas ferramentas sensacionais.

Existem uma grande quantidade de ferramentas, vamos falar das que mais podem te ajudar de forma prática e rápida.

As ferramentas são:

  1. Keyword planner tool (planejador de palavras-chave do Google Adwords)
  2. Ubersuggest
  3. Auto complete e palavras relacionadas do Google
  4. Keyword tool
  5. Google Trends
  6. SEMRush

Vejamos cada uma separadamente…

Keyword planner tool (planejador de palavras-chave do Google Adwords)

O planejador de palavras-chave do Google é a principal ferramenta para te ajudar a escolher a palavra-chave certa pro seu texto.

Você pode acessá-lo clicando aqui.

Essa ferramenta permite que você insira várias palavras que tenham a ver com seu texto e te sugere ideias de palavras-chave para você utilizar.

Mas o que a torna extremamente útil, é que ela traz a quantidade mensal de buscas daquela palavra e onível de concorrênciadela.

A quantidade de buscas é importante para você determinar se a palavra-chave é relevante ou não para seus clientes.

Se ninguém procura por uma palavra-chave, seu texto não receberá visitas.

Se muitas pessoas procuram por uma palavra-chave, ótimo, mas veja se ela não é genérica demais.

Uma palavra-chave muito genérica pode trazer visitantes que não são qualificados.

Ao utilizar essa ferramenta você também pode pegar ideias para as palavras-chave relacionadas que você irá inserir no texto. Você verá isso mais para frente.

Veja o vídeo abaixo, do próprio Google, para entender como o Planejador de palavras-chave do Google Adwords funciona:

Clique aqui para ver um vídeo que explica como procurar pela palavra-chave certa na ferramenta.

Ubersuggest

Não, não é o aplicativo que está revoltando os taxistas.

Ubersuggest é uma ferramenta que vai sugerir diversas palavras-chave para seu texto.

Ela utiliza dados das ferramentas de busca como o Google, para encontrar várias palavras relacionadas à palavra que você pesquisou.

Com isso, ajuda muito a encontrar palavras-chave que são bem específicas para um nicho.

Veja o exemplo abaixo para a palavra-chave:Marketing de Conteúdo:

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Auto complete e palavras relacionadas do Google

O auto complete e palavras relacionadas é quase como o Ubersuggest feito de forma manual.

Quando inserimos a palavra-chave nas buscas do Google, o auto complete sugere pesquisas que são relacionadas à palavra que estamos buscando.

Veja o exemplo:

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Para usar essa técnica é bom lembrar de utilizar uma aba anônima no seu navegador.

A aba anônima limpa o cache do navegador, com isso o Google não utiliza o padrão de buscas que você já possui.

Entenda melhor aqui.

Já as palavras relacionadas do Google são um pouco diferente.

Quando você faz uma pesquisa, normalmente ao final da página o Google sugere outras buscas que você poderia fazer para encontrar o melhor conteúdo.

Isso acontece porque o Google pensa o seguinte:

Se você chegou até o final da página e ainda não achou o que procura, você pode mudar sua busca para segmentar melhor os resultados.

Quando pesquisamos, por exemplo, palavra-chave no Google, veja as palavras relacionadas que ele sugere:

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É uma boa dica usar pelo menos uma vez algumas dessas palavras no seu texto.

Keyword tool

A Keyword Tool é semelhante ao Ubersuggest, mas um pouco mais avançado.

Na versão grátis você consegue diversos exemplos de palavras-chave.

Na versão paga, além disso você consegue o volume de buscas, o nível de concorrência e o valor sugerido para anúncios.

A ferramenta permite você procurar em diversos domínios (.com, .com.br, .com.pt, etc.), além disso, você pode pesquisar no Google, Youtube, Bing e App Store.

Veja os resultados ao pesquisar por “palavra-chave”:

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Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta para você analisar se a palavra-chave que você está procurando pro seu texto está com uma tendência de aumento de buscas ou não.

Ela verifica o histórico de buscas da palavra e mostra um gráfico com histórico e projeção de buscas.

Veja o exemplo da palavra-chave: Inbound Marketing:

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SEMRush (paga)

Se você quer ter um nível muito mais avançado de buscas por palavras-chave, eu recomendo o SEMRush.

Com o SEMRush você consegue ter muitas informações valiosas para definir a palavra-chave certa para seu texto.

Com ele você consegue pesquisar por uma palavra específica e saber quais são os sites que estão aparecendo nos resultados das buscas.

Assim, você já consegue identificar quais são seus principais concorrentes para aquela palavra-chave.

Veja o exemplo de quando jogamos a palavra-chave: marketing de conteúdo:

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E se você quiser ver ainda um webinar completo realizado pelo especialista Rafael Rez Oliveira, sobre o SEMRush, veja todo o potencial dessa ferramenta:

Como escolher a palavra-chave certa pro seu texto

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 Vamos mostrar um pouco de como fazemos a pesquisa pela palavra-chave certa para nossos textos.

Quando lá no início, realizamos o planejamento de conteúdos, já temos uma ideia de qual o tema do texto.

Com isso em mente já podemos começar a identificar nas ferramentas qual é a palavra-chave que mais trará retorno para nosso texto.

A primeira coisa a fazer é abrir o Planejador de palavras-chave do Google Adwords, conforme a imagem abaixo:

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Você vai em: “procurar novas palavras-chave usando uma frase, um website ou uma categoria”.

Você irá buscar por alguns termos relacionados ao tema do seu texto.

Insira quantos termos você achar necessário.

Pegando como exemplo este texto sobre endomarketing, nós buscamos pelos seguintes termos:

  1. endomarketing
  2. marketing interno

Os resultados foram os seguintes:

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Ao analisar o resultado, verificamos que a palavra endomarketing é bastante buscada, com uma média de 12.100 buscas por mês e, ainda por cima, sua concorrência é baixa.

Isso já foi um grande indício para ela se tornar a palavra-chave principal do texto. Porém, dentro das ideias de palavras-chave que o Google Adwords nos mostra, separamos mais algumas para analisar:

  1. marketing social
  2. marekting viral
  3. trade marketing

Essas são boas ideias até para inserirmos novos textos dentro do planejamento.

Abra uma planilha e comece a inserir as palavras-chave, com a quantidade de buscas mensais e a concorrência.

O próximo passo é buscar por cada um desses termos no Google e analisar os resultados.

Se eles estiverem com um objetivo parecido com o que você tem para o seu texto, você está no caminho certo, porque as pessoas estão buscando por respostas que estarão no seu texto.

Ao pesquisar pelas palavras, você também conseguirá buscar por mais ideias de palavras-chave, nas buscas relacionadas que o Google mostra, como no exemplo abaixo:

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Separamos mais algumas palavras para analisar:

  1. endomarketing exemplos
  2. endomarketing wikipedia
  3. endomarketing nas empresas
  4. monografia endomarketing
  5. endomarketing cases
  6. definição endomarketing
  7. comunicação interna
  8. conceito endomarketing

Você deve pegar essas palavras relacionadas e também jogar no Adwords para inserir na sua planilha, a quantidade de buscas e a concorrência.

Se você ainda não estiver satisfeito com as palavras relacionadas, você pode utilizar as ferramentas que citamos no tópico anterior para encontrar diversas outras.

Mas, e agora, o que fazer com todas essas palavras?

Você irá selecionar as que estão mais relevantes para o seu texto. Para isso você deve analisar o seguinte:

  1. Essa palavra-chave é muito ampla?
  2. Qual o nível de competição dela?
  3. Ela recebe buscas suficientes por mês?
  4. Ela é uma palavra-chave convertedora?
  5. Ela tem a ver com sua persona?

Com essa análise, você irá cortar várias palavras e separar uma palavra-chave principal e outras palavras-chave secundárias.

Caso existam duas ou até mais palavras-chave que são extremamente significantes e com ótima concorrência e quantidade de buscas, você pode definí-las como principal. Veja esse vídeo para entender melhor.

Além da palavra-chave principal, você deverá utilizar ao longo do seu texto cada uma dessas palavras.

O mais importante que você viu aqui, é que nenhuma das palavras que definimos para o texto são com base em achismos ou tiradas da nossa cabeça.

Tudo foi pesquisado e analisado com base nas melhores ferramentas que a internet disponibiliza.

A busca pela palavra-chave perfeita para seu texto é totalmente analítica!

Qualquer pessoa pode desenvolver um texto com a palavra-chave certa

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A conclusão que tiramos desse texto é justamente essa: qualquer pessoa pode desenvolver um texto com a palavra-chave certa.

Não existe nenhum mistério.

Bom, com todas as informações que já falamos no texto, você já deve ter uma ideia bem clara de como encontrar a palavra-chave certa para o seu texto.

Agora é botar a mão na massa para conseguir melhorar cada vez mais as palavras-chave dos textos da sua estratégia de marketing de conteúdo.

O importante é que você não deve focar apenas em técnicas e esquecer de trabalhar o mais importante dentro do marketing de conteúdo: o conteúdo.

Se os seus textos forem brilhantes e sua técnica não for muito boa, o Google irá te achar mais relevante do que se for o contrário.

Portanto, invista bastante em desenvolver um conteúdo relevante para sua persona. Esse é o melhor conselho que posso te dar para aumentar vendas.

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