6 dicas importantes para lidar com a pressão para bater metas

Michele Andrade

Atrair alunos para instituições de ensino é uma grande responsabilidade. Com ela, vem a pressão para bater metas. Prazos apertados, números grandes, recursos insuficientes: tudo isso combina para formar um clima estressante e cansativo.

Porém, saiba que algumas técnicas simples podem ajudar não só a obter mais conforto emocional para trabalhar sob pressão, como também a alcançar melhores resultados dentro dos prazos. Siga conosco e confira a seguir 6 dicas importantes para trabalhar com a pressão para bater metas!

1. Estude o mercado

Como já sabe o candidato a uma vaga em instituição de ensino de elite ou a um concurso público concorrido, o estudo é a melhor preparação para bater metas. É preciso conhecer o terreno e seus desafios antes de enfrentá-los. Com isso em mente, estude o mercado em que você atua.

Busque em revistas e sites especializados as informações sobre como anda a captação de alunos em outras escolas. Anúncios publicitários em panfletos, na internet e na rádio podem dizer muito sobre valores de mensalidades, promoções e condições de pagamento oferecidas pelos concorrentes. Identificar informações no mercado para tomar decisões — o chamado benchmarking — é fundamental em um segmento tão competitivo.

Não descarte também fazer visitas às escolas, ou entrar em contato com amigos que são professores ou alunos em outras instituições, para se informar sobre como anda a ocupação das salas de aula e quais são as perspectivas dos estudantes. Colhendo as melhores informações sobre o mercado, você vai adquirir maior confiança em suas estratégias e também tomará decisões mais eficazes.

2. Use a pressão para bater metas a seu favor

Não é possível chegar a um bom destino se você não sabe aonde está indo. A pressão para bater metas pode ser estressante, mas fornece um foco precioso que permite a você verificar se está caminhando na direção correta.

É muito frustrante trabalhar dia após dia, mês após mês, sem saber exatamente para que serviu certo projeto ou para qual lugar esse esforço vai levar. Com as metas, você ganha um motivador e pode pensar constantemente: “isso que estou fazendo agora vai me ajudar a bater a meta?”. Se a resposta for não, provavelmente, é melhor mudar o que você está fazendo.

3. Não deixe as tarefas para a última hora

Um lado muito positivo da pressão para bater metas é a forma como elas permitem planejar o tempo. Suponha que você tenha que atrair 1.200 novas leads em um mês. Como um mês tem 30 dias, basta atrair 40 por dia.

Mas, como a gente costuma trabalhar apenas nos dias úteis, então, a conta correta é dividir 1.200 por 22, o que dá 54,5 leads por dia, ou 55, para termos uma margem de segurança — ou, ainda, 300 por semana.

Se uma semana começar bem e você conseguir 300 novas cadastros até quarta-feira, já poderá ficar mais tranquilo durante uma quinta ou sexta, dias especialmente difíceis. Graças às metas e à sua mensuração de resultados, você sabe que já liquidou aquela semana.

Da mesma forma, se, ao final da semana, você ainda está longe de bater a meta, sabe que deve fazer um esforço extra para não deixar o trabalho acumular para o fim do mês. Use a pressão para bater metas como quem arruma bem a mala antes da viagem. Dá trabalho agora, mas, no dia de embarcar, basta pegar a bagagem tranquilo.

4. Crie pequenos momentos de folga

Ninguém consegue sustentar elevado nível de produtividade durante muito tempo. O ideal é alternar períodos de trabalho bem concentrado com curtos intervalos de descontração. Os segredos para alcançar essa rotina são disciplina e planejamento. Um dos períodos de maior produtividade costuma ser o começo da manhã, quando a mente está fresca e ainda não acumulamos as interrupções ao longo do dia.

Use esse momento para turbinar sua produtividade. Evite ler ou responder a e-mails e mensagens que não estejam diretamente relacionados à sua meta. Vá direto ao trabalho e só pare após alcançar um certo resultado ou um certo período de horas (por exemplo: das 8h às 10h, todos os dias).

Aproveite os intervalos adequadamente, para tomar café, água ou fazer um pequeno lanche. Evite papos longos com os colegas. Aqui, também vale a dica de conversar com a chefia sobre evitar reuniões desnecessárias, que consomem muito tempo e acabam prejudicando o cumprimento de metas.

pressão para bater metas

5. Cuide da sua saúde

As capas das revistas de saúde não vendem apenas a aparência estética de um corpo malhado. Elas vendem produtividade. Um corpo em forma é um corpo produtivo, e o seu também precisa acompanhar.

Boa alimentação, exercícios físicos regulares e uma boa higiene do sono são o tripé da saúde. Assim como os atletas de alto rendimento, os bons profissionais também precisam cuidar dos três aspectos para resistirem às pressões físicas e psicológicas no trabalho.

Para isso:

  • cuide da sua dieta. Evite carboidratos e açúcares em excesso, que podem contribuir para deixar você mais cansado ao longo do dia;
  • matricule-se em alguma atividade física (musculação, pilates, natação etc.) ou comece a correr ou praticar exercícios físicos em casa;
  • observe horários mais rigorosos para dormir. Evite exposição à luz (principalmente, do smartphone) uma hora antes de ir para a cama.

6. Encare a chefia como a um cliente

Para lidar com a pressão para bater metas, o melhor a fazer é garantir que a chefia esteja do seu lado e as expectativas estejam alinhadas. Se você seguir todas as dicas anteriores, a chefia verá que você é um profissional produtivo, disciplinado, bem informado e com planos claros em mente

Use seu conhecimento e seu perfil para conversar com a chefia como se fosse um cliente, e procurem juntos formas de definir e atingir as metas. Isso pode incluir:

  • elaborarem juntos um cronograma;
  • definirem prioridades;
  • traçarem planos de contingência para o caso de a primeira estratégia não dar certo;
  • manter com a chefia uma relação de transparência e avisá-la com antecedência quando a semana não estiver indo bem.

Bater metas pode envolver muita pressão, mas também é bastante recompensador. Com essas dicas, você vai fortalecer muito a sua capacidade de atingir os resultados esperados no prazo e se destacar no mundo profissional.

Este artigo deixou você mais preparado para enfrentar a pressão para bater metas?

Então, temos um convite para você. Siga a 5seleto no Facebook e no LinkedIn, e mantenha-se informado sobre as melhores ferramentas e estratégias de marketing para captar e fidelizar alunos!

 

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar