Como usar as redes sociais para fortalecer a marca da IES? Descubra!

Guilherme Faria

Você já explorou todo o potencial das redes sociais para fortalecer a marca da sua Instituição de Ensino Superior (IES)? Se você quer dar mais credibilidade para a universidade, é bom começar a pensar em algumas estratégias.

Uma pesquisa feita pelo IBGE mostrou que o Brasil tem 116 milhões de pessoas conectadas à internet. É muita gente, não é mesmo? Por isso, usar as redes sociais é uma excelente oportunidade para ampliar a exposição da universidade e criar vínculos com os alunos e candidatos.

Quer saber como usar o poder dessas redes? Então, siga conosco na leitura deste artigo!

Tenha uma boa comunicação

Não faça nada sem planejamento: o primeiro passo é definir objetivos, metas e estratégias de redes sociais redes sociais para fortalecer a marca da instituição. Portanto, reúna uma equipe de marketing bem estruturada e especializada em IES. Afinal de contas, uma comunicação eficiente gera mais credibilidade para a instituição de ensino e garante o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos.

As informações precisam ultrapassar os muros da universidade para conceber uma marca coesa e relevante no mercado educacional. Porém, as reais necessidades dos estudantes nunca devem ser esquecidas.

Lembre-se de que uma universidade marcada por proporcionar experiências positivas aos estudantes é capaz de fidelizar alunos e torná-los grandes defensores da marca. E isso não acontece por acaso: o resultado é fruto de uma boa gestão da marca.

Invista na identidade visual

Este tópico está relacionado a todos os elementos visuais que servem para reconhecer a instituição: nome, cores, estilo, formas, linguagem, etc. É por meio dessa identidade que os alunos reconhecerão a IES nas redes sociais.

Agora, imagine uma marca de refrigerante. Ao tirar todos os elementos do rótulo e deixar apenas a cor vermelha na embalagem. Ainda assim, você conseguirá identificar o produto em questão, não é mesmo? Isso porque a identidade visual dessa marca está consolidada e é facilmente reconhecida pelo público. É esse tipo de força que você precisa dar para a instituição de ensino.

Para começar o processo de criação, o primeiro passo é definir posicionamento, diferenciais e público-alvo. Observe um modelo: a faculdade de medicina mais moderna da região, possui equipamentos de última geração e é focada em um público de classe alta. Portanto, cada elemento da identidade visual deve ser definido com base nessas informações.

Para evitar equívocos e garantir o sucesso da identidade visual da IES, é imprescindível contratar profissionais qualificados para executar o trabalho. Isso porque eles têm conhecimentos específicos sobre formas, tipografia e a psicologia das cores.

Crie conexões com os estudantes

As redes sociais são um espaço de interação. Por isso, no ambiente online é importante criar vínculos e garantir uma relação próxima com os alunos e candidatos. Nesse cenário, o marketing de relacionamento tem se destacado, sendo responsável por manter esse diálogo aberto com os estudantes.

Além disso, a interação nas mídias digitais é um meio de receber feedbacks — positivos e negativos — sobre o funcionamento da IES. Dessa forma, monitore os canais de comunicação, escute as dores dos estudantes e responda com agilidade. Isso é importante para que a universidade consiga melhorar a qualidade do atendimento e do ensino.

As particularidades das diferentes plataformas devem ser consideradas no momento de elaborar estratégias de redes sociais para fortalecer a marca da ies

Implemente estratégias nas redes sociais para fortalecer a marca da IES

Por meio das redes sociais é possível prospectar novos alunos, intensificar o relacionamento com os já matriculados, fidelizar, gerar credibilidade e consolidar a marca da IES no mercado educacional. E tem mais vantagens: os resultados de atividades online são mais fáceis de mensurar.

Porém, cada rede social tem especificidades e, por isso, a produção de conteúdo deve ser adequada para cada canal. Além disso, é preciso ter moderação em seu uso, visto que o exagero de publicações pode prejudicar o engajamento.

Para você entender melhor sobre as particularidades das redes sociais para fortalecer a marca de uma IES, abaixo falamos um pouco sobre as mais importantes.

Facebook

Brasil tem 102 milhões de usuários no Facebook, sendo a maior rede social do mundo. O canal pode ser usado para disseminar conteúdos de interesse da IES e provocar o engajamento de alunos e candidatos.

Para isso, compartilhe dicas, citações, notícias e até memes para estimular a interação, e se atente, também, aos melhores horários para fazer postagens.

É importante também não deixar ninguém falando sozinho. Responda todos os comentários o mais rápido possível, inclusive os negativos. Não os apague! O ideal é entender os motivos das insatisfações e buscar soluções rápidas.

Instagram

Essa rede é altamente visual, por isso, dê preferência para conteúdos com imagens atraentes. Para iniciar as atividades, crie uma conta comercial para a sua IES e use a criatividade para postar fotos e vídeos interessantes.

Lembre-se de usar hashtags para identificar o conteúdo e ampliar o alcance das publicações, mas, antes, faça um estudo para adotar as tags com possibilidades de resultados positivos para a universidade.

Por exemplo: a mais usada em 2017 foi #love, porém, o conteúdo não tem relação alguma com o segmento de ensino, a menos que seja uma postagem comemorativa no Dia dos Namorados, por exemplo. Por isso, acima de tudo, considere a relevância!

Algumas orientações para o Facebook também servem aqui: responda todos os questionamentos e não apague os comentários negativos!

LinkedIn

Linkedin é direcionado para relacionamentos profissionais e, em razão disso, pode ser a rede mais indicada para atrair alunos para pós-graduação, mestrado e doutorado. Além do mais, esse ambiente é propício para encontrar profissionais qualificados para completar o quadro de funcionários da faculdade.

Por meio da rede, é possível também se informar sobre novidades do segmento educacional, conectar com outros profissionais da área, encontrar parceiros de negócio e gerar autoridade para a IES.

Twitter

Essa rede privilegia a comunicação rápida, já que cada postagem deve ter, no máximo, 280 caracteres. Portanto, o Twitter é mais recomendado para divulgação instantânea de notícias sobre a IES para alunos e candidatos. A estratégia das hashtags também vale aqui para ampliar o alcance do conteúdo.

Blogs

Essa é uma excelente ferramenta para o marketing de conteúdo, especialmente para valorizar a marca e tornar a IES uma referência para o setor educacional.

Mas como fazer isso?

Criar um blog corporativo, gerando conteúdo que agregue conhecimento para os estudantes é uma excelente alternativa. Para isso, faça posts do tipo:

  • o que considerar na hora de escolher a faculdade ideal;
  • como conseguir uma boa vaga de estágio;
  • passo a passo para fazer um TCC nota 10.

O objetivo é propor soluções para o aluno ou candidato para aumentar as possibilidades de matrículas. Além do mais, o marketing de conteúdo pode ser usado para fidelizar estudantes e fortalecer o nome da IES.

Para ampliar as possibilidades de negócios, é necessário usar as redes sociais para fortalecer a marca. Por meio delas, é possível conquistar novos alunos, engajar, fidelizar e gerar autoridade para a universidade. Use o poder das redes e alavanque os resultados da sua IES!

Aprendeu a usar as redes sociais para fortalecer a marca da IES? Então, assine a nossa newsletter para continuar lendo conteúdos como este. Até a próxima!

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