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  • Postado por Saulo Medeiros 20 out

Redes Sociais para IES: quantas vezes devo postar nas principais redes?

Que as grandes transformações no modo como a internet é utilizada abriram muitas portas para pequenos e grandes empreendedores, a gente já sabe!

Hoje todos estão conectados, a distância entre pessoas – alunos ou candidatos – e instituições foi reduzida a mensagens instantâneas, informações são compartilhadas em tempo real, entre tantas outras mudanças que notamos dos últimos dez anos pra cá.

E foi exatamente isso, estreitar esse laços e aumentar a proximidade, que as redes sociais fizeram como nenhuma outra tecnologia.

E esse espaço foi uma grande oportunidade para que instituições de ensino se aproximassem de seus alunos ou candidatos por meio de algumas estratégias, que incluem ações como a geração de ótimos conteúdos, perfis bem estruturados, SAC, etc.

Aí você pensa:

Como o ponto chave do sucesso está na qualidade do conteúdo, postar sem parar é a estratégia infalível, certo?

redes sociais para ies o que é errado

Errado!

Eu conheço de perto a realidade de muitas IES pelo Brasil e o que eu vejo é que mesmo contando com uma excelente equipe para produzir conteúdo, com especialistas talentosos elaborando artigos de altíssimo nível, a frequência maçante desses conteúdos prejudica – e muito – engajamento.

Mesmo que determinados assuntos sejam de interesse do seu público, fazer com que eles se deparem com isso de hora em hora pode decretar o fracasso.

Como não queremos que isso aconteça com a sua marca, aprenda agora com que frequência se deve postar nas principais redes sociais:

Redes sociais – Facebook: 1 a 2 posts diários

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Com certeza sua Instituição de Ensino já tem uma FanPage no Facebook.

Ela é fundamental para que potenciais alunos conheçam melhor a instituição e se identifiquem com ela, sabe?

E como ela vai conseguir se identificar? 

Somente se sua IES tiver conteúdos publicados que dialogam com as necessidades delas, transmitir confiabilidade e fazer com que eles se relacionem e interajam melhor com a sua IES.

No entanto, mesmo com tantas funcionalidades que o Facebook oferece, a média de vida de cada publicação é de, em média, 3h12m.

Se a gente pensar, esse tempo pode parecer relativamente curto, mas vamos pensar em uma situação:

Quando postamos mais de duas vezes ao dia, isso faz com que menos pessoas se deparem com seu post, independentemente de quantos fãs e seguidores a página tenha — a menos que você trabalhe com anúncios pagos, que impulsionam sua marca por um investimento mínimo de 50 reais ao mês.

E é por isso que você, analista, deve se atentar aos melhores horários para postar.

Principalmente  quando a gente trata de uma IES, publicar nos horários de almoço e/ou, um pouco mais tarde como às 20h é a estratégia ideal.

Isso porque a sua persona ou aluno ideal geralmente tem emprego fixo ou estuda e, geralmente, tem pouco tempo livre.

 

Redes sociais – Twitter: 4 a 5 posts diários

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Explorar o Twitter com sabedoria pode ser fundamental para obter sucesso, afinal a rede é utilizada por jovens de até 25 anos em sua maioria.

Justamente o perfil de público que mais busca se qualificar profissionalmente e deseja se matricular em uma universidade, não é?

A vida média de um tweet é de aproximadamente 2h48m e os melhores horários para postar são das 14 às 17 horas e das 20 às 22 horas.

Eu pessoalmente aconselho programar um mesmo post para ser publicado em horários diferentes, assim o conteúdo será mais rentável.

As grandes empresas costumam republicar o tweet visando garantir um tráfego 50% maior, sendo assim, por que não experimentar essa tática?

 

Redes sociais – Instagram: 1 a 2 posts diários

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Já se foi o tempo em que o Instagram não passava de uma simples rede para compartilhamento de fotos, não é?

Isso porque, de acordo com pesquisa realizada pela Forrester Research, o Instagram gera um engajamento 4,21% maior que as demais redes — desde que utilize de boas práticas e se atente a detalhes que fazem a diferença, claro.

Valorizar hashtags, marcar a localização, aplicar texturas e marcar alunos, são exemplos de ações simples, porém diferenciais.

Outra grande vantagem do Instagram é que, por ser uma ferramenta que proporciona entretenimento, ela é bastante movimentada em todos os dias da semana, então a sua marca pode marcar presença todos os dias em horários variados — é claro, moderando o conteúdo para determinados dias, com posts mais descontraídos nos fins de semana, ok?

 

Redes sociais – Google+: 1 a 2 posts diários

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Ter um perfil no Google+ é outra ótima alternativa para se aproximar dos alunos/candidatos, já que tem recursos avançados de interação, sendo o Hangouts Air o principal deles.

A ferramenta possibilita transmitir eventos em videoconferência — imagine, por exemplo, que sua IES possa promover uma aula ao vivo aos seus candidatos para que eles conheçam o ambiente de ensino?

E claro, uma das maiores vantagens de se utilizar o Google+ é ganhar uma relevância maior na maior ferramenta de busca do mundo – o Google.

A frequência de posts (entre 1 e 2 por dia) se dá pelo fato de que a rede não é congestionada, o que garante maior vida útil aos conteúdos, saiba explorar isso.

 

Redes sociais – LinkedIn: 1 post por dia útil

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O LinkedIn é uma rede utilizada por profissionais e empresas, mais voltada para o famoso networking.

Por isso é relevante que o conteúdo seja de real interesse dos candidatos – isso é mais importante do que a formalidade, que, ao contrário do que muitos pensam, não é um procedimento padrão.

Tudo depende do que sua marca deseja transmitir!

Segundo estudos realizados pela própria rede, postar por cerca de 20 vezes ao mês garante que se atinja 60% do público-alvo.

Talvez aqui seja legal explorar até mesmo alguns cursos noturnos ou aqueles estatisticamente ocupados por um público mais velho, e até mesmo potencializar os cursos de pós-graduação.

É com base nesses dados que a frequência ideal é determinada, ou seja, postar uma vez a cada dia útil é o suficiente.

 

Agora que você já sabe com que frequência postar, que tal colocar os planos em prática e compartilhar o seu sucesso conosco através de comentários?

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