Serviços de Inbound Marketing

Tudo o que você precisa saber para contratar nosso projeto de Inbound Marketing

Não existe contra indicação para o Inbound. Qualquer empresa pode se beneficiar da autoridade que o conteúdo pode gerar para sua marca. Entretanto, a 5seleto escolheu um segmento específico de empresas, as quais tem maior experiência e capacidade de entregar resultados mais rápidos, por conhecer suas características.

Este é um pequeno check-list que você pode usar para saber se sua empresa tem o perfil de cliente que procuramos. Você deve responder “Sim” para pelo menos 5 destas perguntas, para ter um perfil adequado:

  • Sua empresa acredita que o marketing digital pode trazer grande impacto no faturamento?
  • Você vende um produto ou serviço complexo?
  • Seus clientes precisam de falar com um vendedor antes de comprar?
  • Sua venda é consultiva? Você precisa educar os clientes e ajudá-los a comprar?
  • Faturam pelo menos 2 milhões por ano (ou empresas que querem crescer rápido)?
  • Seu “Ticket Médio” está entre R$ 500 e R$ 50mil?
  • O processo de tomada de decisão do seu cliente é maior do que 10 dias?

Pessoa: O requisito mais importante para trabalhar conosco, é uma pessoa responsável pelo projeto. Esta pessoa será nomeada como a Gerente deste projeto. Mas ela não precisa ser gerente na empresa onde trabalha, normalmente esta pessoa é um diretor, gerente ou até mesmo um analista que esteja muito bem inteirado dos objetivos e metas da empresa. A principal função desta pessoa é interagir com a nossa equipe. Esta interação se dá em nível estratégico, tático e operacional, dependendo da fase do projeto ou ação a ser desenvolvida. Essa pessoa deve ser capaz de nos suprir com informações atualizadas sobre o seu produto, serviço, sobre o seu mercado e sobre os seus concorrentes.

Tempo: Utilizamos reuniões presenciais, via skype ou telefone para garantir que o projeto esteja nos trilhos. Por isso, você deve dispor de algum tempo, normalmente 1h por semana, para se reunir conosco. Estas reuniões são fundamentais para recebermos e darmos feedbacks, prestar contas, apresentar resultados e alinhar expectativas.

Recursos: Você precisa disponibilizar os seguintes acessos:

  • Ao seu site (inclusive ao seu sistema administrador de conteúdo)
  • À sua conta de Google Analytics
  • Plataformas de gestão de mídia / anúncios online (Links Patrocinados e Facebook Ads)
  • Acesso às perfis de redes sociais que sua empresa utitiliza

Novas Ferramentas: Para melhorar a performance das campanhas, é necessário:

  • Ferramenta de Automação: Contratar Hubspot ou RD Station
  • Ferramenta de Testes: Crazy Egg ou Hotjar
  • Plugins: Será recomendado sob demanda

Importante: Os custos destas ferramentas estão avulsos ao projeto e devem ser contratados diretamente com os respectivos fornecedores. Algumas ferramentas demandam pagamento em moeda estrangeira e muitas vezes exigem cartão de crédito internacional. Para facilitar a sua vida, em alguns casos, podemos incluir alguns pagamentos no valor dos nossos serviços.

Por que sua empresa deve fazer Inbound Marketing?

A comprovada metodologia do Inbound Marketing combina uma série de ações de marketing digital baseadas em atrair a atenção do seu cliente ideal, ao invés de usar mídia paga para comprar sua audiência.

Finalmente, podemos começar a demolir o mito de que o Brasil não utiliza Inbound Marketing. Muitos pensam que o Brasil está anos atrás de outras regiões em termos de adoção de novas estratégias de marketing, mas agora podemos dizer que não é bem assim. O Inbound Marketing está se tornando muito mais conhecido no Brasil e, atualmente, 58% das empresas estão usando algum elemento de Inbound Marketing, porém, muitas vezes, não a metodologia completa.

Através de ferramentas e processos bem definidos, você terá em mãos uma poderosa máquina de aceleração de vendas, com um custo muito mais acessível.

Ao invés de conquistar clientes gastando rios de dinheiro em anúncios de massa, o Inbound Marketing ajudará você aumentar suas vendas atraindo seu cliente com resultados sustentáveis e resultados escalares.

O marketing tradicional não funciona mais como antes

No passado, a única alternativa para divulgar seus produtos e serviços era através da mídia de massa. Você era obrigado a anunciar em jornais, revistas, rádio ou televisão. Você fazia isso com objetivo de espalhar sua mensagem para a maior quantidade de pessoas, com a esperança de que algumas pessoas se interessassem e comprassem seus produtos.

Com o fenômeno da internet, estratégias antigas de anúncios de massa ficaram ultrapassadas, lentas, caras e pouco precisas.

Ainda pior, na maioria dos casos, não existe uma maneira eficiente de medir ROI destas ações. Durante décadas, sem nenhuma outra opção, todo o mundo simplesmente aceitou esta situação. Mas hoje existem alternativas: o Inbound Marketing é uma delas.

Anúncios x Conteúdo

Muitas empresas perdem dinheiro e tempo investindo somente em estratégias de curto prazo, como anúncios, por exemplo.

Essa é uma estratégia importante para curto prazo, mas insustentável a longo prazo. Existem dois problemas principais em estratégias de marketing que dedicam a maioria do seu investimento em anúncios:

1) Concorrência e Encarecimento: Ao longo do tempo, a concorrência aumenta muito e os custos também. Como não existe limite máximo para um lance de leilão dos anúncios online, os custos aumentam de forma desproporcional. Basta aparecer um ou dois concorrentes com mais dinheiro que você. Para atingir os mesmos resultados, você precisará investir cada vez mais.

2) Resultados Limitados: No final da sua campanha, o que você gastou em anúncios retornou em vendas somente uma vez. Ou seja, quando você para de anunciar, seus resultados param quase imediatamente. Seus resultados dependem exclusivamente do seu investimento atual. Você não está aproveitando quase nada deste esforço para futuras campanhas.

Utilizar Inbound Marketing te ajudará resolver estes dois problemas centrais.

Resultados em Escala

Ao mesmo tempo que você investe em anúncios, você deve separar uma verba para investir em conteúdos. Os conteúdos do seu site funcionam como ativos financeiros. Cada página de conteúdo bem indexada nos resultados de busca pode gerar N visitas. Imagine que por algum evento externo, o volume de busca por um tema específico aumente, você receberá mais visitas sem ter gastado nem um centavo a mais.

Na maioria das vezes, o valor do investimento em conteúdo é mais barato do que investimento em anúncios. Além disso, o investimento para criação de conteúdo é um investimento fixo — ele não sofre alteração por ações dos seus concorrentes. Você só terá que pagar mais, se quiser maior quantidade de conteúdos sendo produzidos por mês.

Exemplo: O conceito de conteúdo é: uma página no seu site que recebe visitas mês a mês. Se a cada mês, esta página recebe 100 visitas, no final de 12 meses teremos 1.200 visitas. Se você gastou R$ 100,00 para produzir este conteúdo, no primeiro mês cada visita custou R$ 1,00 — mas até o final do ano, cada visita custará menos de R$ 0,09 — isso mesmo, menos de nove centavos por visita! Imagine 1.000 conteúdos atraindo 100 vistas por mês?!

Metodologia e Ferramentas de Inbound Marketing

A comprovada metodologia do Inbound Marketing combina uma série de ações de marketing digital baseadas em atrair a atenção do seu cliente ideal, ao invés de usar mídia paga para comprar sua audiência.

Para dar suporte a essa estratégia, é necessário utilizar uma ferramenta de automação de marketing como Hubspot ou RD Station. Essas ferramentas são facilmente integradas a praticamente qualquer site. Unindo essa tecnologia com nossos processos, você terá em mãos uma poderosa máquina de aceleração de vendas, com um custo muito mais acessível.

Como o Inbound Marketing funciona na prática?

Ser encontrado

Existe uma fase do processo de compra que você não consegue encontrar seu cliente. Como assim? O seu cliente está descobrindo a necessidade de usar o seu produto/serviço, mas você não sabe quem ele é. Nesta fase ele começa a pesquisar sobre soluções para uma necessidade específica, e frequentemente, usa a internet — mais especificamente o Google — para realizar estas buscas. Você não consegue encontrá-lo. Mas ele deve conseguir encontrar você, se não, ele encontrará seu concorrente!

Como captar informações

As empresas que querem se tornar referência no mercado que atuam criam conteúdos com alto valor agregado para seu possível cliente. Essas empresas utilizam de estratégias de captação de informações em troca desses conteúdos de alto valor agregado. Através de uma estratégia minuciosamente desenhada, essas empresas espalham formulários de captação de informações pelas páginas mais apropriadas do seu site. Para ter acesso ao conteúdo, a pessoa precisa deixar seus dados de contato.

Gatilhos de busca

As empresas que conseguem entender os gatilhos que movimentam as buscas preliminares dos seus clientes possuem uma grande vantagem sobre seus concorrentes. Elas conseguem dominar os resultados de busca publicando conteúdos e materiais esclarecedores sobre o tema que o possível cliente está buscando. Como são encontradas primeiro, têm muito mais chance de conquistar este possível cliente, pois está participando da formação da opinião para tomada de decisão de compra do cliente.

Nutrir o relacionamento até a venda

De posse das informações do cliente, você deverá montar uma estratégia de vendas. Para tanto, é necessário amadurecer informações a respeito do seu produto e serviço, responder dúvidas e eliminar possíveis barreiras que impediriam aquela pessoa de fazer negócio com você. A maneira mais comum de manter este relacionamento sem ser intrusivo, é por e-mail. Utilizando ferramentas de automação de marketing, conseguimos elaborar uma sequência de e-mails com objetivos específicos: hora de esclarecimento, hora de relacionamento, hora de venda.

Captando informações do cliente

Quando uma pessoa encontra uma empresa que lhe ajude tomar uma boa decisão, esclarecendo suas dúvidas, apontando caminhos e possibilidades, ela começa a considerar aquela empresa como uma possível fornecedora da solução. Este é o momento certo para captar o contato e mais informações deste cliente potencial. É possível obter dados de contato como nome, e-mail e até mesmo telefone, quando você ANTES, consegue criar um elo de profissionalismo e simpatia — antes da venda!

Vantagens na venda via Inbound

Uma vez que você consiga cativar de alguma forma este possível cliente, frequentemente vemos que o cliente busca por alternativas para falar com a equipe comercial, no intuito de querer comprar seu produto e serviço. A vantagem da venda através do Inbound Marketing é que o cliente potencial está muito mais esclarecido sobre o produto/serviço que pretende comprar. Quando estão conversando com o comercial, eles já possuem a maioria das suas dúvidas respondidas, e precisam apenas confirmar alguns detalhes para efetivarem a compra.

Planos e Preços

Não existe contraindicação para o Inbound quando você está bem esclarecido sobre o que pode esperar.

Mais visitas, mais leads, mais oportunidades de venda. Os planos abaixo foram criados para que você tenha uma referência de como podemos atendê-lo. No final das contas, mês a mês estaremos juntos, aprimorando os resultados.

Plano Básico
Para PMEs e Iniciantes
Criação de Personas
Planejamento de Conteúdo
-
4 Posts de Blog / mês
4 Posts p/ Twitter
4 Posts p/ Facebook
4 Posts p/ Linked-in
1 E-mail Marketing
-
0 Ebooks / mês
0 Páginas de Conversão / mês
0 Banners e CTAs
-
0 Fluxo de Nutrição de Leads
0 Modelos de E-mail
-
Não precisa de ferramenta
Plano Avançado
Empresas Estruturadas
Criação de Personas
Planejamento de Conteúdo
-
8 Post de Blog / mês
8 Posts p/ Twitter
8 Posts p/ Facebook
8 Posts p/ Linked-in
4 E-mail Marketing
-
1 Ebook / mês
1 Páginas de Conversão / mês
1 Banner e CTA
-
3 Fluxos de Nutrição de Leads
9 Modelos de E-mail
-
Hubspot ou RD Station
Plano Customizado
Necessidades Específicas
Criação de Personas
Planejamento de Conteúdo
-
12 Post de Blog / mês
12 Posts p/ Twitter
12 Posts p/ Facebook
12 Posts p/ Linked-in
8 E-mail Marketing
-
2 Ebooks / mês
2 Páginas de Conversão / mês
2 Banners e CTAs
-
6 Fluxos de Nutrição de Leads
18 Modelos de E-mail
-
Hubspot ou RD Station