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Seu marketing de conteúdo não funciona? Saiba por que!

Muito tem se falado das maravilhas do marketing de conteúdo e de como a criação de conteúdo está revolucionando o marketing digital. Porém será que na realidade, as empresas estão conseguindo transformar essas maravilhas em resultados?

Na verdade, o marketing de conteúdo é uma prática bem antiga. Muito antes até mesmo do computador e do marketing digital existirem, o marketing de conteúdo já era bastante utilizado. O marketing de conteúdo sempre foi a melhor opção de comunicação entre empresas, clientes e potenciais clientes, através das mídias de massa — desde sempre.

Mas o problema é que o mundo mudou, estamos em uma era amplamente digital, na era da informação, e com isso a forma com que os consumidores buscam e consomem informações também mudou.

A última pesquisa do Content Marketing Institute descobriu que menos de 40% das empresas acham que seu marketing de conteúdo funciona. Pior ainda, apenas 2 em cada 10 empresas estão medindo efetivamente suas campanhas de marketing de conteúdo.

E você, está satisfeito com seu marketing de conteúdo? Você está questionando se ele realmente funciona? Se sua resposta for sim, provavelmente é porque você está cometendo pelo menos um dos erros abaixo:

Marketing de conteúdo egoísta

Eu sinto lhe informar, mas as pessoas não se preocupam com você. As pessoas se preocupam com elas mesmas. Se você apenas cria conteúdo sobre você mesmo, sobre sua empresa, sobre seus produtos, as pessoas não vão querer lhe ouvir.

O que fazer: Crie conteúdos pensando no seu cliente. Saiba quais são os desafios e objetivos dos seus clientes. E fale sobre soluções. Crie conteúdos educacionais, que possam mostrar para os clientes como resolver os problemas deles. Desta forma você vai conseguir a atenção deles, eles vão querer te ouvir, pois você vai estar agregando valor a eles.

É importantíssimo sempre ter a regra 80/20 em mente. 80% do conteúdo é falando sobre soluções para o seu cliente. 20% é falando sobre a sua empresa e seus produtos.

Marketing de cont….

Provavelmente a maior razão do marketing de conteúdo falhar é porque a maior parte das empresas para de fazer, ou fazem de forma inconsistente. Uma pesquisa da Hubspot mostrou que empresas que criam conteúdo ao menos duas vezes por semana conseguem gerar 25x mais leads que empresas que criam um conteúdo ao mês. O conteúdo é como um combustível, se você parar de criar os resultados não vão aparecer.

O que fazer: Crie uma meta com sua equipe, de sempre criar ao menos dois textos na semana e ao menos uma oferta por mês. Esse compromisso de criação alinhado a uma estratégia focada no cliente são o combustível que você precisa.

Marketing de Conteúdo: Qualidade ou Quantidade?

Ter muitas pessoas consumindo seu conteúdo e até ter muitos leads nem sempre significa que está tudo certo. Não?! Um dos maiores erros, é não planejar uma criação de conteúdo focando no cliente, ou melhor, na solução dos problemas dele. Ter uma grande audiência é uma coisa boa, mas ter uma grande audiência de pessoas que nunca vão se tornar seus clientes não trará grandes resultados.

O que fazer: Crie um planejamento de criação de conteúdos vindo de um gatilho. Este gatilho será um problema que o seu possível cliente possui. Os conteúdos serão a solução desse problema. Dessa forma você terá uma audiência de pessoas realmente interessadas na sua empresa.

Marketing de Conteúdo sem ponto de vista

Pense comigo, você precisa que os seus possíveis clientes vejam a sua empresa como uma autoridade no seu mercado, não é?! Você precisa ser visto como um expert no que você faz. Portanto, um conteúdo sem ponto gera um conteúdo vago. Sua inclinação e opinião sobre certos pontos fará com que você atraia pessoas que concordam com você. Assim elas irão seguir sua orientação, alertas importantes, sugestões baseadas em experiências.

O que fazer: Você precisa sempre deixar claro qual é o seu ponto de vista. Não fique em cima do muro, sempre que for escrever um novo texto, deixe claro pro leitor o que você acredita que é certo, o que você acha que funciona. E claro, sempre colocando as razões do porque de você possuir esse ponto de vista.

Marketing de Conteúdo sem planejamento

Nós já até citamos que você precisa criar um planejamento. Mas é importante ressaltar que não possuir um planejamento de conteúdos é o que provavelmente irá desencadear no fracasso da sua campanha. Pois é deste problema que surgem a maioria dos outros.

O que fazer: Além de criar o planejamento, você deve criar o compromisso de seguí-lo durante toda a campanha. Atualize-o inserindo as estratégias que mais estão trazendo resultados. Este planejamento deve ser impresso e estar à disposição de toda sua equipe. Todos devem ter acesso e poder opinar sobre ele.

Marketing de Conteúdo sem processo

Não ter um processo definido de quando criar, onde e quando divulgar, quando analisar os resultados e quando atualizar o que já foi criado, será um grande problema.

O que fazer: Crie uma agenda com a sua equipe. Defina dia e hora para servirem de referência em cada uma das etapas. Claro que nem sempre vai sair como o combinado, mas ter essa referência em mente ajuda demais no processo de criação.

Marketing de Conteúdo sem Propósito

Se você possui algum conteúdo que foi criado sem algum propósito, não o retire do ar, crie um propósito para ele. Cada conteúdo deve ter seu propósito, e ele deve ser bem claro para o leitor. Tome bastante cuidado, pois o que é bastante claro para você pode não ser para outras pessoas.

O que fazer: Além dos seus conteúdos seguirem o propósito do que foi planejado, todos os conteúdos devem possuir um Call to Action direcionando para um outro conteúdo que tenha a ver com o conteúdo de origem. Por exemplo, você escreveu um conteúdo sobre os malefícios do desperdício de água nas empresas, e no final desse texto você coloca um Call to Action para um conteúdo com 10 maneiras simples de diminuir o gasto excessivo de água dentro das empresas.

Marketing de Conteúdo sem Distribuição

Fazer marketing de conteúdo e não ter uma distribuição bem elaborada é igual os Beatles tocarem só na garagem deles, nem tanto né, mas é mais ou menos isso. Não adianta nada possuir um excelente conteúdo e não divulgar da maneira correta.

O que fazer: Para fazer a divulgação da melhor maneira você deve sempre pensar no seu possível cliente. Porque é ele que vai ler o seu conteúdo né?! Então tenha mente que você deve fazer a divulgação do seu conteúdo onde esse possível cliente costuma consumir conteúdos e informações. Seja em blogs, redes sociais, busca orgânica, etc. Ou até mesmo em todos esses juntos. Você deve estar presente quando esses possíveis clientes forem buscar informações relacionadas à sua empresa. Nós fizemos um post onde mostramos 40 dicas para divulgar seu conteúdo, dê uma olhada.

Marketing de Conteúdo sem equipe

Sua equipe é fundamental para que toda sua campanha dê certo. Você nunca consiguirá fazer tudo sozinho, e as suas ideias geralmente não serão suficientemente boas para lhe gerar grandes resultados.

O que fazer: Redadores, Designers, Consultores… É muito importante utilizar o potencial principal da sua equipe, mas cuidado para não departamentalizar o seu time. Perceba que um designer também tem uma história para contar (veja esse exemplo de um texto escrito pela nossa designer Michele Andrade). Seu profissional de desenvolvimento pode ser bem melhor aproveitado na criação de ideias e por que não? Quanto mais pessoas, mais ideias e mais força de trabalho. Deixe-os livres para criar novas ideias, veja se cada uma das ideias é viável, e principalmente faça testes com tudo que eles criam. Uma ideia que você pode achar que não dá certo, pode acabar gerando resultados impressionantes!

Marketing de Conteúdo sem análise e atualização

Você já analisou qual página do seu site traz mais visitas? Se você já analisou, então ela deve ser a que traz mais leads também, não é?! Se a página mais visitada não for a que traz mais leads, então algo está errado!

O que fazer: À medida que os conteúdos vão sendo criados e divulgados é um fato que algumas estratégias vão gerar mais resultados que outras. Por isso você deve estar sempre analisando os resultados de cada uma das estratégias que você realizou. Veja o que deu certo e faça testes nas estratégias que não deram tão certo.

Marketing de Conteúdo é preencher uma necessidade

Existe alguma área informativa que você pode se posicionar como o principal mentor do mundo? Encontre essa área, preencha essa necessidade de seus clientes. Não tente preencher uma área que não seja relacionada ao seu produto, mas também não tente dominar uma área na qual todos seus concorrente já dominaram. Encontre uma área na qual eles ainda não pensaram e torne-se o principal fornecedor de conteúdos nela.

Conte uma história diferente, não apenas a mesma história que os outros.



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