[GUEST POST] Como um software de gestão escolar pode otimizar resultados na sua escola?

Oferecer uma educação com qualidade depende de uma administração escolar eficiente e estratégica. E por que não utilizar a inovação para facilitar sua rotina e organização na sua instituição de ensino? Um software de gestão escolar é a solução que vem sendo utilizada pelos gestores para dar de conta de processos administrativos, educacionais e financeiros.

Essa plataforma pode impulsionar a maneira de gerir processos institucionais e, assim ter melhorias nos métodos de ensino.

Continue lendo o post produzido pela Escolaweb para saber o que é um software de gestão escolar e como ele pode otimizar resultados na sua escola.

O que é um software de gestão escolar?

Trata-se de um sistema que permite unir e trabalhar informações administrativas e pedagógicas com eficiência. Isso acontece porque o software conta com várias funcionalidades para facilitar o seu dia a dia, garantindo uma gestão de qualidade, otimizada, melhor organizada e integrada ao aluno e aprendizado.

Além do estudante, esse sistema também prioriza pais, professores e demais envolvidos na dinâmica escolar.

Quais as vantagens de um software de gestão escolar?

As vantagens são diversas, entre elas podemos citar:

  • emissão de relatórios de inadimplência, recebimentos e pagamentos;
  • flexibilidade no controle da instituição;
  • necessidades e demandas reunidas em um só espaço;
  • possibilidade de análise de perfil dos pais e alunos;
  • segurança por meio de senhas com criptografia e dados armazenados em um servidor.

Quais os benefícios de um software de gestão escolar?

Há uma diversidade de benefícios associada ao adotar essa ferramenta à sua escola. As mais importantes são:

  • aumento na captação de alunos;
  • aumento da produtividade das equipes envolvidas;
  • controle e gestão financeira eficiente;
  • diminuição da evasão escolar;
  • diminuição dos níveis de inadimplência;
  • fidelização de clientes (pais e responsáveis);
  • melhoria na tomada de decisão das áreas gerenciais;
  • foco no cliente e não nos processos operacionais.

Como um software pode auxiliar na gestão escolar?

Ao aplicar uma ferramenta como essa, a comunicação com os alunos será feita de maneira ágil. Professores terão o registro de cada aluno consigo em um diário eletrônico. Por meio dele, a instituição pode montar um portal para que os alunos confiram suas notas e suas médias online, divulgar memorandos e orientações para todos os professores rapidamente.

Além disso, é possível criar e avaliar um planejamento acadêmico, monitorar a produtividade, os resultados de campanhas de matrículas e os índices de satisfação, inadimplência e retenção de alunos.

No caso dos gestores, eles poderão, por exemplo, avaliar métodos e atividades fornecidas que contribuíram para o crescimento da participação na sala de aula. Ou quais são as necessidades do professor e alunos, caso o rendimento esteja baixo.

Quem também ganha com tudo isso são os pais, como foi citado anteriormente. A partir do momento que se possui o software de gestão escolar, a presença física dos responsáveis pelos alunos, principalmente em reuniões, já não vai ser mais tão requerida. Isso porque os familiares terão acesso às informações de forma online e, tendo ciência de alguma irregularidade, estarão a par da situação do aluno.

Em um software de gestão escolar, os arquivos ficam armazenados na nuvem

O que é integração na nuvem e como ela pode ajudar na gestão educacional?

Integração na nuvem significa utilizar a internet como meio de guardar informações e efetuar algumas atividades, sem a necessidade de instalar programas em seu computador. E ela vem justamente para garantir a segurança de seus dados e acessos.

Com isso, a instituição ganha em flexibilidade e você irá pagar apenas para o que for usado. Isso permite, se programar em período de alta demanda — como a etapa de matrícula dos alunos — e menos em épocas em que há um volume baixo de serviço.

Vale ressaltar que este modelo é importante também para as escolas que possuem mais de uma unidade, facilitando a vida do gestor.

Que tipo de relacionamento você tem com a comunidade escolar?

Sabemos que é importante que haja interação da escola com o professor, aluno e os pais nesse processo. E, como estamos no mundo da tecnologia, podemos usufruir desse meio.

Essa medida vai fazer com que os pais possam consultar qual o assunto que o estudante deve focar e revisar, o material necessário para cada dia e como está o desempenho acadêmico de seu filho. Isso tudo por meio de computadores, smartphones ou tablets.

Qual a melhor forma de estipular metas a serem cumpridas?

Antes de qualquer projeto ser colocado em prática, é essencial que a instituição crie objetivos a serem alcançados. Isso trará motivação para que a escola sempre busque melhorar em todos os aspectos. Contudo, faça com que os projetos da organização sejam objetivos, mensuráveis e com datas pré-estipuladas.

Por exemplo, se a instituição tem como objetivo fazer com que seus alunos tenham boas notas no Enem planeje para que todos os estudantes alcancem a média acima de 700 pontos.

O software também pode ajudar nessa questão. Capaz de otimizar o tempo de diversas atividades, pode-se criar um calendário de planejamento de simulados mensais ou bimestrais. Dessa forma, acompanhar o desempenho e o crescimento dos alunos e constatar as possíveis dificuldades dos mesmos.

Em que focar na hora da compra de um software de gestão escolar?

Assim como qualquer processo de compra, o caminho mais natural é priorizar seu recurso financeiro. Mas não poderá ser levado em consideração apenas esse fato na hora de escolher  seu software de gestão escolar. A principal questão a ser analisada é saber qual o melhor software para a instituição.

Por isso, pesquise e verifique com profissionais no assuntos, fornecedores e avalie. Pontos sugeridos na hora da compra são: suas funcionalidades, como sistema de matrícula e de cobrança, viabilidade, velocidade e estabilidade do programa.

Vale o investimento?

Com a instalação do software de gestão escolar, a vida, não só dos gestores, mas de toda uma instituição, ficará mais prática, sem depender de canetas e papéis para possíveis registros. Com a sistematização do processo por inteiro, a escola fornecerá um serviço de excelência, totalmente moderno e voltada ao que de melhor oferece no mercado.

Gostou de saber mais sobre o quão importante é fazer o investimento certo em sua escola? Então, entre em contato com a Escolaweb e confira como nosso sistema de gestão pode lhe ajudar!

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar