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Event Tracking: Entenda essa ferramenta do Google Analytics

Olha, monitorar a performance e os resultados gerados por suas iniciativas de marketing digital é um trabalho tão fundamental quanto a criação e o desenvolvimento de campanhas e iniciativas assertivas.

E digo mais! Entender estas métricas de desempenho significa que a empresa tem um objetivo bem definido para seu trabalho.

E é em busca dessa meta que são traçadas todas as ações de marketing digital da organização.

O Google Analytics é uma das ferramentas mais populares no que diz respeito a esse trabalho de acompanhamento de métricas e indicadores de performance.

Por isso, no post de hoje vou te explicar:

  • O que é Google Analytics?
  • O que é a ferramenta de Event Tracking do Google Analytics?
  • Sobre a estrutura de um push para o Google Analytics.
  • Alguns cuidados antes de usar o Event Tracking do Google Analytics.
  • Como economizar tempo e aumentar a autonomia da sua equipe de marketing digital, utilizando o El Tracker, uma ferramenta de Event Tracking de forma visual.

Vamos lá?

O que é o Google Analytics

track event google analytics

Antes de seguir em direção à explicação sobre o Event Tracking, vou te dar uma definição breve — caso você ainda não esteja totalmente familiarizado com este conceito — do que é o Google Analytics.

Também conhecido entre os profissionais de web marketing como GA, o Google Analytics é uma ferramenta gratuita de monitoramento de tráfego desenvolvida pelo gigante de buscas norte americano.

Por ser gratuito, o Analytics está presente em uma infinidade de sites espalhados pela web e pode ser instalado em páginas de qualquer tipo: lojas virtuais, blogs, aplicativos, etc.

Seu maior objetivo, enquanto ferramenta de marketing digital, é saber não só quantos usuários acessam o site, mas também de que forma eles chegaram até ali e como eles se comportam quando navegam pelas diversas seções e abas do site.

É através de uma ferramenta como o Google Analytics que os profissionais de marketing são capazes de entender se uma campanha digital está gerando nos visitantes do site a resposta esperada, e com isso, o resultado positivo.

Simples né?

O que é a ferramenta de Event Tracking do Analytics

track event painel

O Google Analytics, em sua configuração inicial básica, prevê o monitoramento de ações padrão que usuários podem tomar em um site — como cliques em links de menu, acesso a páginas do site, fontes de tráfego, fluxo de navegação, entre outras coisas.

Para monitorar as ações dos visitantes que não estão inclusas nessa lista padrão do GA — como cliques em um botão de conversão, em um vídeo, ou mesmo em um link para download de um PDF gratuito — é que surgiu a ferramenta de Event Tracking.

Você deve estar pensando – mas o que são eventos para o Google Analytics?

Para o Google Analytics, eventos são todas as interações de um usuário com um conteúdo do site.

Elas podem ser acompanhadas independentemente do carregamento de uma outra página do site.

Esse tipo de trabalho pode ter como objetivo monitorar diversos tipos diferentes de ações, como downloads, cliques em banners, botões de conversão, visualizações de vídeo, todos exemplos comuns do que pode ser mensurado através dos eventos.

Até aí tudo bem? Agora é uma parte mais técnica.

Estrutura

track event painel google analytics

A estrutura da ferramenta de Event Tracking do Google Analytics é relativamente simples.

Para quem não tem familiaridade com códigos tenho uma boa notícia: não há necessidade de nenhuma configuração adicional para fazer a ferramenta funcionar no GA. Rá!

Acompanhe comigo, a estrutura básica do código de Event Tracking é esta abaixo:

_gaq.push([‘_trackEvent’, ’Category’, ’Action’, ’Opt Label’, Opt Value, ’Opt non-interaction’])

– Saulo, não entendo nada disso!

Calma, vamos destrinchar esse código:

  • ‘_trackEvent’: o código JavaScript que dispara a sequência.
  • ’Category’: a categoria pré-definida e que você gostaria que fosse exibida nos relatórios.
  • ‘Action’: a ação que disparou o evento, ou seja, o que o usuário fez que você está monitorando.
  • ‘Optional Label’: campo opcional que serve para segmentar a mensuração quando você começar a monitorar diversos eventos.
  • Optional Value: o valor numérico do evento que está sendo monitorado.
  • ‘Optional Interaction’: o valor aqui pode ser true — verdadeiro — ou false — falso. Serve para identificar se a interação influencia no valor da taxa de rejeição do site.

No código HTML de uma página, os eventos podem ser inseridos e divididos de acordo com as coisas que acontecem na página: interações, preenchimento de formulários, e modificações de estrutura.

Vamos ver como são divididos cada um deles:

  • Interações
    Eventos disparados com cliques em elementos (onclick), pressionando o botão do mouse sem soltar (onmousedown), soltando o botão do mouse pressionado (onmouseup), quando o ponteiro do mouse entra em um elemento e depois se move (ommousemove), quando o usuário coloca o ponteiro do mouse sobre um elemento (onmouseover), quando retira o ponteiro de cima de um elemento (onmouseout), ou ainda quando o menu do botão direito do mouse é aberto (oncontextmenu).
  • Preenchimentos de formulários
    Eventos disparados quando um campo do formulário fica ativo através do clique (onfocus), quando o usuário clica fora do campo do formulário e abandona aquela informação (onblur), quando o conteúdo de um item do formulário muda (onchange), quando o formulário é enviado (onsubmit), quando o formulário é resetado (onreset), ou ainda quando o usuário seleciona algum texto nos itens (onselect).
  • Modificações de estruturaEventos disparados quando o usuário desce a barra de rolagem da página (onscroll), quando um erro acontece na página (onerror), quando o usuário interrompe um carregamento da página (onabort), quando o visitante copia algo do seu site (oncopy), ou ainda quando a dimensão da página é modificada (onresize).

De qualquer modo, as principais interações nas quais a ferramenta de Event Tracking é mais utilizada são as que contabilizam os cliques em links externos para outros sites, os cliques em endereços de e-mail, downloads de arquivos variados, interações com vídeos e o tempo gasto assistindo um material. Tudo isso serve como uma forma de medir o interesse do visitante do seu site naquele material ou link que está sendo oferecido a ele.

Cuidados a tomar antes de usar o Event Tracking

track event cuidados

Antes de começar a implementação de monitoramento de um evento, vale a pena fazer algumas perguntas para se certificar do caminho a seguir, pois elas influenciam na forma como será feita a instalação do Event Tracking. Veja algumas delas:

  • Qual versão do Google Analytics estou usando?
  • Quais elementos do site quero monitorar?
  • Qual a convenção de nomenclatura e categorização vou utilizar para organizar os relatórios?

Se necessário, converse com o desenvolvedor que o auxilia nas questões técnicas do site, pois ele poderá trazer algum insight que vai melhorar o seu trabalho de implementação da ferramenta de Event Tracking do Google Analytics.

Como economizar tempo e aumentar a autonomia da sua equipe de marketing digital

Event tracking ferramenta el tracker

Você deve ter notado que para implementar as ações de tracking de eventos no seu site ou blog precisa ter um conhecimento de HTML e JavaScript, ou ter uma equipe de programadores capacitados para executar as modificações no código fonte.

Pensando nessa complexidade, que impede inúmeras pessoas de usarem o event tracking do Google Analytics, venho compartilhar com você uma ferramenta que utilizamos na 5seleto, que  deu mais autonomia à nossa equipe de marketing digital e reduziu o tempo para criarmos nossas regras de tracking de eventos em nossos sites e blogs.

Você pode acessar o El Tracker através desse link eltracker.io.

Dento do site tem um tutorial ensinando o passo a passo para criar o primeiro projeto e monitorar as primeiras ações do usuário.

monitorando Event tracking ferramenta el tracker
Após criar a sua conta, você poderá usar o El Tracker por 45 dias de forma gratuita.

Após esse período é necessário adquirir uma das licenças de uso. Mas vale a pena  criar a conta e testar a ferramenta, para entender os benefícios do event tracking do Google Analytics.

Precisa de ajuda para instalar e configurar os Eventos no Google Analytics? Clique aqui e solicite ajuda de um dos nossos consultores especializados em Google Analytics.

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