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Saiba como validar posts e produzir conteúdo relevante para blog

O primeiro passo para ter um bom tráfego orgânico no seu site é planejar com cuidado como o público será atraído. Você consegue apontar para cada texto da sua lista de planejamento e dizer qual deles realmente é um conteúdo relevante para blog?

A seguir, separamos uma série de dicas que vão lhe ajudar a validar os temas dos seus conteúdos. Confira!

O que é conteúdo relevante para blog?

De forma geral, conteúdos relevantes possuem os seguintes objetivos:

  • atrair possíveis clientes por meio do tráfego pago e orgânico;
  • mostrar ao consumidor que o seu negócio entende do assunto, ou seja, transmitir sua autoridade;
  • quebrar possíveis objeções que estejam travando a compra de um produto ou contratação de um serviço;
  • melhorar a experiência do cliente, ao mesmo tempo em que continua o diálogo com ele para que a marca fique presente em sua mente.

Cada um desses objetivos age diretamente em cima de alguma característica da persona, como veremos a seguir.

Como validar meus temas de blog posts?

Cada persona tem diferentes necessidades, medos, problemas e objetivos. Um conteúdo é considerado relevante quando ele está em sintonia com algum desses pontos.

Imagine que uma pessoa pretende aprender inglês e procura no Google por “como aprender inglês”. Um conteúdo como “5 maneiras de aprender inglês”, portanto, é algo que está em sintonia com o seu objetivo.

Dentro do conteúdo, ela verá uma lista de maneiras diferentes de aprender a língua. Ou seja: ela será apresentada a soluções diferentes para que alguma delas seja compatível com as suas necessidades.

Percebeu como a persona é fundamental para saber o que ela gostaria de ler em seu blog, não é?

Veja como fazer isso na prática:

Cheque a concorrência

Não, você não será um espião industrial. Checar a atuação da concorrência na internet é fundamental para saber o que está dando certo em seu segmento.

Quais são os conteúdos mais compartilhados dos seus concorrentes nas redes sociais? Quais deles têm mais comentários positivos? Você também pode usar algumas ferramentas. Um exemplo é o SEMRush, que mostra quais são as palavras-chave que atraem mais tráfego para os sites da concorrência.

Use ferramentas do Google

O Google oferece várias ferramentas gratuitas para identificar os assuntos mais populares entre o seu público-alvo. A primeira delas é a ferramenta de palavras-chave do Google AdWords.

Com ela você pode ver o número de buscas mensais para uma determinada palavra-chave, sugestões de termos similares pesquisados, a dificuldade para conseguir ranquear aquele termo, além de diversos filtros que servem para segmentar sua pesquisa.

O Google Trends funciona de uma forma parecida. Porém, o foco é no índice de popularidade, que é exibido com números que vão de 0 até 100. Ele dá destaque para a comparação de termos, inclusive dentro de diferentes regiões, além de mostrar pesquisas relacionadas que estão em alta.

Já o Google Suggest não é bem uma ferramenta, e sim uma funcionalidade da página de buscas. Basta abrir o seu navegador em modo anônimo e inserir as primeiras palavras de uma frase para ver como o Google a completa.

Os resultados são as buscas mais populares com aquelas palavras, e isso pode lhe dar grandes pistas do tipo de assunto que o seu público mais pesquisa.

Busque feedback da audiência

A mesma coisa que você faz com a concorrência deve ser feita dentro de casa. Confira os comentários e sugestões do seu público e sempre mencione que um determinado conteúdo foi feito graças à indicação de um leitor. Isso mostra que a sua empresa está sempre ligada na opinião da audiência.

Verifique sempre quais são as dúvidas mais frequentes sobre um produto ou serviço, quais palavras-chave geram mais tráfego para o seu site, que textos contam com uma boa taxa de retenção, compartilhamentos e comentários. Assim que você descobrir os problemas, necessidades, objetivos e medos de uma persona, você terá todas as armas para elaborar as melhores pautas para o seu blog!

Já deu pra perceber que a produção de conteúdo relevante para blog é um assunto extenso, não é? Para ficar por dentro das melhores dicas de marketing digital, curta a nossa página no Facebook: essa é a melhor forma de continuar progredindo as suas estratégias e produzir conteúdo relevante para blog!

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