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4 dicas simples de marketing de conteúdo para instituições de ensino

O mercado educacional para instituições de ensino superior é extremamente competitivo.

O panorama atual das instituições de ensino demonstra como a concorrência está avançando.

Os dados abaixo de 2013, mostram que existem pouco mais de 2 mil instituições de ensino privadas no Brasil. O número de instituições de ensino está crescendo, porém se analisarmos a demanda atual do mercado, verificamos que o mercado está muito competitivo.

Existem uma demanda de 1,62 alunos por vaga.

A baixa procura demonstra que para uma instituição de ensino conseguir ter bons resultados, ela deve se diferenciar das outras.

Para se diferenciar, você deve estar presente onde as outras instituições não estão.

O marketing de conteúdo é uma excelente estratégia para sair na frente dos concorrentes.

Se você está criando relacionamento com seu aluno apenas após ele se inscrever no seu vestibular, você está perdendo várias etapas do funil de conversão desse aluno.

Antes do candidato se inscrever para o vestibular, ele passa por todo um processo de tomada de decisão.

Veja algumas das etapas:

Candidato potencial

Para se diferenciar das outras instituições, você deve estar presente no momento em que o aluno começa a demonstrar interesse por um curso superior.

Nessa etapa, esse candidato está cheio de dúvidas a respeito de qual área seguir, qual curso escolher, se vai escolher um curso presencial ou à distância, entre várias outras perguntas.

Você concorda comigo que se sua IES conseguir responder as dúvidas desse candidato, você estará saindo na frente?

Candidato qualificado

Quando o candidato já se decidiu a fazer o curso superior “x” e agora está buscando a melhor instituição de ensino para estudar.

Nessa etapa, esse candidato terá que encontrar a instituição de ensino que mais será adequada para suas necessidades.

Imagine se você conseguisse responder todas as objeções que esse candidato pode ter sobre sua IES antes mesmo dele fazer inscrição no vestibular.

Seria muito bom, não é mesmo?

É exatamente sobre como se relacionar com o seu candidato nessas duas fases do funil de captação de alunos que vou te ajudar nesse texto.

Entenda todas as etapas do funil de captação de alunos aqui.

Veja 4 dicas simples de marketing de conteúdo para sua instituição de ensino criar relacionamento com futuros alunos antes das outras IES.

Dica de Marketing de Conteúdo #1: Escreva conteúdo que seus candidatos querem consumir

Você está escrevendo conteúdos para jovens.

Pessoas que são dinâmicas, antenadas nas novidades, sempre conectadas na internet e consomem conteúdo praticamente o dia inteiro.

Se você está criando conteúdo que são direcionados para candidatos, eles devem querer consumir esses conteúdos!

Muitas vezes quando falamos de marketing de conteúdo para instituições de ensino, as pessoas já pensam logo em textos, ebooks, etc.

O marketing de conteúdo é muito mais do que apenas um blog.

O marketing de conteúdo é criar conteúdos direcionados para o público alvo.

Se você não conhecer seu público alvo ou personas, você provavelmente não conseguirá escrever ter bons resultados.

O primeiro passo em toda sua estratégia deve ser entender seu público, para isso você deve entender o conceito de personas.

Personas são representações semi-fictícias do seu cliente ideal, no caso, seu aluno ideal.

Veja esse texto sobre como criar personas para instituições de ensino.

Entendendo sua persona, você conseguirá criar conteúdos direcionados para essas pessoas.

Talvez o seu público pode não curtir muito ficar mais do que 2 minutos lendo um post de blog.

Seu público pode gostar mais de vídeos.

Os vídeos são uma parte da gama de criatividade do marketing de conteúdo.

O importante é criar conteúdos relevantes para o seu candidato.

Dica de Marketing de Conteúdo #2: Responda as dúvidas

Se lembra da primeira etapa do funil de captação de alunos?

O candidato potencial está cheio de dúvidas na cabeça.

Ele tem certeza nem se quer fazer um curso superior ainda.

Com seu estudo de personas, você terá em mãos todas as perguntas que seu candidato se faz antes de passar para a próxima fase do funil.

Responda todas essas perguntas, desde as mais básicas como:

  • Por que devo fazer um curso superior?
  • O que faz um engenheiro?
  • Qual mercado trabalha menos e ganha mais?
  • Qual o salário de um médico?

Perguntas que são simples, mas que um candidato provavelmente vai se fazer antes de decidir estudar.

Imagine a quantidade de alunos que você conseguirá atingir trabalhando perguntas como essa no marketing de conteúdo da sua IES.

Você concorda que ajudando esse candidato na fase inicial de descoberta da necessidade, você já começará a desenvolver um relacionamento com ele?

Esse é o diferencial de se trabalhar o topo do funil de captação.

Dica de Marketing de Conteúdo #3: Acabe com as objeções

Quando o candidato passa da fase inicial e já se decidiu a estudar, ele começará a analisar todas as suas possibilidades.

Todos os fatores que podem afetar a decisão dele de escolher a sua IES são importantes.

  • Ensino
  • Preço
  • Localização
  • Prestígio no mercado
  • Amigos estudando na instituição
  • Entre vários outros

Utilize seu estudo de personas e seu próprio conhecimento sobre o mercado para trabalhar todas as objeções que futuros candidatos possam vir a ter sobre sua IES.

Respondendo a essas objeções, você estará atendendo à todas as necessidades do seu candidato.

Você concorda que um candidato que chega bem instruído na fase de inscrição para o vestibular, tem muito mais chances de escolher pela sua instituição?

O melhor candidato é o bem informado, pois esse candidato consegue ter uma opinião muito mais clara sobre sua IES, facilitando muito na hora da decisão.

Te mostrei os números do mercado, pois é impressionante a quantidade instituições de ensino que ainda não trabalham as dúvidas e objeções dos alunos nas fases anteriores à inscrição.

Você tem uma grande oportunidade de fazer a diferença na captação de alunos da sua IES.

Dica de Marketing de Conteúdo #4: Divulgue onde seus candidatos vão te achar

Você pode ter os melhores conteúdos do mundo e mesmo assim fazer o pior marketing de conteúdo.

O marketing é justamente para tornar esses conteúdos conhecidos.

Por isso, você deve trabalhar muito bem a divulgação deles.

Saber onde seus candidatos consomem conteúdo é fundamental para fazer isso.

Mais uma vez, você deve ter seu estudo de personas na mão para ter essas informações.

Viu a importância de uma persona bem desenvolvida?

Todas as dicas desse texto buscam informações no estudo de personas da sua instituição.

Te indico novamente a ler esse texto:

Como criar personas para instituições de ensino.

Divulgue nos meios certos de comunicação e você conseguirá ter bons resultados.

Por exemplo, você acha que hoje é mais fácil atingir um candidato colocando um conteúdo num jornal impresso ou postando uma foto no Instagram?

Qual a diferença no valor do investimento para cada um?

Se você já está investindo em marketing de conteúdo, é provável que esteja cometendo alguns erros, grandes chances da divulgação do conteúdo ser um deles.

Veja aqui erros do marketing de conteúdo que você deve evitar.

Se você não tem ideia de onde deve divulgar os conteúdos para atrair os candidatos, vou citar alguns exemplos do marketing digital:

Separei ainda uma lista com 40 dicas de divulgação de conteúdo, clique aqui para conferir.

Conclusão

Você viu os números, o mercado educacional está muito competitivo.

Para diferenciar e aumentar os resultados você deve estar fazendo o que seus concorrentes ainda nem tem ideia que existe.

São muito poucas instituições de ensino que estão trabalhando o relacionamento com o candidato em todas as fases do funil de captação.

Espero que essas dicas simples de marketing de conteúdo para instituições de ensino tenham te dado uma clareada na mente sobre a força dessa estratégia.

Estude mais sobre marketing de conteúdo para instituições de ensino no nosso blog, entenda como sua instituição pode aumentar os resultados na captação e como você pode ser o responsável direto por isso.

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