Os Links Patrocinados e o SEO são estratégias muito procuradas por aqueles que querem a primeira posição no google, aumentar o tráfego de seu site e até mesmo a taxa de conversão. Mas no momento de melhorar a performance dessas três métricas citadas acima, qual é a melhor opção?
Muitas pessoas que visam melhorias como essas cometem o erro de entrarem nesse famoso conflito: “Que estratégia usar? SEO ou Links Patrocinados?” A verdade é que na maioria absoluta dos casos, a melhor opção é trabalhar com as duas estratégias atuando de forma conjunta.
Como Trabalhar com Ambas Estratégias?
Todos nós que trabalhamos com SEO sabemos da dificuldade de posicionar termos genéricos e bem disputados na primeira página. Uma palavra-chave como, por exemplo, “tênis nike”, poderia levar meses para ser posicionada (isto com uma boa estratégia de SEO). E é nesse momento que os Links Patrocinados podem ajudar efetiva e oportunamente.
Sabendo da importância de estar posicionado, o quanto antes, para essas palavras disputadas, os Links Patrocinados podem assumir esta tarefa de forma eficaz já que, uma vez que você investe nessas palavras em uma boa campanha no Adwords, é possível obter um resultado imediato.
Uma forma de trabalhar o SEO junto com essa estratégia citada acima é foca-lo no posicionamento de long tails. Da mesma forma que o Link Patrocinado atinge em cheio seu público-alvo através de filtros, como regiões e horários em que a campanha estará ativa, o SEO posicionando o site para long tails apresentará um desempenho bem acima da média. Por exemplo, um usuário que pesquisou por “tênis nike vermelho para correr na São Silvestre”, possivelmente, está com uma intenção muito maior de adquirir esse produto do que aquele que procura apenas por “tênis nike”. Ou seja, o Link Patrocinado atinge o público em geral enquanto o SEO atinge as minorias tornando o alcance ao público alvo muito maior.
Aplicações da Rede Display do Adwors para o Link Building
Uma forma interessante de aproveitar as campanhas de Links Patrocinados para o SEO é ter insights baseados nas campanhas de Display do Google.
As campanhas de canais (sites e blogs parceiros do Google que tem espaços publicitários) estão sempre obtendo impressões em sites que se adequam perfeitamente ao seu nicho e, ao decorrer delas, são gerados relatórios onde todos os sites que acionaram os anúncios da campanha são exibidos, tornando-o uma excelente fonte para construção de links.
Essa tática é muito recomendada para quem deseja fazer um trabalho de qualidade poupando esforço, visto que ela diminui consideravelmente o tempo de procura por sites para link building. Afinal, quando o Adwords divulga seu cliente, ele já pesquisa fontes de link para você.
As aplicações de SEO e Links Patrocinados em conjunto são inúmeras! Vai depender apenas da sua criatividade para tornar essa simples combinação em um case de sucesso!