É indiscutível que o design é parte essencial na criação (ou recriação) de produtos e serviços. Ele é capaz de aumentar o valor do que é oferecido, utilizando a qualidade como ponto chave para estampar estratégias.
Um exemplo de como o design pode transformar um produto foi contado por Jacek Utko, designer responsável por mudar a forma de oferecer notícias impressas, em uma época em que muito se discutia o futuro do jornal. Um dos principais desafios que ele enfrentou foi conseguir agregar valor à um produto que se tornou acessível e gratuito. Como vender notícias “velhas”, mesmo apresentado um conteúdo superior ao que é oferecido na Internet?
Em um vídeo publicado no TED, Jacek Utko mostra como o Design Emocional modificou as vendas de um jornal decadente. A solução que ele encontrou foi transformar as capas diárias em um pôster, substituindo a simples utilização de letras e fotos, como havia sido feito até então, por conteúdo altamente visual. Com isso, conseguiu destacar-se e agregar valor ao que estava sendo vendido. O leitor conseguiu enxergar um grande benefício naquele produto: qualidade.
O designer ainda diz que conseguiu ter essa ideia quando assistiu Cirque du Soleil e percebeu que o espetáculo transformou o comum em extraordinário, através da beleza e emoção.
O vídeo é de 2009, mas consegue traduzir, de forma atual, o papel do design além do visual. Por isso, ele defende: dê poderes aos designers!