O trabalho de um profissional de marketing não é nada fácil.
É preciso programar o envio de e-mails, cuidar do processo de nutrição de leads, realizar a publicação de posts nas redes sociais e uma série de outras tarefas indispensáveis para o sucesso de sua estratégia de marketing digital.
E é por isso que uma ferramenta de automação de marketing é tão importante no nosso trabalho. Ela ajuda a otimizar nosso tempo e ter sucesso em cada etapa desse trabalho.
Vamos compartilhar com você algumas dicas que vão ajudar a ter sucesso em toda a automação de marketing de sua empresa.
Vem comigo!
Não tenha pressa em sua automação de marketing
Procure não apressar seus futuros alunos a se matricularem.
Para o Inbound Marketing, cliente bom é o cliente bem informado. Ele s matricula já sabendo tudo sobre a sua IES e sobre o curso que vai fazer.
Você já comprou um produto e depois ficou pensando:
Nossa, por que eu fiz isso?
É exatamente esse sentimento que você quer evitar.
Não seja um vendedor chato que vive mandando e-mails tentando empurrar os produtos para os clientes. Aja como um consultor, enviando dicas e ajudando seus alunos a escolherem o melhor curso possível.
Fazendo isso, você vai construir uma relação próxima com seus clientes.
Integre sua ferramenta de automação de marketing com o Inbound
É muito importante que a automação de marketing de sua empresa esteja alinhada com a sua estratégia de Inbound Marketing.
Ao invés de enviar apenas anúncios, use a sua automação de marketing para atrair possíveis clientes. Promova também conteúdo interessante para seu público-alvo.
Use as funcionalidades de sua ferramenta de automação de marketing. Não importa se você usa Hubspot ou RD Station. Utilize-a para nutrir os leads de sua empresa com informações úteis para que eles fechem negócio.
Fazendo isso, você poderá gerar leads mais qualificados, o que vai com certeza impactar o seu número de vendas.
Mantenha uma frequência em suas ações
Um dos erros mais comuns que vejo no mercado são profissionais que realizam ações pontuais de promoção, sem considerar as vantagens de um trabalho constante na divulgação de sua empresa.
Para ter sucesso em sua automação de marketing, é muito importante que você programe suas ações pensando no médio e no longo prazos. Com isso, você vai evitar que sua empresa caia no esquecimento e outras empresas se destaquem em seu lugar.
Por isso, mantenha uma certa frequência na produção de conteúdo, no envio de e-mails e nas publicações nas redes sociais, mantendo sua empresa ativa na mente de seus clientes.
Use a automação para agir em todos os estágios do funil de vendas
Tenho certeza de que entre os leads de sua empresa encontram-se clientes em todos os estágios do funil de vendas. Enviar a mensagem certa para cada um deles é fundamental para o sucesso de sua estratégia.
A automação de marketing poderá ajudar você a enviar a mensagem certa para seus clientes. Faça isso de acordo com o nível de envolvimento com sua empresa e o seu produto ou serviço.
Você poderá criar campanhas específicas para clientes que estão no topo do funil de vendas. Por exemplo, formar gatilhos automáticos que conduzam este lead para o meio do funil.
Fazendo isso, você vai elevar a eficiência de sua estratégia. Vai evitar perder vendas e oportunidades de negócio por oferecer seus produtos na hora errada.
Seguindo cada uma dessas dicas, sua empresa terá mais sucesso em sua automação de marketing, facilitando todo o processo de nutrição de leads e fidelização de clientes. Com isso, você garante um maior retorno sobre o seu investimento.
Agora que você já sabe o que fazer para ter sucesso com a automação de marketing de sua empresa é hora de escolher a melhor ferramenta.
Se você ainda está em dúvida de como escolher sua ferramenta de automação, vale a pena ler esse artigo: “HubSpot ou RD Station: qual a melhor forma de automação de marketing?” antes de tomar a sua decisão.